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Autor(es): Bandeira, Edvan Gomes da Silva
Orientador: Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980-
Título: Representações sociais de licenciandos em ciências biológicas sobre astronomia
Banca: Almeida Junior, Edson Ribeiro de Britto de
Banca: Batista, Michel Corci
Palavras-chave: Formação de professores;Análise de Conteúdo;Ensino e aprendizagem em astronomia;Análise prototípica
Data do documento: 2025
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: BANDEIRA, Edvan Gomes da Silva. Representações sociais de licenciandos em ciências biológicas sobre astronomia . 2025. 59 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2025., Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Este estudo investiga de que modo a formação acadêmica no curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição de ensino do Noroeste do Paraná modifica as Representações Sociais dos licenciandos sobre os objetos de conhecimento em Astronomia. Trata-se de uma pesquisa de caráter transversal, a qual busca responder à seguinte questão: como a formação inicial em Ciências Biológicas altera essas representações, resultando em uma transformação resistente, progressiva ou brutal? E quais implicações essas alterações podem trazer para o ensino da Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental? Parte-se da hipótese de que o curso analisado não promove avanços significativos nessas representações. A metodologia adotada foi uma abordagem mista, com o uso da Técnica de Evocação Livre de Palavras, Análise Prototípica de Vergès, Árvore de Similitude e Análise de Conteúdo, com o auxílio do software IRaMuTeQ. Os resultados evidenciaram um processo de transformação brutal nas Representações Sociais, caracterizado pela redução do Núcleo Central entre os estudantes ingressantes e concluintes. Nos ingressantes, os termos do Núcleo Central foram mais amplos, organizando-se em três grupos semânticos: "Esfera Celeste", "Planetas" e "Universo". já entre os concluintes, o Núcleo Central restringiu-se exclusivamente à "Esfera Celeste", termo associado a concepções populares e simbólicas, o que indica uma limitação na apropriação científica dos conceitos astronômicos. A pesquisa revela que o processo formativo na instituição analisada não oferece subsídios suficientes para o desenvolvimento de uma compreensão sólida sobre Astronomia, essencial à atuação docente nos anos finais do Ensino Fundamental. Evidencia-se, assim, uma lacuna importante na formação inicial de professores de Ciências Biológicas, relacionada à escassa inserção e aprofundamento dos conteúdos de Astronomia no currículo formativo. O estudo propõe a inclusão de módulos ou disciplinas voltadas especialmente ao ensino de Astronomia, visando alinhar a formação inicial às exigências da Educação Básica. Por fim, destaca-se a relevância da pesquisa para o fortalecimento da formação docente e do ensino de Astronomia, sugerindo futuras investigações longitudinais sobre a evolução das Representações Sociais ao longo da trajetória formativa.
ABSTRACT: This study investigates how academic training in the Biological Sciences teaching degree program at a Higher Education Institution in Northwestern Paraná modifies the Social Representations of undergraduate students regarding knowledge objects in Astronomy. This is a cross-sectional study that seeks to answer the following question: how does initial training in Biological Sciences alter these representations, resulting in resistant, progressive, or abrupt transformation? And what implications might these changes have for the teaching of Astronomy in the final years of Elementary School? The hypothesis is that the analyzed course does not promote significant advances in these representations. A mixed-methods approach was adopted, using the Free Word Association Technique, Vergès' Prototypical Analysis, Similarity Tree, and Content Analysis, with the support of the IRaMuTeQ software. The results revealed a process of abrupt transformation in the Social Representations, characterized by a reduction in the Central Core between incoming and graduating students. Among the incoming students, the Central Core terms were broader, organized into three semantic groups: "Celestial Sphere," "Planets," and "Universe." Among the graduates, however, the Central Core was limited exclusively to "Celestial Sphere," a term associated with popular and symbolic conceptions, indicating a limitation in the scientific appropriation of astronomical concepts. The findings show that the training process at the analyzed institution does not provide sufficient support for developing a solid understanding of Astronomy, which is essential for teaching in the final years of Elementary School. Thus, a significant gap in the initial training of Biological Sciences teachers is evident, particularly regarding the limited inclusion and depth of Astronomy content in the curriculum. The study proposes the inclusion of modules or subjects specifically focused on Astronomy teaching, aiming to align teacher education with the demands of Basic Education. Finally, the research highlights its relevance for strengthening teacher training and Astronomy teaching, suggesting future longitudinal investigations on the evolution of Social Representations throughout the training trajectory.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
Coorientador: Prof. Dr. Diogo Francisco Rossoni
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2025.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9156
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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