Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9161
Autor(es): Santos, Jéssica Silva dos
Orientador: Moreira, Ana Lúcia Olivo Rosas
Título: Características e perspectivas de identidades profissionais de egressos do curso de ciências biológicas de uma universidade pública do noroeste do Paraná-Brasil
Palavras-chave: Formação docente;Formação inicial de professores;Identidades docente;Projeto pedagógico curricular
Data do documento: 2024
Abstract: RESUMO: A Educação Básica de qualidade no país é potencializada pela qualificação do professor, que implica em considerar os conhecimentos aprendidos durante a formação e as experiências profissionais, as quais culminam na construção identitária docente. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar a contribuição do Projeto Pedagógico Curricular (PPC) do curso de Ciências Biológicas de uma universidade estadual do noroeste paranaense para a formação de identidades docente de seus egressos. Considera-se um estudo importante devido ao longo período que o currículo em questão esteve em vigência (2011-2019), o qual formou centenas de profissionais biólogos bacharéis e professores de Ciências e Biologia que atuarão por muitos anos no mercado de trabalho. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizada uma análise documental do PPC em estudo a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin, na qual vinculou os elementos formativos prescritos no currículo com as características identitárias dos participantes da pesquisa. Além disso, foi aplicado um questionário com intuito de investigar como foi a construção de identidades docente dos egressos, bem como o seu perfil profissional durante a sua formação inicial, sem desconsiderar os indicativos e elementos que integram a identidade docente. Para complementar os dados, também foram realizadas entrevistas com questões semiestruturadas entre alguns dos participantes. Como resultado, o currículo em estudo apresentou aspectos de formação direcionados com maior atenção ao biólogo bacharel, salientando que o PPC foi estruturado de acordo com as legislações educacionais formativas do período do curso referente da presente pesquisa. De todo modo, no que diz respeito à licenciatura, observou-se alterações significativas para o período em que ocorreram, como por exemplo, a diluição das disciplinas pedagógicas durante a formação inicial, ou seja, não se encontram isoladas em um único ano do curso. Além disso, o documento apresentou alterações curriculares com tendências pós-críticas, elementares para a construção de identidades docente. No que se refere às identidades docente, buscou-se identificar as características dos egressos com base nos pressupostos das identidades missionária, instrumental, proletária e profissional, inter-relacionando o currículo prescrito e as identidades apresentadas por eles. Nesse sentido, os participantes apresentaram diferentes identidades profissionais docente que variaram de acordo com os contextos vividos, as experiências, as relações sociais, particularidades e a própria formação inicial. Portanto, a partir dos objetivos almejados neste trabalho, concluiu-se que o currículo influenciou diretamente na construção identitária dos egressos, permitindo-lhes adquirir habilidades e competências específicas da profissão, bem como a transição da visão como aluno para a de um professor.
ABSTRACT: The quality Basic Education in the country is enhanced by teacher qualification, which involves considering the knowledge learned during training and professional experiences, which culminate in the construction of teacher identity.Thus, the objective of this work was to investigate the contribution of the Curricular Pedagogical Project (PPC) of the Biological Sciences course at a state university in northwestern Paraná to the formation of teaching identities of its graduates. It is considered an important study due to the long period in which the curriculum in question was in force (2011-2019), which trained hundreds of professional biologists with bachelor's degrees and Science and Biology teachers who worked for many years in the job market. To develop the research, a documentary analysis of the PPC under study was carried out based on the assumptions of Bardin's Content Analysis, which linked the training elements prescribed in the curriculum with the identity characteristics of the research participants. Furthermore, a questionnaire was applied with the aim of investigating how the graduates constructed teaching identities, as well as their professional profile during their initial training, without disregarding the indications and elements that make up the teaching identity. To complement the data, interviews with semi-structured questions were also carried out among some of the participants. As a result, the curriculum under study presented training aspects aimed with greater attention to the bachelor's biologist, highlighting that the PPC was structured in accordance with the training educational legislation of the course period referring to this research. In any case, with regard to the degree, significant changes were observed for the period in which they occurred, such as, for example, the dilution of pedagogical subjects during initial training, that is, they are not isolated in a single year of the course . Furthermore, the document presented curricular changes with post-critical tendencies, essential for the construction of teaching identity. With regard to teaching identities, we sought to identify the characteristics of graduates based on the assumptions of missionary, instrumental, proletarian and professional identities, interrelating the prescribed curriculum and the identities presented by them. In this sense, the participants presented different professional teaching identities that varied according to the lived contexts, experiences, social relationships, particularities and their initial training. Therefore, based on the objectives pursued in this work, it was concluded that the curriculum directly influenced the identity construction of graduates, allowing them to acquire skills and competencies specific to the profession, as well as the transition from their vision as a student to that of a teacher.
Descrição: Orientadora: Profa. Dra. Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2024.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9161
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Jessica Silva dos Santos_2024.pdf6,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.