Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9135
Autor(es): Heimoski, Tathiane Apfelgrûn
Orientador: Miranda, Antonio Carlos Monteiro de
Título: Amplicação do repertório esportivo na escola por meio dos esportes de rede não convencionais
Banca: Marroni, Paula Carolina Teixeira
Banca: Lopes, Beatriz Ruffo
Palavras-chave: Educação física escolar;Esporte;Esportes não convencionais
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: HEIMOSKI, Tathiane Apfelgrûn. Amplicação do repertório esportivo na escola por meio dos esportes de rede não convencionais . 2024. 117 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O Esporte é uma unanimidade dentre as possibilidades da Cultura Corporal do Movimento no ambiente escolar, entretanto quase sempre fica reduzido a apenas as 4 modalidades tradicionais (futsal, voleibol, basquete e handebol). Ou seja, é fundamental resgatar o Esporte como prática pedagógica educativa, apresentando aos alunos este conteúdo de forma mais abrangente, garantindo o acesso integral a este componente da cultura e ampliando o seu repertório, além de proporcionar novas vivências e reflexões sobre ele (Barroso, 2020; Silva, 2020; Silva, 2013). Desta forma, reconhecendo a importância de diversificar e oportunizar novos conteúdos nas aulas de Educação Física escolar, este trabalho teve como objetivo analisar como a inserção dos esportes de rede não convencionais nas aulas de Educação Física numa turma de 4o ano do Ensino Fundamental podem contribuir para a formação dos estudantes para além dos esportes tradicionais. Escolhemos os seguintes Esportes de Rede: Peteca, Manbol, Sorvebol, Badminton, Mirimbol e Beach Tennis. Participaram da pesquisa 29 estudantes de uma turma do quarto ano do ensino fundamental - anos iniciais. O referido estudo ocorreu na escola Municipal Anísio Teixeira, no Município de Curitiba-PR. Optou-se pela pesquisa qualitativa, do tipo intervenção pedagógica (Damiani et al, 2013). Os dados foram coletados durante a aplicação de uma sequência didática com 11 aulas. Os instrumentos para a coleta dos dados foram duas avaliações (diagnóstica e final), o diário de campo e os registros fotográficos. Esses dados foram tratados e organizados por meio de alguns elementos d análise de conteúdo proposta por Bardin (2016), resultando em cinco categorias de análise: apresentação do tema, prática dos Esportes de Rede não convencionais que não precisam de equipamentos para rebatidas, prática dos Esportes de Rede não convencionais que utilizam algum equipamento, criação e prática de um novo jogo e Avaliação. Constatou-se que os estudantes já tiveram contato com os Esportes de Rede, seja no ambiente familiar ou na Escola, mas que este contato é restrito a poucas modalidades esportivas, sendo majoritariamente com o Vôlei. Como resultado da pesquisa, foi possível constatar que a implementação da sequência didática de esportes não convencionais foi um sucesso. Os alunos demonstraram grande interesse e participação, aprendendo conceitos, procedimentos e atitudes referentes às modalidades desenvolvidas. Além disso, eles conseguiram associar esses conhecimentos a outros conteúdos estudados, baseando-se na lógica interna dos esportes. Com base nesses resultados, é possível concluir que os esportes não convencionais são viáveis e devem ser desenvolvidos na escola. Além disso, a oferta de uma variedade esportiva agrega novos conhecimentos aos estudantes e contribui para a legitimação da disciplina.
ABSTRACT: Sports are a consensus among the possibilities of the Cultural Body of Movement in the school environment, however they are almost always reduced to just the 4 traditional modalities (futsal, volleyball, basketball and handball). That is, it is essential to rescue Sports as an educational pedagogical practice, presenting this content to students in a more comprehensive way, guaranteeing full access to this component of culture and expanding their repertoire, in addition to providing new experiences and reflections on it (Barroso, 2020; Silva, 2020; Silva, 2013). In this way, recognizing the importance of diversifying and providing new content in school Physical Education classes, this study aimed to analyze how the insertion of non-conventional net sports in Physical Education classes in a 4th grade class of Elementary School can contribute to the formation of students beyond traditional sports. We chose the following Net Sports: Peteca, Manbol, Sorvebol, Badminton, Mirimbol and Beach Tennis. 29 students from a fourth grade elementary school - early years participated in the research. The study took place at the Anísio Teixeira Municipal School, in the city of Curitiba-PR. Qualitative research was chosen, of the pedagogical intervention type (Damiani et al, 2013). The data were collected during the application of a didactic sequence with 11 classes. The data collection instruments were two assessments (diagnostic and final), the field diary and photographic records. These data were processed and organized through the content analysis proposed by Bardin (2016), resulting in five categories of analysis: theme presentation, practice of non-conventional net sports that do not need equipment for rebounds, practice of non-conventional net sports that use some equipment, creation and practice of a new game and Evaluation. It was found that students have already had contact with Net Sports, either in the family environment or at school, but that this contact is restricted to a few sports modalities, being predominantly with Volleyball. As a result of the research, we can say that the implementation of the non-conventional sports didactic sequence was a success. The students showed great interest and participation, learning concepts, procedures and attitudes related to the modalities developed. In addition, they were able to associate these knowledge with other studied contents, based on the internal logic of sports. Based on these results, it is possible to conclude that non-conventional sports are viable and should be developed in schools. In addition, the offer of a variety of sports adds new knowledge to students and contributes to the legitimization of the discipline.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos Monteiro de Miranda
Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2024
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9135
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tathiane Apfelgrun Heimoski_2024.pdf3,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.