Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9141
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, André Luis de | pt_BR |
dc.contributor.author | Chefer, Claudiane | pt_BR |
dc.contributor.other | Dias, Bruno Leonardo do Nascimento | pt_BR |
dc.contributor.other | Ortiz, Adriano José | pt_BR |
dc.contributor.other | Lorencini Júnior, Álvaro | pt_BR |
dc.contributor.other | Neves, Marcos Cesar Danhoni, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
dc.contributor.other | Centro de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.contributor.other | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-10T19:34:17Z | - |
dc.date.available | 2025-07-10T19:34:17Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9141 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. André Luis de Oliveira | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: A Astrobiologia é um campo da Ciência integrador e inovador, que tem se mostrado uma temática com grande potencial para o ensino de Ciências. Nesse contexto, a prática pedagógica relacionada a essa área deve estar fundamentada em uma abordagem didática que valorize a prática científica em sala de aula. Neste panorama, o Ensino de Ciências por Investigação e a construção de sequências de ensino investigativas despontam como uma abordagem didática e metodológica que pode orientar a organização e o planejamento do ensino de Astrobiologia na Educação Básica. Tendo em vista esta proposição instrumentada na formação inicial de professores, buscou-se reconhecer e inferir limites, possibilidades e compressões acerca do planejamento/organização do ensino de temas da Astrobiologia orientado pela construção de sequências de ensino investigativas, de acordo com a vivência de licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública do noroeste do Paraná-PR, que planejaram e construíram atividades investigativas levando em conta temáticas astrobiológicas voltadas para a Educação Básica. Para percorrer e atender as nuances do objetivo traçado, foi desenvolvida uma pesquisa de cunho qualitativo, cuja a constituição dos dados adveio de fontes bibliográficas, questionários e sequências de ensino investigativas. Esses dados foram apreciados a partir da Pesquisa Bibliográfica, da Análise de Conteúdo Temática Categorial, da Pesquisa Documental e da construção de quadros de análise do potencial investigativo das sequências. Perante o percurso realizado, foi possível inferir que existe uma constelação de ideias convergentes e divergentes frente ao discurso dos acadêmicos, seus cenários de vivência, o referencial pertinente e os elementos que permeiam o ensino de ciências por investigação, a construção de sequências de ensino investigativas e a mediação de temas da Astrobiologia na Educação Básica. Essas inferências revelam potencialidades, desafios, compreensões e incompreensões doravante a essas relações. Não obstante, avaliou-se que não se pode negar que já existem também possibilidades que podem ser exploradas a partir dessa interface e contexto, tanto na formação de professores, quanto no âmbito da Educação para a Ciência brasileira. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Astrobiology is an integrative and innovative field of Science that has proven to be a teaching topic with great potential for Scientific Education. Therefore, such pedagogical practice needs to be anchored in a didactic contribution that values doing science in the classroom. In this panorama, Science Teaching through Investigation and the construction of investigative teaching sequences emerge as a didactic and methodological approach that can guide the organization and planning of Astrobiology teaching in Basic Education. Bearing in mind this proposition implemented in initial teacher training, we sought to recognize and infer limits, possibilities and compressions regarding the planning/organization of teaching Astrobiology themes guided by the construction of investigative teaching sequences, according to the experience of undergraduate students in Biological Sciences from a Public University in the northwest of Paraná-PR, Who planned and built investigative activities taking into account astrobiological themes aimed at Basic Education. To explore and meet the nuances of the outlined objective, qualitative research was developed, the constitution of which data came from bibliographical sources, questionnaires and investigative teaching sequences. These data were assessed based on Bibliographical Research, Category Thematic Content Analysis, Documentary Research and the construction of tables for analyzing the investigative potential of the sequences. Given the path taken, it was possible to infer that there is a constellation of convergent and divergent ideas in relation to the academics' discourse, their experience scenarios, the relevant framework and the elements that permeate the teaching of science through investigation, the construction of investigative teaching sequences and the mediation of Astrobiology themes in Basic Education. These inferences reveal potentialities, challenges, understandings and misunderstandings regarding these relationships However, it was assessed that it cannot be denied that there are also possibilities that can be explored from this interface and context, both in teacher training and within the scope of Brazilian Science Education. | pt_BR |
dc.format.extent | 418 f. : il. color., tabs., mapas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Astrobiologia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação científica | pt_BR |
dc.subject.ddc | 507 | pt_BR |
dc.title | Atravessamentos entre astrobiologia e a construção de sequências de ensino investigativas : aportes teóricos e cosmovisões de licenciandos em ciências biológicas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Claudiane Chefer_2024.pdf | 3,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.