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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9204
Autor(es): | Nunes, Lívia Daniela Gonçalves |
Orientador: | Facci, Marilda Gonçalves Dias |
Título: | "Estão me ouvindo?" : sentimentos de crianças acerca de suas dificuldades |
Banca: | Franco, Adriana de Fátima |
Banca: | Silva, Janaina Cassiano |
Palavras-chave: | Psicologia escolar e educacional;Unidade afeto-cognição;Psicologia histórico-cultural;Trajetórias escolares |
Data do documento: | 2025 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | NUNES, Lívia Daniela Gonçalves. "Estão me ouvindo?": sentimentos de crianças acerca de suas dificuldades. 2025. 197 f. Dissertação (mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2025, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: Em muitas escolas brasileiras, crianças estão sendo afetadas por obstáculos que não asseguram seus processos de escolarização. Os(as) profissionais da Psicologia Escolar têm sido provocados(as) a contribuir com o debate acerca dos modos de apropriação das aprendizagens pelas crianças. Revelar como as crianças estão vivenciando suas trajetórias escolares possibilita identificar as tramas, os dramas e potencialidades do cotidiano escolar. Este estudo buscou analisar, a partir da fala de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, os sentimentos que elas(es) têm em relação às dificuldades no processo de escolarização. Para este percurso investigativo realizamos uma pesquisa bibliográfica e empírica, e adotamos os pressupostos teóricos da Psicologia Histórico- Cultural, fundamentada no materialismo histórico-dialético. A pesquisa bibliográfica contemplou a revisão de literatura sobre a temática do fracasso escolar na base de dados SciELO, e possibilitou traçar um panorama do cenário sobre como as pesquisas, no campo da Psicologia, têm abordado as dificuldades no processo de escolarização de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Também realizamos uma revisão bibliográfica acerca das peculiaridades do desenvolvimento psíquico da criança à luz da Psicologia Histórico-Cultural, a fim de subsidiar a análise dos dados obtidos na pesquisa de campo, levando em consideração aspectos relacionados ao processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança e a unidade afeto-cognição. A pesquisa empírica foi realizada numa escola pública do Distrito Federal e envolveu a participação de oito estudantes, sendo quatro deles(as) matriculados no 3º ano do ensino fundamental e quatro estudantes no 5º ano. Os(as) estudantes cursavam pela segunda vez os referidos anos, pois não alcançaram os objetivos previstos no final do 1º e do 2º bloco de alfabetização. Foram realizadas oficinas com mediação estética e entrevistas semiestruturadas com as crianças. Também participaram da pesquisa os(as) integrantes da equipe pedagógica da escola e as mães/responsáveis pelas crianças. As crianças identificaram sentimentos, como tristeza, incapacidade, medo, entre outros, associados às dificuldades vivenciadas no processo de escolarização. Essas dificuldades são notadas por elas no momento da realização das tarefas e na reprovação. Durante as atividades com as crianças constatamos que a reprovação foi apontada como um dos acontecimentos mais marcantes em suas trajetórias escolares. É no ambiente doméstico que elas revelam seus sentimentos, levando-nos a inferir que elas não reconhecem a escola como um espaço no qual podem expor seus sentimentos relacionados aos obstáculos vivenciados na escolarização. Uma das formas para que seja assegurado o processo de escolarização e para que as práticas no contexto escolar promovam desenvolvimento e aprendizagem, levando em consideração a unidade afetivo-cognitiva, é a formação continuada dos(das) profissionais da educação. O(a) Psicólogo(a) Escolar poderá contribuir significativamente no contexto escolar, promovendo ações institucionais ancoradas nos pressupostos da Psicologia Histórico- Cultural, que contemplem a relação entre desenvolvimento da criança e aprendizagem, categorias essenciais para uma educação escolar alinhada ao desenvolvimento afetivo e com aprendizagens significativas ABSTRACT: In many Brazilian schools, children are being affected by obstacles that hinder their educational processes. School Psychology professionals have been prompted to contribute to the debate about the ways children acquire learning. Understanding how children experience their educational trajectories allows for the identification of the intricacies, challenges, and potentialities of school life. This study aimed to analyze, based on the speech of early elementary school students, the feelings they have regarding the difficulties they face in the schooling process. To conduct this investigation, we employed both bibliographic and empirical research and adopted the theoretical framework of Historical-Cultural Psychology, grounded in historical-dialectical materialism. The bibliographic research involved a literature review on the topic of school failure using the SciELO database, enabling us to outline a panorama of how research in the field of Psychology has addressed the difficulties in the schooling process of children in the early years of elementary school. Additionally, we conducted a bibliographic review addressing the peculiarities of children's psychic development through the lens of Historical-Cultural Psychology, providing a foundation for the analysis of data obtained during field research. This analysis considered aspects related to the child's development and learning process and the unity of affect and cognition. The empirical research was conducted at a public school in the Federal District, and involved the participation of eight students-four from the 3rd grade and four from the 5th grade of elementary school. These students were repeating their respective grades, as they had not achieved the expected objectives at the end of the 1st and 2nd literacy blocks. Workshops with aesthetic mediation and semi-structured interviews were conducted with the children. The research also involved members of the school's pedagogical team and the mothers or guardians of the children. The children identified feelings such as sadness, incapacity, and fear, among others, associated with the difficulties they experienced in the schooling process. These challenges were particularly evident to them during task completion and in situations of grade retention. During the activities with the children, grade retention was highlighted as one of the most significant events in their educational trajectories. The children revealed their feelings primarily in their home environments, leading us to infer that they did not perceive the school as a space to express emotions related to the obstacles they faced in their schooling process. One approach to ensuring the schooling process and fostering school practices that promote both development and learning while considering the affective-cognitive unity is the continued professional development of education professionals. School psychologists can contribute significantly to the school context by promoting institutional actions anchored in the principles of Historical-Cultural Psychology. Such actions should address the relationship between child development and learning, which are essential categories for a school education that fosters affective development and meaningful learning experiences |
Descrição: | Orientador: Profa.ª Dra.ª Marilda Gonçalves Dias Facci Dissertação (mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2025 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9204 |
Aparece nas coleções: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
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