Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9138
Autor(es): Fusinato, Bianca Georg
Orientador: Obara, Ana Tiyomi
Título: Educação ambiental e mudanças climáticas : concepções e práticas de professores do ensino fundamental e médio
Palavras-chave: Crise climática;Formação de professores;Tendência crítica;Estratégias de ensino
Data do documento: 2024
Abstract: RESUMO: As mudanças climáticas afetam a manutenção da vida no planeta Terra, devido aos eventos extremos no clima, como ondas de calor, tempestades, secas severas, entre outros que vêm ocorrendo com maior frequência, trazendo mortes, destruição e prejuízos. A Educação Ambiental pode contribuir para a tomada de consciência de crianças e adolescentes sobre o seu papel e da coletividade nas crises ambientais e climáticas em curso. Contudo, surge a questão: Como os professores de Ensino Fundamental e Médio vêm trabalhando a Educação Ambiental no contexto das mudanças climáticas? Para tanto, buscou-se considerar as suas concepções de meio ambiente, Educação Ambiental e Mudanças Climáticas, bem como as suas práticas e estratégias didáticas. Nesta perspectiva, o objetivo principal deste trabalho foi o de identificar as concepções e práticas de professores da Educação Básica em relação à Educação Ambiental, tendo como ênfase a temática "Mudanças Climáticas", considerando a importância deste campo de conhecimento na mudança de atitudes e valores dos estudantes e da sociedade em geral, frente à crise climática em curso. Dessa forma, foram investigados quais são os referenciais teóricos e as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores, para se trabalhar as questões climáticas. Desta forma, trata-se de uma pesquisa qualitativa, pois visa interpretar dados não mensuráveis dos participantes da pesquisa, como as especificidades e particularidades do grupo social em estudo: um grupo de professores da Educação Básica, das várias áreas do conhecimento, de uma escola pública de Maringá - PR. Para a constituição dos dados, foi utilizado, como instrumento, um questionário, na perspectiva de compreender as concepções dos professores participantes sobre questões pertinentes à pesquisa, quais sejam: Educação Ambiental e a Emergência Climática. Para a análise dos dados foi realizada a técnica de análise de conteúdo e os resultados mostraram que alguns professores apresentam dificuldades em trabalhar esse tema por falta de tempo e da grande quantidade de conteúdo para ser desenvolvido em sala de aula. Além disso, os participantes da pesquisa demonstraram conhecimentos rasos sobre o assunto, ou conhecimentos simplistas, ligados à conservação de meio ambiente e seus cuidados. Contudo, fica evidente a importância de uma formação continuada em Educação Ambiental e mudanças climáticas, para que os sujeitos se engajem nos problemas ambientais, permitindo a busca por soluções.
ABSTRACT: Climate change affects the maintenance of life on planet Earth due to extreme weather events such as heatwaves, storms, severe droughts, among others, which are occurring more frequently, causing death, destruction and damage. Environmental education can help make children and teenagers aware of their role and that of the community in the ongoing environmental and climate crises. However, the question arises: How have primary and secondary school teachers been working with environmental education in the context of climate change? To this end, we sought to consider their conceptions of the environment, environmental education and climate change, as well as their teaching practices and strategies. From this perspective, the main objective of this work was to identify the conceptions and practices of primary school teachers in relation to Environmental Education, with an emphasis on the theme of "Climate Change", considering the importance of this field of knowledge in changing the attitudes and values of students and society in general, in the face of the ongoing climate crisis. In this way, we investigated the theoretical references and pedagogical practices used by teachers to work on climate issues. It is therefore a qualitative study, as it aims to interpret non-measurable data from the research participants, such as the specificities and particularities of the social group under study: a group of teachers from different countries
Descrição: Orientador: Profa. Dra. Ana Tiyomi Obara
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2023.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9138
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Bianca Georg Fusinato_2024.pdf4,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.