Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9178
Autor(es): Linhares, Renata
Orientador: Facci, Marilda Gonçalves Dias, 1962-
Título: Autodomínio da conduta na psicologia histórico-cultural : unidade afetivo-volitivo-cognitiva
Banca: Tuleski, Silvana Calvo, 1967-
Banca: Santos, Livia Gomes dos
Banca: Silva, Hugo Leonardo Fonseca da
Banca: Asbahr, Flávia da Silva Ferreira
Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural;Autodomínio da conduta;Aspectos afetivos;Aspectos cognitivos;Aspectos volitivos
Data do documento: 2025
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: LINHARES, Renata. Autodomínio da conduta na psicologia histórico-cultural: unidade afetivo-volitivo-cognitiva. 2025. 277 f. Tese (doutorado em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2025, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa "Desenvolvimento humano, processos educativos e psicologia histórico-cultural", do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da Universidade Estadual de Maringá. A tese refere-se ao estudo teórico conceitual da categoria autodomínio da conduta na psicologia histórico-cultural com foco nas contribuições de L. S. Vigotski, A. N. Leontiev e A. R. Luria e de seus interlocutores. Traz como pergunta-síntese: qual a contribuição da psicologia histórico-cultural para a compreensão do fenômeno do autodomínio da conduta? Dessa forma, o objetivo geral é sistematizar e articular, a partir da psicologia histórico-cultural, o conceito de autodomínio da conduta, tendo como referência a relação entre os aspectos afetivos, volitivos e cognitivos. A tese está organizada em cinco seções. A primeira apresenta sínteses e críticas ao pensamento de Descartes e Spinoza sobre os aspectos afetivos, volitivos e cognitivos, a partir do olhar da psicologia histórico-cultural. A segunda traz a contribuição do materialismo histórico-dialético na discussão do desenvolvimento ontológico do ser social, em que destacamos o trabalho no processo de formação humana e a constituição da capacidade de controle do comportamento, dialeticamente, na relação entre indivíduo e sociedade. A terceira seção exibe as bases fundamentais da psicologia histórico-cultural, elucidando como o processo de autorregulação é construído ao longo do desenvolvimento, de forma ativa, conforme o agir humano se complexifica. A quarta seção apresenta uma síntese de críticas que a teoria histórico-cultural realiza das teorias psicológicas, evidenciando os aspectos idealistas e mecanicistas destas teorias. Por fim, a última seção apresenta o resultado da pesquisa revelando que a capacidade de dominar o seu próprio comportamento é fruto do desenvolvimento social do psiquismo e tem as funções afetivas, volitivas e cognitivas como principais na mediação do que vem a ser o autodomínio. Destacamos que o processo do autodomínio de si acontece numa relação com a natureza e, nesse processo com o externo, o sujeito modifica a si mesmo. Problematizamos alguns conceitos como vontade, ato volitivo e voluntariedade, destacando a importância do papel das escolhas, da tomada de decisão e da superação dos obstáculos presentes no ato volitivo, entendendo que não são processos simples. Assim, a investigação demonstrou uma relação fecunda com temas mais complexos no processo de transformação da realidade, tais como: liberdade, moral e ética. A liberdade humana está assentada na relação estabelecida entre os condicionantes sociais, econômicos, políticos e culturais. Concluímos, como tese, que existe uma unidade entre aspectos afetivos - volitivos - cognitivos no desenvolvimento do autodomínio da conduta em um processo dialético que depende das relações sociais e do processo de desenvolvimento das funções psíquicas superiores. Portanto, não basta ter consciência das determinações sociais e históricas, uma vez que é preciso construir alternativas para que possamos não apenas desenvolver um autodomínio da conduta, mas construir caminhos que modifiquem as condições históricas alienantes.
ABSTRACT: This research is part of the research line "Human development, educational processes, and historical-cultural psychology" of the Graduate Program in Psychology at the State University of Maringá. The thesis refers to the theoretical-conceptual study of the category of "self-control of conduct" within historical-cultural psychology, focusing on the contributions of L. S. Vygotsky, A. N. Leontiev, and A. R. Luria, as well as their interlocutors. It poses the central research question: What is the contribution of historical-cultural psychology to understanding the phenomenon of self-control of conduct? Accordingly, the general objective is to systematize and articulate, from the perspective of historical-cultural psychology, the concept of self-control of conduct, using as a reference the relationship between affective, volitional, and cognitive aspects. The thesis is organized into five sections. The first presents syntheses and critiques of the thoughts of Descartes and Spinoza on affective, volitional, and cognitive aspects from the standpoint of historical-cultural psychology. The second explores the contribution of historical-dialectical materialism in discussing the ontological development of the social being, emphasizing labor in the human formation process and the dialectical constitution of the capacity to control behavior within the individual-society relationship. The third section outlines the fundamental bases of historical-cultural psychology, explaining how the process of self- regulation is actively constructed throughout development as human activity becomes more complex. The fourth section summarizes the critiques that historical-cultural theory makes of other psychological theories, highlighting their idealist and mechanistic aspects. Finally, the last section presents the research findings, revealing that the ability to master one's own behavior results from the social development of the psyche and that affective, volitional, and cognitive functions are central to mediating what constitutes self-control of conduct. It is emphasized that the process of self-control occurs in relation to nature, and through this interaction with the external world, the person transforms themselves. Concepts such as will, volitional act, and voluntariness are problematized, underscoring the importance of choice, decision-making, and the overcoming of obstacles inherent to volitional acts, which are understood as complex processes. Thus, the research demonstrated a fruitful connection with broader themes involved in transforming reality, such as freedom, morality, and ethics. Human freedom is grounded in the relationship established between social, economic, political, and cultural conditions. As a conclusion, this thesis asserts that there is a unity among affective, volitional, and cognitive aspects in the development of self-control of conduct, in a dialectical process that depends on social relations and the development of higher psychological functions. Therefore, mere awareness of social and historical determinations is not enough-it is necessary to build alternatives that not only foster the development of self-control but also transform alienating historical conditions in the society.
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Marilda Gonçalves Dias Facci
Tese (doutorado em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2025
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9178
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Renata Linhares_2025.pdf2,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.