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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9151
Autor(es): | Miranda, Renan Santos |
Orientador: | Lorencini Júnior, Álvaro |
Título: | Integração da experiência de aprendizagem mediada e pensamento excelente no ensino de ciências : um estudo com estudantes do sexto ano |
Palavras-chave: | Ciências - Ensino e aprendizagem;Pensamento excelente (crítico e criativo);Educação básica;Comunidade investigativa;Experiência de aprendizagem mediada |
Data do documento: | 2024 |
Abstract: | RESUMO: A disseminação do conhecimento científico é evidente, mas a exposição à informação não garante compreensão profunda. Assim, a educação científica visa transmitir conceitos e desenvolver habilidades para a formação cidadã. No Brasil, o sistema educacional enfrenta desafios, especialmente na educação científica, como mostra o SAEB 2019, em que apenas 2,37% dos alunos do ensino fundamental II atingiram proficiência ideal em ciências. Isso motivou nossa pesquisa, que investigou como a Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) de Feuerstein pode estimular o Pensamento Excelente, conforme Lipman, em alunos do sexto ano em Ciências. Deste modo, esta pesquisa foi realizada em duas turmas de uma escola pública em Londrina/PR, em 2023, com Sequências Pedagógicas organizadas em cinco módulos. Fragmentos dos módulos um, dois e três foram analisados. A coleta de dados incluiu gravações das interações entre professor e alunos, além de 38 trabalhos escritos produzidos pelos estudantes. A análise seguiu a metodologia proposta por Yin (2016), composta pelas fases de compilação dos dados, decomposição dos dados, recomposição, interpretação e finalização na quinta etapa composta pela conclusão. Os resultados evidenciaram que a integração Feuerstein-Lipman foi eficaz em transformar a sala de aula em uma comunidade investigativa e provocar o pensamento excelente. Assim, as interações mediadas foram compostas pelo: diálogo intencional, questionamentos analíticos e trocas de ideias, incentivando os alunos a buscar critérios confiáveis e utilizar dados de forma criativa, tal qual relacionar os conteúdos ao cotidiano dos alunos provocando sua curiosidade. Tais dados significam que a prática educativa em foco possibilitou uma conexão entre ensino e aprendizagem, bem como entre mediador e mediado, possibilitando o manejo das atividades de forma crítica e criativa. Ademais, a pesquisa revelou que 31,57% dos estudantes integraram pensamento crítico e criativo em seus textos, 34,21% demonstraram criticidade mediana e, 10,52% usaram o cotidiano para fundamentar argumentos. No entanto, 23,68% dos estudantes apresentaram dificuldades em desenvolver elementos críticos e criativos. Esses resultados indicam que a EAM em uma comunidade investigativa foi eficaz na escrita interpretativa, com 65,78% dos estudantes refletindo criticidade e criatividade. Mesmo as produções com o cotidiano, 10,52%, apresentaram esses aspectos anteriores. Os 23,68% restantes sugerem a necessidade de intensificar mediações específicas para auxiliar seu desenvolvimento. Portanto, nossos resultados demonstram que a práxis integrativa Feuerstein-Lipman foram eficazes em promover uma comunidade investigativa na sala de aula, ajudando os alunos a aprimorar seu pensamento crítico e criativo, excelente, na educação científica. ABSTRACT: The dissemination of scientific knowledge is evident, but exposure to information does not guarantee deep understanding. Thus, science education aims to convey concepts and develop skills for civic education. In Brazil, the educational system faces challenges, especially in science education, as shown by the 2019 SAEB, where only 2.37% of middle school students reached ideal proficiency in science. This motivated our research, which investigated how Feuerstein's Mediated Learning Experience (MLE) can stimulate excellent thinking, according to Lipman, in sixth-grade science students. This research was conducted in two classes of a public school in Londrina/PR, in 2023, with pedagogical sequences organized into five modules. Fragments of modules one, two, and three were analyzed. Data collection included recordings of interactions between teacher and students, as well as 38 written works produced by the students. The analysis followed the methodology proposed by Yin (2016), consisting of the phases of data compilation, data decomposition, recomposition, interpretation, and finally the fifth stage composed of conclusion. The results showed that the Feuerstein-Lipman integration was effective in transforming the classroom into an investigative community and provoking excellent thinking. Thus, the mediated interactions consisted of intentional dialogue, analytical questioning, and exchanges of ideas, encouraging students to seek reliable criteria and use data creatively, relating content to students' daily lives and provoking their curiosity. These data indicate that the educational practice in focus enabled a connection between teaching and learning, as well as between mediator and mediated, allowing the handling of activities critically and creatively. Moreover, the research revealed that 31.57% of the students integrated critical and creative thinking into their texts, 34.21% demonstrated moderate creativity, and 10.52% used daily life to substantiate arguments. However, 23.68% showed difficulties in developing critical and creative elements. These results indicate that MLE in an investigative community was effective in interpretive writing, with 65.78% of students reflecting criticality and creativity. Even with productions related to daily life, 10.52% presented these previous aspects. The remaining 23.68% suggests the need to intensify specific mediations to assist their development. Therefore, our results show that the Feuerstein-Lipman integrative praxis was effective in promoting an investigative community in the classroom, helping students enhance their critical and creative, excellent thinking in science education. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2024. |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9151 |
Aparece nas coleções: | 3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE) |
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