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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorObara, Ana Tiyomipt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Célia dos Santospt_BR
dc.contributor.otherFigueiredo, Márcia Camilopt_BR
dc.contributor.otherFornazari, Valéria Brumato Reginapt_BR
dc.contributor.otherKiouranis, Neide Maria Michellanpt_BR
dc.contributor.otherOliveira, André Luis dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Exataspt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2025-07-10T19:02:15Z-
dc.date.available2025-07-10T19:02:15Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9139-
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Ana Tiyomi Obarapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2024.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A sociedade contemporânea tem sido marcada pelo auge do desenvolvimento científico e tecnológico nos vários domínios de interesses sociais. Por outro lado, simultaneamente, este cenário de êxitos é contrastado com os fracassos, limitações e problemas sociais e ambientais advindos dos avanços da C&T (Ciência e da Tecnologia). Emerge-se deste contexto a necessidade de se formar cidadãos críticos quanto a natureza da C&T e com habilidades de participarem dos processos de escolha, desenvolvimento e aplicação destas por meio do enfoque CTS nos cursos de formação docente. No entanto, surge alguns questionamentos: Qual é a percepção de graduandos, professores e coordenadora do curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado de Mato Grosso do Sul, sobre as interações CTS? Há sinalizações CTS no seu Projeto Pedagógico? Se sim, como a abordagem CTS ocorre? Tais percepções e PPC contemplam os direcionamentos dos documentos que norteiam os cursos de formação docente no que se refere aos princípios CTS? Para responder a estes questionamentos, esta pesquisa buscou compreender a percepção de graduandos, professores e coordenadora do curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado de Mato Grosso do Sul sobre as interações CTS, bem como se há sinalizações destas interações no Projeto Pedagógico do Curso e como ocorre sua abordagem. Para tanto, investigou-se as percepções de 12 licenciandos que cursavam o último ano do curso de Ciências Biológicas, 05 professores e 01 coordenadora por meio da aplicação de questionários estruturados e enviados online, via Google Forms e análise do PPC (Projeto Pedagógico do Curso) que compunha a matriz curricular da turma investigada em 2022. Essa pesquisa é de natureza qualitativa do tipo estudo exploratório, documental e descritivo e a análise de dados foi fundamentada nos pressupostos da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Dos dados de cada grupo investigado (licenciados, professores, coordenadora e PPC) emergiram temas que foram reagrupados em categorias, a saber: licenciandos (13 temas e 04 categorias); professores (10 temas e 02 categorias); coordenadora (6 temas e 01 categoria) e PPC (19 temas e 04 categorias). A partir da análise, concluiu-se que os licenciandos reconhecem a influência de fatores sociais, históricos, políticos e econômicos inerentes à epistemologia da C&T, porém, devido à complexidade da própria natureza dessas interações, surgiram dúvidas e concepções simplistas que precisam ser superadas. Em relação aos professores, apesar da maioria já ter ouvido falar sobre CTS, não souberam defini-la, demonstrando que não utilizam esta estratégia de ensino em suas aulas. A coordenadora demonstrou mais conhecimento sobre as interações CTS, uma vez que possui formação na área de ensino, assim como já fez pesquisas sobre este assunto. No PPC analisado, verificou-se que abordagem explícita das interações CTS ocorre somente como enxerto em uma disciplina pedagógica do curso, porém, é possível encontrar sinalizações CTS de maneira implícita por meio de estratégias de interdisciplinaridade, contextualização, ensino investigativo, bem como nas habilidades propostas; contudo, essas abordagens implícitas abrem margem para várias interpretações sobre a decisão de uso CTS pelos docentes. As questões ambientais ficaram ofuscadas nas respostas dos participantes e no PPC analisados no quesito das análises CTS. Concluímos este trabalho ressaltando a necessidade dos cursos de licenciaturas em Ciências Biológicas incluírem CTS em seus PPC, principalmente, por meio da abordagem interdisciplinar, como uma forma de superar as visões distorcidas do conhecimento científico e promover uma formação cidadã pautada em valores..pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Contemporary society has been characterized by the pinnacle of scientific and technological advancements across various spheres of social interest. However, this period of achievements is juxtaposed with failures, limitations, social and environmental issues stemming from progress in Science and Technology (S&T). Consequently, there arises a pressing need to educate individuals who possess a critical understanding of S&T's nature and who are capable of engaging in the decision-making, development, and application processes through the Science, Technology, and Society (STS) approach within teacher education programs. This study explores the perceptions of fourth-year undergraduate students majoring in Biological Sciences, along with those of five professors and one coordinator at a public university in Mato Grosso do Sul, Brazil, regarding STS interactions. It investigates whether indications of STS are present in their Pedagogical Project and examines how the STS approach is implemented. The alignment of these perceptions and the Pedagogical Project Curriculum (PPC) with guidelines for teacher education courses concerning STS principles is also assessed. To address these inquiries, structured online questionnaires were administered via Google Forms, and the PPC, which forms the curriculum framework for the 2022 cohort, was analyzed. This qualitative research adopts an exploratory, documentary, and descriptive approach, employing Content Analysis methodology as proposed by Bardin. Analysis of data from each group (undergraduates, professors, coordinator, and PPC) revealed themes organized into categories: undergraduates (13 themes, 4 categories); professors (10 themes, 2 categories); coordinator (6 themes, 1 category); and PPC (19 themes, 4 categories). The findings indicate that undergraduates acknowledge the influence of social, historical, political, and economic factors inherent in S&T epistemology; however, their understanding is sometimes oversimplified and fraught with uncertainties that require clarification. While most professors are aware of STS, many struggle to define it and consequently do not integrate this teaching strategy effectively into their courses. In contrast, the coordinator exhibits a deeper understanding of STS interactions, backed by educational expertise and research in the field. Analysis of the PPC reveals that explicit STS interactions are primarily confined to specific pedagogical disciplines within the course. However, implicit indications of STS are discernible through interdisciplinary strategies, contextualization, investigative teaching methods, and proposed competencies. Nonetheless, these implicit approaches may lead to varying interpretations regarding the adoption of STS by educators. Notably, environmental concerns received less emphasis in both participant responses and the analyzed PPC with regards to STS analysis. In conclusion, this study underscores the imperative for Biological Sciences teacher education programs to incorporate STS principles more prominently within their PPC, particularly through interdisciplinary approaches. This integration is fundamental not only for dispelling misconceptions about scientific knowledge but also for fostering citizenship education grounded in ethical values.pt_BR
dc.format.extent244 f. : il. color., figs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLicenciandospt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subject.ddc510.7pt_BR
dc.titlePerspectiva CTS no curso de licenciatura em ciências biológicas de uma universidade pública do Estado de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

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