Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9165
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Neves, Marcos Cesar Danhoni, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.author | Thomaz Junior, Moyses | pt_BR |
dc.contributor.other | Fontes, Adriana da Silva | pt_BR |
dc.contributor.other | Batista, Michel Corci | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
dc.contributor.other | Centro de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.contributor.other | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-21T19:55:25Z | - |
dc.date.available | 2025-07-21T19:55:25Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9165 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: No século XX, as consequências da expropriação da natureza atingem contornos alarmantes. Assim, a partir da segunda metade desse século, as questões ambientais ganham espaço no debate público. Passa-se a buscar formas de reverter a crise ambiental. Nesse cenário, emerge, como um dos caminhos para superar essa crise, a necessidade de uma educação acerca das questões ambientais. Assim, surge a Educação Ambiental, a qual deve ser abordada nas diversas áreas do saber que compõem o currículo escolar. Dessa forma, o Ensino de Física deve trabalhar seus saberes de forma a abordar o debate ambiental. Nesse sentido, os conhecimentos científico- tecnológicos precisam estar contextualizados aos temas da contemporaneidade. Logo, estratégias didáticas devem ser buscadas para fomentar o debate entre ciências e sociedade. Entre as estratégias, sobressai-se a ficção científica, cujas narrativas problematizam a relação ciência e questões de relevância social, como a ambiental. Dentro da narrativa de ficção científica, destacam-se as distopias, que retratam um futuro caótico, como catástrofes ambientais, a partir de situações presentes na realidade contemporânea. As narrativas distópicas estão disponibilizadas, entre outros, em filmes cinematográficos, cuja linguagem apresenta potencial de problematizar vivências e realidade social. Assim, os filmes distópicos seriam uma ferramenta para trazer as questões ambientais para o Ensino de Física. Nesse intuito, o trabalho buscou verificar as potencialidades dos filmes Mad Max II: a caçada continua e Expresso do Amanhã para uma aproximação entre a Educação Ambiental e o Ensino de Física, bem como refletir sobre a contextualização do conhecimento científico-tecnológico nessas obras. Para tanto, o trabalho se funda em uma pesquisa qualitativa. A coleta de registros e sua análise fundamentam-se na categorização de saberes de Piassi (2007). Por fim, verificou-se que os filmes selecionados são contextos para debater os conhecimentos da Física à luz da Educação Ambiental. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: In the 20th century, the consequences of the expropriation of nature reached alarming proportions. Thus, from the second half of this century, environmental issues gained space in the public debate. It searches for ways to reverse the environmental crisis. In this scenario, the need for education about environmental issues emerges as one of the ways to overcome this crisis. Thus, Environmental Education emerges, which must be addressed in the different areas of knowledge that make up the school curriculum. In this way, Physics Teaching must work on its knowledge to address the environmental debate. In this sense, scientific-technological knowledge needs to be contextualized to contemporary themes. Therefore, didactic strategies must be sought to foster the debate between science and society. Among the strategies, science fiction stands out, whose narratives problematize the relationship between science and issues of social relevance, such as environmental ones. Within the science fiction narrative, dystopias stand out, which portray a chaotic future, such as environmental catastrophes, based on situations present in contemporary reality. Dystopian narratives are available, among others, in cinematographic films, whose language has the potential to problematize experiences and social reality. Thus, dystopian films would be a tool to bring environmental issues to Physics Teaching. In this sense, the work sought to verify the potential of the films Mad Max II: the Road Warrior and Snowpiercer for an approximation between Environmental Education and Physics Teaching, as well as to reflect on the contextualization of scientific-technological knowledge in these works. Therefore, the work is based on qualitative research. The collection of records and their analysis is based on the categorization of knowledge by Piassi (2007). Finally, it was found that the selected films are contexts to discuss the knowledge of Physics in the light of Environmental Education. | pt_BR |
dc.format.extent | 111 f. : il. color., figs., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ficção científica - Arte-ciência | pt_BR |
dc.subject | Recursos energéticos | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade - Socioambiental | pt_BR |
dc.subject | A caçada continua (Filme cinematográfico) | pt_BR |
dc.subject | Expresso do amanhã (Filme cinematográfico) | pt_BR |
dc.subject.ddc | 510.7 | pt_BR |
dc.title | Articulação entre ensino de física e educação ambiental nos filmes distópicos Mad Max II: a caçada continua e Expresso do amanhã | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Moyses Thomaz Junior_2023.pdf | 2,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.