Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9131
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWielewicki, Vera Helena Gomespt_BR
dc.contributor.authorArraes, Beatriz Pinheiropt_BR
dc.date.accessioned2025-07-09T19:58:34Z-
dc.date.available2025-07-09T19:58:34Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationARRAES, Beatriz Pinheiro. O cânone em movimento: um estudo da leitura de textos canônicos adaptados em livro didático do ensino fundamental. 2007. 157 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2007, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9131-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Vera Helena Gomes Wielewickipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2007pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo de caso propõe-se a examinar como os clássicos da literatura são trabalhados em uma escola de Ensino Fundamental, de modo a discutir a conceitualização de leitura canônica e os meios de circulação dessa leitura. Para tanto, foi efetuada a análise do material didático de uma escola da rede privada de Presidente Prudente, São Paulo, especificamente da área de Português da quarta série do Ensino Fundamental, verificando a abordagem dada aos textos canônicos assim como às atividades propostas. A releitura dessas obras é analisada considerando que elas trazem novas possibilidades de leitura. No que se refere à atividade tradutória, sempre houve controvérsias a respeito da proximidade entre o texto de partida e o de chegada, entre o que fora dito numa primeira língua e o que passou a ser dito em outra. Nesse sentido, as traduções e adaptações dos textos canônicos são entendidas como ressignificações, como um processo complexo e dinâmico que atualiza um discurso permanente. Dessa forma, foram averiguados os tipos de práticas e vivências literárias ofertadas aos alunos e como colaboram na formação de diferentes discursos que se materializam no cotidiano, na linguagem, na cultura e no lugar em que ocupam. Partindo da premissa de que a mediação é fundamental para o desenvolvimento deste processo de leitura, foi observada a relação professor-texto. Mediante a análise do caderno de resumos dos alunos, verificou-se a abordagem dada em sala de aula e em que medida propiciou a produção de significados dos estudantes. Assim, coube no presente trabalho verificar como se dá a construção de um repertório acerca das produções literárias canônicas e a sua importância na formação do indivíduo em geralpt_BR
dc.description.abstractAbstract: This case study aims at examining how the literature classics are worked in a Fundamental Education school, discussing the concept of canonical literature and the means of circulation of this kind of reading. The educational material of a private school in Presidente Prudente, São Paulo, was analysed, especially concerning the Portuguese material of the fourth grade of the Fundamental Education, verifying the approach used with the canonical texts as well as the proposed activities. The re-reading of these works is analysed, considering new possibilities of reading. Regarding the translation of the texts, there has always been discussions concerning the proximity between the original text and the translated one, between what was said in native language and what was said in another one. This way, the translations and adaptations of the canonical texts were always seen as new meanings, as a dynamic and complex process that updates a permanent discourse. In this way, the kinds of practices offered to the students were verified as well as how they collaborate to the formation of different discourses that materialize in the day-by-day, in the language, in the culture and in the place. Having in mind that mediation is essential for the development of this process of reading, the relation between teacher and text was observed. From the analysis of the summary notebook of the students, it was possible to observe the classroom approach and how much it promoted the meaning construction by the students. Thus, the present work was able to verify how the construction of knowledge concerning the canonical literary productions takes place as well as its importance for the formation of the whole individualpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCanon (Literatura)pt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.ddc418.4pt_BR
dc.titleO cânone em movimento : um estudo da leitura de textos canônicos adaptados em livro didático do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Rosa Maria Graciotto-
dc.contributor.referee2Souza, Renata Junqueira de-
dc.publisher.departmentDepartamento de Letras-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras-
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artes-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical157 f. : il.-
dc.subject.cnpq2Letras-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Beatriz Pinheiro Arraes_2007.pdf3,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.