Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9213
Autor(es): Barros, Luiza Maria Soares
Orientador: Facci, Marilda Gonçalves Dias
Título: A psicologia e a concepção de formação humana na perspectiva da psicologia histórico-cultural
Banca: Urt, Sônia da Cunha
Banca: Leal, Zaíra Fátima de Rezende Gonzalez
Palavras-chave: Formação humana;Psicologia;Psicologia histórico-cultural;Materialismo histórico - Dialético
Data do documento: 2025
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: BARROS, Luiza Maria Soares. A psicologia e a concepção de formação humana na perspectiva da psicologia histórico-cultural. 2025. 138 f Dissertação (mestrado em Psicologia)--Universidade Estadual de Maringá, 2025, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é compreender a concepção de formação humana, à luz da psicologia histórico-cultural, com o propósito de discutir a importância dessa concepção para atuação profissional nas diversas áreas da psicologia. Trata-se de estudo teórico, discutindo temática que permeia conhecimentos desenvolvidos na linha de pesquisa "Desenvolvimento Humano, Processos Educativos e psicologia histórico-cultural", do Programa de Pós- Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. Partimos da essencialidade de compreender o ser humano sócio-histórico que somos e a humanidade que é produzida socialmente, como preconiza a psicologia histórico-cultural. Para a psicologia vigotskiana é na relação entre a realidade objetiva e a subjetividade que o indivíduo se produz humano, o ser que se manifesta na particularidade das relações sociais, constituindo a universalidade humanogenérica. A concepção de formação humana foi desmembrada em três trajetórias: a evolução biológica do animal ao ser humano, o percurso sócio-histórico do ser primitivo ao ser cultural e o desenvolvimento do indivíduo como processo humano genérico. Na primeira seção apresentamos o primeiro passo da investigação que foi a elaboração de uma síntese teórica sobre o tema formação humana, a partir de obras de Marx e Engels e autores contemporâneos, sustentada no materialismo histórico e dialético, que é o fundamento teórico metodológico da psicologia histórico-cultural. Nesta perspectiva, formação humana resulta de um processo que se constitui ao longo da história dos indivíduos e da humanidade, sendo expressão e resultado da história social, da atividade humana objetivada, ou seja, do trabalho. A segunda seção apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica para identificar a presença do tema da formação humana na área da psicologia, em produções teóricas contemporâneas. Nas bases Capes, SciELO, BVS e BVS-psi, encontramos 32 produções entre artigos e dissertações e, tendo como referência as três trajetórias delineadas na seção 1, identificamos nos trabalhos o ponto de partida das discussões, no que se refere às trajetórias: são 22 a partir do desenvolvimento individual, 8 do sócio-histórico e 2 da evolução biológica. Ainda que os autores façam menção a outras trajetórias e nem todos se limitem a um único foco, esse resultado produz reflexões sobre a importância dessa concepção na psicologia, uma questão central dessa pesquisa. A seção 3 apresenta elementos do processo de formação humana, a partir da psicologia histórico-cultural, focando nos seguintes temas: o desenvolvimento das funções psíquicas superiores e a periodização do desenvolvimento psíquico, distinguindo o animal do ser cultural e evidenciando a relação entre atividade e formação humana, respectivamente. A partir da pesquisa realizada na dissertação compreendemos que o tema da formação humana se mostra essencial para todas as áreas de atuação da psicologia. Em tempos de desumanidade neofascista, necessitamos ampliar o conhecimento sobre a realidade social e aqui propomos que seja em fundamentos marxianos, insuperáveis na condição de análise da sociedade que existe sob o modo capitalista de produção da vida. A visão dialética e materialista da psicologia histórico-cultural possibilita produzir reflexão fértil acerca desta ciência na unidade entre fenômenos naturais e sociais. Na função mediadora, a psicologia acessa o cerne das relações sociais, uma condição privilegiada para enfrentar de perto o sofrimento e o adoecimento psíquico, a miséria, a desigualdade, a devastação ambiental, a sociedade adoecida, fenômenos que se manifestam em indivíduos e grupos que demandam sua atuação. Reafirmamos a possibilidade de contribuir para uma psicologia científica, política, inclusiva e transformadora na direção de uma vida mais humana.
Abstract: The overarching goal of this research is to explore the concept of human development through the lens of historical-cultural psychology, aiming to highlight its relevance to professional practice across the diverse fields of psychology. This is a theoretical study, discussing a theme that permeates knowledge developed in the research line "Human Development, Educational Processes, and Historical-Cultural Psychology," within the Graduate Program in Psychology at the State University of Maringá. This study begins with the essential task of understanding the socio-historical nature of human beings and the socially produced character of humanity, as emphasized by historical-cultural psychology. From a Vygotskian perspective, it is through the dialectical relationship between objective reality and subjectivity that the individual becomes human - a being shaped by the particularities of social relations, thus forming the humangeneric universality. The concept is structured around three developmental trajectories: (1) thebiological evolution from animal to human; (2) the socio-historical transformation from primitive being to cultural being; and (3) the individual's development as a manifestation of generic human processes.The first section outlines the initial phase of the research: the development of a theoretical synthesis on the concept of human development, drawing on the works of Marx and Engels as well as contemporary authors. This synthesis is grounded in historical and dialectical materialism, the methodological and theoretical foundation of historical-cultural psychology. Within this framework, human development is conceived as a historical process shaped by the social history of individuals and humanity, expressed and realized through objectified human activity - namely, labor. The second section presentes findings from a bibliographic review aimed at identifying how the theme of human development appears in contemporary psychological literature. Across databases such as Capes, SciELO, BVS, and BVS-Psi, 32 publications - including articles and dissertations - were identified. Using the three previously defined trajectories as reference points, we found that 22 works approach the topic from the perspective of individual development, 8 from a socio-historical perspective, and 2 from the standpoint of biological evolution. Although many authors reference more than one trajectory, and some adopt integrative approaches, these findings prompt critical reflection on the role and significance of this concept in psychology - a core concern of this study.Section three delves into specific elements of the human development process within historical-cultural psychology, focusing on two central topics: the development of higher psychological functions and the periodization of psychological development. These dimensions help distinguish the human from the animal and underscore the interdependence between human activity and the process of becoming. The findings of this dissertation underscore the essential role of the human development concept across all areas of psychological practice. In the face of contemporary neofascist dehumanization, it is imperative to deepen our understanding of social reality. We argue that this should be grounded in Marxist foundations, which remain unsurpassed in their capacity to analyze societies operating under capitalist modes of production. The dialectical and materialist approach of historical-cultural psychology offers a powerful framework for reflecting on psychology's position at the intersection of natural and social phenomena.In its mediating role, psychology is uniquely positioned to access the core of social relations - an essential vantage point from which to confront psychic suffering, illness, inequality, environmental degradation, and widespread societal distress. These are realities manifested in both individuals and collectives that call for psychological engagement. This research reaffirms the potential of contributing to a psychology that is scientific, political, inclusive, and transformative - one that advances a more humanized life.
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Marilda Gonçalves Dias Facci.
Dissertação (mestrado em Psicologia)-Universidade Estadual de Maringá, 2025
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9213
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Luiza Maria Soares Barros_2025.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.