Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9148
Autor(es): Deosti, Leonardo
Orientador: Neves, Marcos Cesar Danhoni, 1963-
Título: A formação do licenciado em ciências biológicas em universidades públicas no estado do Paraná para o ensino de física nos anos finais do ensino fundamental
Banca: Zanatta, Shalimar Calegari
Banca: Gardelli, Daniel
Palavras-chave: Ciências biológicas - Formação profissional - Paraná;Proposta pedagógica curricular;Professores - Formação profissional;Física - Ensino e estudo;Ciências - Ensino fundamental - Diretrizes curriculares - Paraná (Estado)
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: DEOSTI, Leonardo. A formação do licenciado em ciências biológicas em universidades públicas no estado do Paraná para o ensino de física nos anos finais do ensino fundamental . 2023. 115 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2023., Maringá, PR
Abstract: RESUMO: A sociedade está em constante desenvolvimento e mudança. Compreender e tomar posicionamento referente a questões ambientais, tecnológicas, sociais, econômicas, entre outras, é uma atividade que requer profunda reflexão. O estudo das Ciências da Natureza, que engloba conceitos Biológicos, Físicos e Químicos, tem grande responsabilidade nessa tomada de decisões e nos é apresentado como uma disciplina durante a Educação Básica. Ensinar Ciências requer do professor um vasto conhecimento, e a forma como os docentes introduzem essa disciplina aos alunos da Educação Básica pode ser um fator determinante no posicionamento deles quanto a essas mudanças sociais. Diante disso, o foco dessa pesquisa foi investigar a formação inicial dos professores que lecionam Ciências no Ensino Fundamental II, egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e buscou responder a seguinte questão de pesquisa: De que forma os licenciados em Ciências Biológicas são preparados para o ensino de Física nos anos finais do Ensino Fundamental sob a perspectiva curricular? Nesse sentido, o objetivo geral desse trabalho consistiu em analisar a formação de Licenciados em Ciências Biológicas para o ensino de Física nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, investigamos documentos de dez instituições de ensino superior do Estado do Paraná, para analisar os conceitos Físicos que são contemplados na formação dos licenciandos em Ciências Biológicas, além de investigarmos também as metodologias e estratégias para o Ensino de Ciências, já que a Física deve, junto à Biologia e à Química, compor a base dessa disciplina no Ensino Fundamental II. A pesquisa desenvolvida classifica-se como qualitativa e de natureza exploratória. Os dados obtidos revelaram que a formação dos Licenciados em Ciências Biológicas não contempla todos os aspectos que as Ciências do Ensino Fundamental II demandam, cabendo a reflexão de como os cursos de licenciatura estão se adequando para atender às recentes publicações dos documentos oficiais que orientam a Educação Básica.
ABSTRACT: Society is in constant development and change. Understanding and taking a position on environmental, technological, social, and economic issues, among others, is an activity that requires deep reflection. The study of Natural Sciences, which includes Biological, Physical, and Chemical concepts, has great responsibility in this decision making and is presented to us as a subject during Elementary Education. Teaching Science requires a vast amount of knowledge from the teacher, and the way teachers introduce this subject to students in Basic Education can be a determining factor in their positioning regarding these social changes. Therefore, the focus of this research was to investigate the initial training of teachers who teach Science in Elementary School II, who graduated from the Biological Sciences undergraduate course, and sought to answer the following research question: How are Biological Sciences undergraduates prepared to teach Physics in the final years of Elementary School from a curricular perspective? In this sense, the general objective of this work was to analyze the training of Biological Sciences graduates for teaching Physics in the final years of elementary school. In order to do so, we investigated documents from ten higher education institutions in the state of Paraná to analyze the Physics concepts that are covered in the training of Biological Sciences undergraduates, and also to investigate the methodologies and strategies for Science Teaching, since Physics should, along with Biology and Chemistry, compose the basis of this discipline in Elementary II. The research developed is classified as qualitative and exploratory in nature. The data obtained revealed that the training of graduates in Biological Sciences does not include all the aspects that Science in Elementary School II demands, and it is worth reflecting on how the undergraduate courses are adapting to meet the recent publications of the official documents that guide Basic Education.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2023.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9148
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Leonardo Deosti_2023.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.