Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9163
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAugusto, Cleiciele Albuquerquept_BR
dc.contributor.authorPorto, Tatiana Soares Matospt_BR
dc.date.accessioned2025-07-16T17:13:34Z-
dc.date.available2025-07-16T17:13:34Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.citationPORTO, Tatiana Soares Matos. Visão baseada em recursos e indicadores de qualidade nos cursos de administração: um estudo em instituições de ensino superior públicas e privadas . 2025. 138 f. Dissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2025, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9163-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dra.ª Cleiciele Albuquerque Augustopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2025pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: O mercado educacional brasileiro está cada vez mais dinâmico e exigente. A política de expansão e interiorização do ensino superior, iniciada na década de 1990, provocou profundas transformações no cenário educacional do país. Com a finalidade de orientar o processo de expansão do ensino superior e aprimorar a eficácia e a efetividade acadêmica e social das instituições de educação superior (IES), foi implementado o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Para cumprir a finalidade do SINAIS, foram instituídos os indicadores de qualidade, por meio dos quais são avaliados os aspectos institucionais, pedagógicos e o desempenho dos estudantes nas IES. Nesse contexto, o crescimento e o aumento da oferta na educação superior estabeleceram, entre as IES públicas e privadas, um ambiente de concorrência no qual essas instituições disputam constantemente por recursos, alunos e prestígio. Com isso, a atenção voltada para os recursos e capacidades organizacionais tem se tornado cada vez mais relevante. Identificar os recursos estratégicos e explorá-los de maneira eficaz pode contribuir significativamente para o desempenho institucional. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo compreender como os recursos estratégicos influenciam o desempenho dos cursos de Administração em instituições de ensino superior públicas e privadas localizadas no município de Vitória da Conquista. A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, foi conduzida por meio de um estudo de múltiplos casos, com base em entrevistas semiestruturadas com coordenadores e diretores de cursos de Administração, realizado em três instituições de ensino superior - uma pública e duas privadas - localizadas no município de Vitória da Conquista, no estado da Bahia. Para atender ao objetivo traçado, foi utilizada a abordagem da Visão Baseada em Recursos (VBR), com a aplicação do modelo VRIO para avaliar o potencial competitivo dos recursos (valor, raridade, imitabilidade e organização). Primeiramente, foram identificados os indicadores de qualidade da educação dos cursos de Administração - Conceito Enade, IDD, CPC e IGC -, considerados ferramentas centrais para alinhar os resultados institucionais às decisões de gestão. Em seguida, foi descrita a condição estratégica dos recursos físicos, humanos, organizacionais e financeiros das IES estudadas, a partir da percepção dos entrevistados. Por fim, a análise dos recursos estratégicos e sua influência nos indicadores de qualidade possibilitou identificar quais recursos contribuem de forma mais significativa para o desempenho dos cursos. As conclusões indicam que os recursos humanos e organizacionais contribuem mais expressivamente para os melhores resultados nos indicadores e que a sua utilização e combinação estratégica configuram-se como fatores-chave para um desempenho institucional sustentávelpt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The Brazilian educational market is becoming increasingly dynamic and demanding. The policy of expansion and regionalization of higher education, initiated in the 1990s, has led to profound transformations in the country's educational landscape. Aiming to guide the expansion process of higher education and to improve the academic and social effectiveness and efficiency of higher education institutions (HEIs), the National System for the Evaluation of Higher Education (SINAES) was implemented. To fulfill its purpose, SINAES established quality indicators to assess institutional and pedagogical aspects, as well as student performance within HEIs. In this context, the growth and increased supply of higher education have created a competitive environment among public and private HEIs, in which institutions continuously compete for resources, students, and prestige. As a result, attention to organizational resources and capabilities has become increasingly relevant. Identifying strategic resources and leveraging them effectively can significantly contribute to institutional performance. In this regard, the objective of this research is to understand how strategic resources influence the performance of Business Administration programs in public and private HEIs located in the city of Vitória da Conquista. This qualitative and descriptive study was conducted through a multiple case study approach, based on semi-structured interviews with coordinators and directors of Business Administration programs from three HEIs - one public and two private - located in Vitória da Conquista, in the state of Bahia, Brazil. To achieve the proposed objective, the Resource-Based View (RBV) approach was adopted, applying the VRIO framework to assess the competitive potential of resources (value, rarity, imitability, and organization). Initially, the quality indicators used to evaluate Business Administration programs - Enade Score, IDD, CPC, and IGC - were identified, as they are considered essential tools for aligning institutional outcomes with management decisions. Subsequently, the strategic condition of physical, human, organizational, and financial resources of the analyzed HEIs was described, based on the interviewees' perceptions. Finally, the analysis of strategic resources and their influence on quality indicators made it possible to identify which resources contribute most significantly to program performance. The findings indicate that human and organizational resources contribute most strongly to better results in the indicators and that their strategic use and combination are key factors for sustainable institutional performancept_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectRecursos estratégicospt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectIndicadores de qualidadept_BR
dc.subjectCursos de administraçãopt_BR
dc.subjectVisão Baseada em Recursos (VBR)pt_BR
dc.subject.ddc658.4pt_BR
dc.titleVisão baseada em recursos e indicadores de qualidade nos cursos de administração : um estudo em instituições de ensino superior públicas e privadaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani-
dc.contributor.referee2Schiavi, Sandra Mara de Alencar (Sandra Mara de Alencar Schiavi)-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração-
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadas-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical138 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Administração-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Sociais Aplicadas-
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tatiana Soares Matos Porto_2025.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.