Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9146
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoreira, Ana Lúcia Olivo Rosaspt_BR
dc.contributor.authorPrado, Elisângela Casale Marquiotopt_BR
dc.date.accessioned2025-07-21T12:51:08Z-
dc.date.available2025-07-21T12:51:08Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.citationPRADO, Elisângela Casale Marquioto. Grupo de estudos formadores em ação e a formação continuada de docentes em serviço de escolas públicas do Paraná-BR. 2023. 115 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2023., Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9146-
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Ana Lúcia Olivo Rosas Moreirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2023.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Diante da ampliação do uso das tecnologias educacionais, faz-se necessária a formação continuada do professor da sociedade atual, com a reflexão sobre a identidade docente e os desafios que se apresentam na realidade escolar para a organização do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o presente estudo se direcionou a entender como se dá a formação continuada dos professores da educação básica paranaense. Nessa perspectiva, objetivou verificar como o "Grupo de Estudos - GE - Formadores em Ação", desenvolvido pela Secretaria de Educação do Paraná - SEED - para professores da educação básica, contribui para a melhoria da ação docente no processo de ensino e aprendizagem. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, em que a coleta de dados ocorreu considerando todas as etapas inerentes à pesquisa. Esta foi constituída por questionários, falas transcritas de entrevistas e documentos (Plano de Trabalho Docente - PTD). Participaram 32 professores dos diferentes componentes curriculares, 9 pedagogas, 2 diretores gerais e 3 diretores auxiliares, que cursaram o "GE Formadores em Ação", de 2020 e 2021, e 12 alunos do Ensino Fundamental II, de duas escolas públicas da rede estadual paranaense. A análise de dados foi baseada em Bardin (2011), com a "Análise de Conteúdo". Constatamos que o "GE Formadores em Ação" contribuiu para que ocorresse a troca de conhecimentos e interações entre pares; e, de maneira geral, os docentes, as pedagogas e os diretores aprenderam com os colegas do grupo de estudo, aperfeiçoando práticas e a lidar com tecnologias e metodologias ativas até então não utilizadas. Além disso, o "GE Formadores em Ação" oportunizou a qualificação de alguns docentes no que se refere à organização de sequências didáticas no PTD relativo aos conteúdos propostos pelo "Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações", norteado pela BNCC. Para tanto, ao analisarmos respostas das categorias referentes aos desafios da formação continuada, ficou evidente que as trajetórias vinculadas à formação continuada do professor da educação básica da rede pública paranaense precisam de mais atenção, e que somente o "GE Formadores em Ação", sendo um curso para aprimorar práticas e aprender sobre recursos tecnológicos e metodologias ativas de aprendizagem, não dá conta de subsidiar os professores diante da necessidade de formação continuada em um meio com tantas mudanças nas formas de ensinar.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Faced with the increased use of educational technologies, it is necessary for teachers in today's society to continue their training, reflecting on their teaching identity and the challenges they face in the school reality in terms of organizing the teaching and learning process. With this in mind, this study aimed to understand how teachers in basic education in Paraná receive continuing training. From this perspective, it aimed to see how the "Study Group - GE - Trainers in Action", developed by the Paraná State Department of Education - SEED - for basic education teachers, contributes to improving teaching action in the teaching and learning process. This was a qualitative study, in which data collection took place considering all the stages inherent to the research. It consisted of questionnaires, transcripts of interviews and documents (Teaching Work Plan - PTD). The participants were 32 teachers of different curricular components, 9 pedagogues, 2 general directors and 3 assistant directors, who took the "GE Trainers in Action" course in 2020 and 2021, and 12 elementary school students from two public schools in the state of Paraná. Data analysis was based on Bardin (2011), with "Content Analysis". We found that the "GE Trainers in Action" contributed to the exchange of knowledge and interactions between peers; and, in general, the teachers, pedagogues and principals learned from their colleagues in the study group, improving practices and dealing with technologies and active methodologies not previously used. In addition, the "GE Trainers in Action" made it possible to qualify some teachers in terms of organizing didactic sequences in the PTD related to the contents proposed by the "Paraná Curriculum Framework: principles, rights and guidelines", guided by the BNCC. To this end, when we analyzed the answers to the categories referring to the challenges of continuing education, it became clear that the paths linked to the continuing education of basic education teachers in Paraná's public school system need more attention, and that the "GE Trainers in Action", being a course to improve practices and learn about technological resources and active learning methodologies, is not enough to support teachers in the face of the need for continuing education in an environment with so many changes in the ways of teaching.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectProfessores - Formação continuadapt_BR
dc.subjectEducação básica - Rede pública - Paranápt_BR
dc.subjectGrupo de estudos Formadores em Ação - Paranápt_BR
dc.subjectEstratégia de ensinopt_BR
dc.subjectTecnologias de educaçãopt_BR
dc.subject.ddc370.711pt_BR
dc.titleGrupo de estudos formadores em ação e a formação continuada de docentes em serviço de escolas públicas do Paraná-BRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980--
dc.contributor.referee2Santos, José Nunes dos-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática-
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.publisher.localMaringá-PR-
dc.description.physical115 f. : il., figs.-
dc.subject.cnpq2Matemática-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Elisangela Casale Marquioto Prado_2023.pdf2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.