Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9152
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lorencini Júnior, Álvaro | pt_BR |
dc.contributor.author | Nieto, Andrea Bento | pt_BR |
dc.contributor.other | Silva, Patricia de Oliveira Rosa da | pt_BR |
dc.contributor.other | Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
dc.contributor.other | Centro de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.contributor.other | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-11T20:01:59Z | - |
dc.date.available | 2025-07-11T20:01:59Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9152 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: O presente estudo tem como principal objetivo identificar e analisar as reflexões sobre a prática docente de uma professora que leciona várias disciplinas, incluindo Ciências, no Ensino Fundamental - Anos Iniciais, em uma escola municipal de Astorga/PR. Utilizamos como procedimento de coleta e análise de dados a combinação da autoscopia bifásica e trifásica, com auxílio de gravações em áudio, que consiste em registrar e organizar as fases pré-ativa, interativa e pós-ativa. Essa estratégia permitiu à professora refletir sobre sua prática educativa, resolvendo eventuais problemas de ensino, denominados de "alerta" e formular um novo "plano de ação" como solução. Na análise, focamos esses momentos, pois possibilitaram reflexões sobre as reflexões nas ações da docente em sala de aula, dando indícios de mudanças na prática pedagógica da professora. Verificamos que a professora se deparou com situações específicas relacionadas ao comportamento da turma e a sua relação com a disciplina de Ciências. Assim, consideramos que ela refletiu sobre tais situações e as reconheceu como problemas decorrentes de sua prática de ensino, ou seja, situações que necessitavam ser estruturadas, questionadas e reestruturadas, para transformar sua prática educativa. Com este estudo foi possível considerar que essa estratégia de pesquisa se trata de uma importante ferramenta na formação de futuros professores reflexivos, pois, ao utilizar de modo consciente esse recurso, o professor pode reestruturar suas aulas e, como sujeito da própria profissão, compreender melhor sua ação educativa. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The present study aims to identify and analyze the reflections on the teaching practice of a teacher who teaches various subjects, including Science, in the early years of elementary education at a municipal school in the city of Astorga, PR. As a procedure for data collection and analysis, we utilized a combination of biphasic and triphasic autoscopy, aided by audio recordings, which involves recording and organizing the pre-active, interactive, and post-active phases. This allowed us to address the main question of this research, which is to identify, in reflections on reflection-in-action, indications of changes in the teacher's pedagogical practice. This strategy enabled the teacher to reflect on her educational practice, solving any teaching issues, referred to as "alerts," and to formulate a new "action plan." In our analysis, we focused on these moments as they allowed for a reflection on the teacher's actions in the classroom. We found that the teacher encountered specific situations related to her relationship with the Science subject and the behavior of the class. This study demonstrated that this research strategy is an important tool in the training of future reflective teachers, as by consciously using this resource; the teacher can restructure their classes and, as a subject of their own profession, better understand their educational actions. | pt_BR |
dc.format.extent | 134 f. : il., figs., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Professor reflexivo | pt_BR |
dc.subject | Autoscopia | pt_BR |
dc.subject | Reflexão sobre a prática docente | pt_BR |
dc.subject.ddc | 507 | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre a prática docente de uma professora de ciências | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Andrea Bento Nieto_2024.pdf | 2,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.