Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9162
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, André Luis dept_BR
dc.contributor.authorModesto, Rayanne Sborowski Navarropt_BR
dc.contributor.otherBoscarioli, Clodispt_BR
dc.contributor.otherSilva, Josie Agatha Parrilha dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Exataspt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2025-07-14T17:44:08Z-
dc.date.available2025-07-14T17:44:08Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9162-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. André Luis de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2024.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Essa pesquisa visou buscar relações entre o uso do Instagram e os processos de divulgação científica na área de Ciências. Essa rede é considerada um espaço não formal de Ensino, no qual aspectos da cultura científica são disseminados, tais como conceitos químicos, físicos e biológicos. Em relação ao problema de pesquisa, envolve-se o questionamento de como o Instagram promove a Divulgação Científica e como essas publicações poderiam ser utilizadas por professores de Ciências e Biologia em sala de aula, como problematização de assuntos, exemplificações ou realização de atividades investigativas com os estudantes. O objetivo desse estudo foi de selecionar perfis do Instagram a fim de analisá-los para promover inferências sobre os conteúdos que são disponibilizados em relação à coerência da cientificidade dos termos e, por conseguinte, se os perfis apresentam potencial de Alfabetização Científica. As investigações promovidas nesse trabalho foram baseadas em leituras de artigos relacionados com o uso do Instagram e outras redes sociais como auxiliadoras do processo de Ensino de Ciências, uma vez que, dentro da nossa realidade atual, as mídias digitais fazem parte do cotidiano de boa parte da população, ou seja, como utilizar essas ferramentas em benefício dos alunos e dos professores, para potencializar o processo de construção de conhecimento. Foram encontrados 17 perfis, que submetidos a Análise de Conteúdo, por meio da qual foi constituída categorias e subcategorias que nos auxiliaram nas interpretações e inferências para modelar os resultados e estruturar sugestões de utilização dos perfis selecionados, direcionando professores de Ciências e Biologia à ideias de como a rede social pode ser utilizada no contexto do Ensino de Ciências visando atender os objetivos e a importância da promoção de Alfabetização Científica.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This research aimed to find relationships between the use of Instagram and scientific dissemination processes in the area of Science. This network is considered a non-formal teaching space, in which aspects of scientific culture are disseminated, such as chemical, physical and biological concepts. Regarding the research problem, it involves questioning how Instagram promotes Scientific Dissemination and how these publications could be used by Science and Biology teachers in the classroom, such as problematizing topics, providing examples or carrying out investigative activities with students. The objective of this study was to select Instagram profiles in order to analyze them to promote inferences about the content that is made available in relation to the coherence of the scientificity of the terms and, consequently, whether the profiles have the potential for Scientific Literacy. The investigations carried out in this work were based on readings of articles related to the use of Instagram and other social networks as aids in the Science Teaching process, since, within our current reality, digital media are part of the daily lives of a large part of the population, that is, how to use these tools for the benefit of students and teachers, to enhance the process of knowledge construction. 17 profiles were found, which were submitted to Content Analysis, through which categories and subcategories were created that helped us in the interpretations and inferences to model the results and structure suggestions for the use of the selected profiles, directing Science and Biology teachers to ideas on how the social network can be used in the context of Science Teaching in order to meet the objectives and the importance of promoting Scientific Literacy.pt_BR
dc.format.extent85 f. : il. color., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subject.ddc507pt_BR
dc.titleUma análise da rede social instagram como espaço de divulgação científica e seu potencial para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Rayanne Sborowski Navarro Modesto_2024.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.