Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9134
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Miranda, Antonio Carlos Monteiro de | pt_BR |
dc.contributor.author | Lages, Marcelo Bettero | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-10T13:38:56Z | - |
dc.date.available | 2025-07-10T13:38:56Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.citation | LAGES, Marcelo Bettero. A Educação física como componente curricular do novo ensino médio: uma proposta para o ensino dos esportes. 2024. 94 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9134 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos Monteiro de Miranda | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2024 | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: Este trabalho buscou analisar como se deu o processo de ensino aprendizagem da Educação Física no Novo Ensino Médio nas escolas da rede estadual no município de Matinhos-Pr para a formulação de uma proposta de ensino dos esportes de forma contextualizada e integrada aos outros componentes curriculares da área das linguagens e suas tecnologias. Para isso foram entrevistados três professores que atuaram nas turmas do primeiro ano do Novo Ensino Médio em 2022 na cidade de Matinhos, e aplicados questionários juntos a 29 estudantes do segundo ano do Novo Ensino Médio no ano de 2023, os dados possibilitaram compreender pela ótica de docentes e estudantes os problemas didáticos metodológicos bem como os fatores que interferem no processo de ensino aprendizagem da Educação Física no Novo Ensino Médio subsidiando a proposta de intervenção pedagógica para o ensino dos esportes de forma integrada as outros componentes curriculares. A escuta de docentes e estudantes apontou para a necessidade de adaptações nos planejamentos disponíveis no Registro de Classe Online, a integração dos planejamentos entre as disciplinas, a oferta de formação continuada específica para o Novo Ensino Médio, enfatizar a dimensão procedimental dos conteúdos. A intervenção pedagógica propôs tematizar e contextualizar o ensino dos esportes para o Novo Ensino Médio por meio dos elementos articuladores e baseado na pedagogia histórico critica, desta forma o ensino do esporte se constitui como uma forma de compreender a realidade na qual o estudante está inserido ampliando a sua percepção do fenômeno esportivo esta presente na sociedade, esta abordagem do ensino dos esportes se mostrou positiva ao analisar as percepções dos estudantes participantes estes relataram terem ampliado seu conhecimento a cerca de novas modalidades esportivas e conseguiram relacionar de alguma forma com os conteúdos presentes em outras disciplinas. Em que pese indícios de um bom resultado na intervenção, a pesquisa reafirmou a necessidade de uma reformulação na proposta do Novo Ensino Médio que seja para além da distribuição de carga horária e ataque os reais problemas presentes nesta modalidade de ensino. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This work sought to analyze how the teaching-learning process of Physical Education took place in the New High School in state schools in the municipality of Matinhos-Pr to formulate a proposal for teaching sports in a contextualized and integrated way with the other curricular components of the area of languages and their technologies. For this, three teachers who worked in the first year classes of the New High School in 2022 in the city of Matinhos were interviewed, and questionnaires were applied together to 29 students in the second year of the New High School in the year 2023, the data made it possible to understand from the perspective of teachers and students the methodological didactic problems as well as the factors that interfere in the teaching-learning process of Physical Education in the New High School, supporting the proposed pedagogical intervention for teaching sports in an integrated way with other curricular components. Listening to teachers and students pointed to the need for adaptations in the plans available in the Online Class Registration, the integration of plans between disciplines, the provision of specific continuing education for the New High School, emphasizing the procedural dimension of the contents. The pedagogical intervention proposed to thematize and contextualize the teaching of sports for the New High School through articulating elements and based on critical historical pedagogy, in this way the teaching of sports constitutes a way of understanding the reality in which the student is inserted, expanding their perception of the sporting phenomenon is present in society, this approach to teaching sports proved to be positive when analyzing the perceptions of the participating students, who reported having expanded their knowledge about new sports and were able to relate in some way with the content present in other disciplines. Despite evidence of a good result in the intervention, the research reaffirmed the need for a reformulation of the New High School proposal that goes beyond the distribution of workload and attacks the real problems present in this type of teaching. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Educação física - Estudo e ensino (Ensino médio) - Matinhos (PR) | pt_BR |
dc.subject | Esportes | pt_BR |
dc.subject | Educação física - Estudo e ensino (Ensino médio) - Matinhos (PR) | pt_BR |
dc.subject.ddc | 796.07 | pt_BR |
dc.title | A Educação física como componente curricular do novo ensino médio : uma proposta para o ensino dos esportes | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marroni, Paula Carolina Teixeira | - |
dc.contributor.referee2 | Lopes, Beatriz Ruffo | - |
dc.publisher.department | Departamento de Educação Física | - |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEF | - |
dc.subject.cnpq1 | Ciências da Saúde | - |
dc.publisher.local | Maringá-PR | - |
dc.description.physical | 94 f. : il. color. | - |
dc.subject.cnpq2 | Educação Física | - |
dc.publisher.center | Centro de Ciências da Saúde | - |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Marcelo Bettero Lages_2024.pdf | 2,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.