Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9133
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorKravchychyn, Claudiopt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Maxinéia de Fátima Angelopt_BR
dc.date.accessioned2025-07-10T13:16:02Z-
dc.date.available2025-07-10T13:16:02Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.citationGONÇALVES, Maxinéia de Fátima Angelo. Educação física na educação infantil: a prática pedagógica de 0 a 3 anos. 2024. 117 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9133-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Cláudio Kravchychynpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2024pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: O presente estudo aborda como tema de pesquisa a prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil de 0 a 3 anos e 11 meses. O contexto pesquisado foi o município de Itajaí-SC, que desde do ano de 2014 inseriu o componente curricular, com professores licenciados em todas as unidades públicas de atendimento de zero a cinco anos - creches e pré-escolas. O estudo de abordagem qualitativa teve como objetivo deste estudo apresentar uma proposta de sistematização de conteúdos para a faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses a partir das experiências dos professores que atuam nesta faixa etária. A partir do objetivo proposto, inicialmente, a pesquisa buscou identificar por meio de buscas em fontes documentais, os aspectos históricos, normativos e metodológicos que transcorreram desde o início da oferta de Educação Infantil no município até a implantação da Educação Física em seu contexto curricular. No segundo momento abordou-se por meio da pesquisa descritiva, as relações entre a formação inicial e continuada e a prática pedagógica dos professores nesta etapa da educação básica. Os dados foram coletados e analisados a partir de um questionário com 18 questões que foi respondido por 29 professores atuantes no ensino infantil de zero a três anos e onze meses. Por fim, foi constituída uma pesquisa participante, cujo objetivo foi sistematizar, a partir das experiências dos professores, conteúdos para amparar o trabalho nesta faixa etária segundo propostos por Palma, Oliveira e Palma (2021). Na primeira etapa da pesquisa pode-se identificar por meio dos documentos analisados que a expansão da Educação Infantil no município de Itajaí-SC acompanharam o cenário nacional, na qual a implantação da Educação Física neste contexto trouxe desafios aos gestores e professores. Na etapa seguinte do estudo, observou-se que a formação inicial e continuada de qualidade, as condições de trabalho, e, ainda a experiências dos professores são necessárias para o processo de organização e implementação de uma prática pedagógica efetiva no processo educativo das crianças pequenas, observando as especificidades do trabalho com esta faixa etária, e, na percepção dos professores as dificuldades estão colocadas no campo prático e podem ser sanadas por meio da formação continuada e trocas entre os pares. Na terceira etapa, verificou-se que planejar é uma prática docente de característica intencional e reflexiva devendo ser pautado na criança, e que as trocas de experiências entre os professores permitem discussões no campo prático e teórico.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This study addresses the pedagogical practice of Physical Education in Early Childhood Education from 0 to 3 years and 11 months. The researched context was the municipality of Itajaí-SC, which since 2014 has included the curricular component, with licensed teachers in all public units serving children from zero to five years old - daycares and preschools. The qualitative approach study aimed to present a proposal for systematizing content for the age group of 0 to 3 years and 11 months based on the experiences of teachers working with this age group. From the proposed objective, initially, the research sought to identify, through searches in documentary sources, the historical, normative, and methodological aspects that have occurred since the beginning of Early Childhood Education in the municipality until the implementation of Physical Education in its curricular context. In the second moment, through descriptive research, the relationships between initial and continuing education and the pedagogical practice of teachers in this stage of basic education were addressed.The data was collected and analyzed through a questionnaire consisting of 18 questions, which was answered by 29 teachers working in early childhood education from zero to three years and eleven months. Finally, a participatory research was conducted, aiming to systematize, based on the teachers' experiences, content to support work in this age group as proposed by Palma, Oliveira, and Palma (2021). In the first stage of the research, it was identified through the analyzed documents that the expansion of Early Childhood Education in the municipality of Itajaí-SC followed the national scenario, in which the implementation of Physical Education in this context brought challenges to managers and teachers. In the next stage of the study, it was observed that quality initial and continuing education, working conditions, and the teachers' experiences are necessary for the organization and implementation of effective pedagogical practice in the educational process of young children, considering the specificities of working with this age group. According to the teachers, the difficulties lie in the practical field and can be addressed through continuing education and exchanges among peers. In the third stage, it was found that planning is a teaching practice of intentional and reflective nature, and should be based on the child. Additionally, exchanges of experiences among teachers allow discussions in both the practical and theoretical fieldspt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação física - Ensino médiopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação infantil - Itajaí (SC)pt_BR
dc.subjectEducação física - Organização de conteúdospt_BR
dc.subject.ddc796.07pt_BR
dc.titleEducação física na educação infantil : a prática pedagógica de 0 a 3 anospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Vânia de Fátima Matias de-
dc.contributor.referee2Ferreira, Luciana-
dc.publisher.departmentDepartamento de Educação Física-
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEF-
dc.subject.cnpq1Ciências da Saúde-
dc.publisher.localMaringá-PR-
dc.description.physical117 f. : il. color., tabs.-
dc.subject.cnpq2Educação Física-
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Maxineia de Fatima Angelo Goncalves_2024.pdf4,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.