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Autor(es): Arruda, Cíntia da Silva
Orientador: Dias, Joilson
Título: Pobreza, crescimento econômico e acesso à educação : uma avaliação econométrica dos Estados brasileiros em painéis de dados
Palavras-chave: Estados brasileiros - Avaliação econométrica;Estados brasileiros - Pobreza, crescimento econômico;Estados brasileiros - Educação - Avaliação econométrica
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: ARRUDA, Cíntia da Silva. Pobreza, crescimento econômico e acesso à educação: uma avaliação econométrica dos Estados brasileiros em painéis de dados. 2007. x, 87 f. Dissertação (mestrado em Economia) - Universidade Estadual de Maringá, 2007, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: O objetivo deste trabalho é verificar se o crescimento econômico, e a melhoria da educação têm contribuído para a redução dos índices de pobreza dos estados. O modelo estimado em painel de dados considera os aspectos quanto às diferenças específicas de cada estado, os chamados efeitos fixos, de forma dinâmica no tempo. Outro aspecto importante considerado é o da causalidade entre as variáveis. Como resultado principal tem-se que o crescimento econômico por si só não se mostrou capaz de reduzir os índices de pobreza, enquanto que a melhoria na escolaridade média da população e na freqüência escolar demonstrou ser instrumentos chave na redução do índice de pobreza. Em suma, políticas de incentivo a formação de capital humano para jovens e crianças demonstraram ser efetivas no combate à pobreza dos estados
Abstract: The objective of this paper is to verify if economic growth, increase in the stock of human capital are contributing to the poverty reduction in Brazilian States. The panel data model estimates do consider the dynamics and the specific conditions of each state over time. Another important aspect considered was the causality among the variables. As main result, the states economic growth has not contributed to poverty reduction over time. However, poverty alleviation has come from human capital investment, particularly increase in average schooling of population. In sum education policies that incentive human capital accumulation by youth and children are more effective on poverty alleviation in Brazilian States
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Joilson Dias
Dissertação (mestrado em Economia) - Universidade Estadual de Maringá, 2007
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9140
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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