Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9143
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, André Luis dept_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Cristiane Santi Chavespt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Clayton Machado dept_BR
dc.contributor.otherAlves, Marcos Fernando Soarespt_BR
dc.contributor.otherSilveira, Marcelo Pimentel dapt_BR
dc.contributor.otherCedran, Jaime da Costapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Exataspt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2025-07-10T20:09:12Z-
dc.date.available2025-07-10T20:09:12Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9143-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. André Luis de Oliveirapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2024.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A formação de identidades para tornar-se professor vem sendo amplamente discutida, devido à intensificação da baixa procura dos concluintes do Ensino Médio pelos cursos de licenciatura, representando uma séria ameaça à qualidade da educação. Como as identidades docente são construídas por dimensões pessoais e sociais e são profundamente influenciadas pelas condições de trabalho e pelos desafios institucionais, torna-se imprescindível a reflexão acerca dessa construção, promovendo a permanência e o engajamento dos estudantes nos cursos de formação docente. Assim, esta pesquisa teve como objetivo entender como se dá a construção da escolha pela carreira profissional em estudantes do Ensino Médio, analisando as possíveis influências, além de avaliar os viáveis indícios de aptidão para a identificação com a profissão professor como uma opção para escolha da carreira profissional. Para tanto, realizamos uma pesquisa com 88 estudantes do Ensino Médio, de escolas pública e privada, questionando as motivações e anseios que levam os indivíduos a escolherem a carreira profissional e suas afinidades para tornarem-se professores, explorando os elementos que moldam e transformam os vínculos ao longo da trajetória educacional. Os resultados obtidos foram analisados por meio da Análise de Conteúdo Categorial proposta por Bardin, os quais nos levaram a propor uma reflexão de reestruturação para melhorar a formação inicial e continuada, além de analisar as políticas públicas educacionais e as políticas de permanência nos cursos de formação docente. Essas medidas visam fortalecer e elevar a educação no Brasil, desde a educação básica até a profissionalização dos professores.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The formation of identities in the journey to becoming a teacher has been widely discussed, particularly due to the declining interest of high school graduates in enrolling in teacher education programs, which poses a serious threat to the quality of education. As teacher identities are shaped by both personal and social dimensions and are deeply influenced by working conditions and institutional challenges, it is imperative to reflect on this construction to promote the retention and engagement of students in teacher education courses. This research aimed to understand how the choice of a teaching career is constructed among high school students, analyzing possible influencing factors and assessing potential indicators of aptitude for identifying with the teaching profession as a career option. To this end, we conducted a study with 88 high school students from public and private schools, exploring their motivations and aspirations for career choices, as well as their affinities with the teaching profession. This investigation delved into the elements that shape and transform professional aspirations throughout the educational journey. The data were analyzed using Bardin's Categorical Content Analysis, leading to a reflective proposal for restructuring initial and continuing teacher education. Additionally, the research examined educational public policies and retention strategies for teacher education programs. These measures aim to strengthen and elevate education in Brazil, from basic education to teacher professionalization.pt_BR
dc.format.extent125 f. : il. color., figs., mapas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectFuga das licenciaturaspt_BR
dc.subjectAptidão docentept_BR
dc.subjectProfissão professorpt_BR
dc.subject.ddc510.7pt_BR
dc.titlePerspectivas de estudantes do Ensino Médio sobre a profissão professor : indícios de identidade docentept_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Cristiane Santi Chaves Rodrigues_2024.pdf2,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.