Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9159
Autor(es): Oliveira, Gabriel dos Santos
Orientador: Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980-
Título: Representações sociais de professores de ciências naturais sobre realidade virtual
Palavras-chave: Ciências da natureza e suas tecnologias - Ensino médio;Realidade virtual;Tecnologia da informação e comunicação (TIC) - Educação;Representações sociais;Professor de ciências - Ensino médio
Data do documento: 2024
Abstract: RESUMO: As modificações estabelecidas no Novo Ensino Médio como a consolidação do componente curricular das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, organiza as disciplinas de Física, Química e Biologia em diálogo, convergindo para uma abordagem interdisciplinar voltada para o desenvolvimento tecnológico. A compreensão das Ciências Naturais é fundamental para o entendimento do mundo, no entanto o ensino de Ciências enfrenta diversos desafios. Em contrapartida, os avanços do desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação, em especial a Realidade Virtual (RV), vem demonstrando seu potencial no contexto educacional como uma ferramenta em ascensão de modo a se apresentar como potencial instrumento no enfrentamento dos desafios. Nesse sentido, a presente pesquisa norteada pela questão de pesquisa "Quais representações sociais sobre a Realidade Virtual são compartilhadas por professores do Ensino Médio que lecionam disciplinas do componente curricular de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Física, Química e Biologia) em instituições de ensino públicas e privadas na cidade de Goioerê, Paraná?" investigou-se as Representações Sociais compartilhadas sobre o termo indutor "Realidade Virtual". Em um primeiro momento, foi realizada primeiramente uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, mediada pela Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, em que efetuaremos um estudo de trabalhos acadêmicos (Teses e Dissertações) relacionados a utilização da RV no Ensino de conceitos inerentes as Ciências Naturais, para isso as buscas durante o levantamento bibliográfico foram realizadas no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que resultou em apenas 3 estudos; sendo necessário a busca nas subáreas da Ciências Naturais (Química, Física e Biologia) que resultou em 27 estudos entre teses e dissertações. As reflexões fomentadas durante a Análise de Conteúdo dos estudos explorados, apresentaram uma carência na implementação de sistemas em RV para docentes, implementação e desenvolvimento recentes de sistemas para RV imersiva como óculos HTC VIVE no ensino superior, mudança gradativa no nível de imersão de dispositivos imersivos na Educação Básica utilizando de modo majoritário óculos de RV não imersivo de baixo custo. Em um segundo momento, embasados na Teoria de Representações Sociais proposta por Moscovici, elencamos os significados compartilhados socialmente por docentes do Ensino Médio vinculados ao componente curricular, sobre a RV por meio da técnica de Evocação Livre de Palavras e norteados pela Teoria do Núcleo Central, elencamos como os elementos centrais voltados a uma visão tecnocêntrica positiva, com sistemas de baixa imersão e significação com as Tecnologias Educacionais, como as de informação e comunicação.
ABSTRACT The changes established in the New High School, such as the consolidation of the curricular component of Natural Sciences and their Technologies, organize the subjects of Physics, Chemistry and Biology in dialogue, converging towards an interdisciplinary approach and focused on technological development. Understanding Natural Sciences is fundamental to understanding the world, however Science teaching faces several challenges. On the other hand, advances in the development of Information and Communication Technologies, especially Virtual Reality (VR), have been demonstrating their potential in the educational context as a tool on the rise in order to present itself as a potential instrument in facing challenges. In this sense, the present research guided by the research question "What social representations about Virtual Reality are shared by high school teachers who teach subjects in the curricular component of Natural Sciences and its Technologies (Physics, Chemistry and Biology) in educational institutions public and private in the city of Goioerê, Paraná?" investigated the Social Representations shared about the inductive term "Virtual Reality". Initially, a qualitative and bibliographical research was carried out, mediated by Laurence Bardin's Content Analysis, in which we will carry out a study of academic works (Theses and Dissertations) related to the use of VR in Teaching concepts inherent to Natural Sciences, For this purpose, searches during the bibliographic survey were carried out on the periodical portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and on the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), which resulted in only 3 studies; making it necessary to search in the subareas of Natural Sciences (Chemistry, Physics and Biology) which resulted in 27 studies including theses and dissertations. The reflections fostered during the Content Analysis of the studies explored, showed a lack in the implementation of VR systems for teachers, recent implementation and development of systems for immersive VR such as HTC VIVE glasses in higher education, gradual change in the level of immersion of immersive devices in Basic Education using mostly low-cost non-immersive VR glasses. In a second moment, based on the Theory of Social Representations proposed by Moscovici, we list the meanings shared socially by high school teachers linked to the curricular component, about VR through the Free Word Evocation technique and guided by the Central Core Theory, we list them as the nuclear elements aimed at a positive technocentric vision, with systems of low immersion and significance with Educational Technologies, such as information and communication.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
Co-orientadora: Profa. Dra. Tania do Carmo
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2024.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9159
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Gabriel dos Santos Oliveira_2024.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.