Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9217
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBatista, Michel Corcipt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Luanapt_BR
dc.date.accessioned2025-08-12T19:37:45Z-
dc.date.available2025-08-12T19:37:45Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.citationGONÇALVES, Luana. Percepções de professores de física da rede pública paranaense sobre a implementação da disciplina de física no novo ensino médio. 2025. 124 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2025, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9217-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Michel Corci Batistapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2025pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Após a aprovação e instauração da reforma no ensino médio no Brasil, um clima de mudanças tomou conta da educação. A medida aprovada instituiu um cenário que trouxe revoluções para as escolas brasileiras, desde a inserção de uma maior carga horária, o surgimento dos chamados itinerários formativos até uma nova estrutura e divisão das disciplinas nas etapas do ensino médio. Além disso, nesse mesmo período, foi instituída a nova Base Nacional Comum Curricular para as etapas do ensino médio, responsável por reger todo o currículo e os exames. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar e compreender quais são as percepções dos professores de Física sobre a disposição da disciplina após a implementação do Novo Ensino Médio nas escolas da região do Paraná. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e tem caráter tanto descritivo quanto exploratório. Para isso, foi realizada uma busca sistemática na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações com o intuito de encontrar os trabalhos que já foram desenvolvidos sobre o tema. Além disso, para obter respostas para o objetivo do estudo, foram realizadas entrevistas com docentes das escolas da região de egressos do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da Universidade Tecnológica Federal do campus de Campo Mourão. Para a análise das entrevistas, foi aplicado o método de análise categorial de Bardin, com o auxílio do software de análises textuais IRaMuTeC. Com base nisso, foi possível determinar que a percepção dos professores abrange perspectivas sobre os encaminhamentos das aulas, uma vez que estas são entregues prontas aos docentes para aplicação em sala, sobre a estruturação e divisão da disciplina de Física nas etapas do ensino médio, com a ausência da disciplina em uma das séries, a plataformização do currículo, a demanda por tecnologias e, também, o anseio por aumento dos índices de desempenho educacional. Nesse sentido, a pesquisa é relevante por possuir um embasamento teórico sobre o surgimento do ensino de Ciências no Brasil, até o momento da aprovação da reforma do novo ensino médio, permitindo estabelecer relações com os trabalhos já existentes e as implicações e percepções coletadas dos professores presentes em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: After the approval and implementation of the reform in secondary education in Brazil, a climate of change took over education. The approved measure instituted a scenario that brought revolutions to Brazilian schools, from the inclusion of a greater workload, the emergence of the so-called formative itineraries to a new structure and division of subjects in the stages of secondary education. In addition, in this same period, the new National Common Curricular Base was instituted for the stages of secondary education, responsible for governing the entire curriculum and exams. Thus, the present study aims to investigate and understand the perceptions of Physics teachers about the layout of the subject after the implementation of the New Secondary Education in schools in the region of Paraná. The research is characterized as qualitative and has both a descriptive and exploratory nature. To this end, a systematic Search was carried out in the Digital Library of Theses and Dissertations in order to find works that have already been developed on the subject. Furthermore, in order to obtain answers for the study objective, interviews were conducted with teachers from schools in the region Where graduates of the National Professional Master's Degree in Physics Teaching (MNPEF) of the Federal Technological University of Campo Mourão campus had graduated. To analyze the interviews, Bardin's categorical analysis method was applied, with the aid of the textual analysis software IRaMuTeC. Based on this, it was possible to determine that the teachers' perceptions include perspectives on the direction of classes, since these are delivered ready to teachers for application in the classroom, on the structuring and division of the Physics discipline into the stages of high school, with the absence of the discipline in one of the grades, the platformization of the curriculum, the demand for technologies and, also, the desire to increase educational performance rates. In this sense, the research is relevant because it has a theoretical basis on the emergence of Science teaching in Brazil, up until the approval of the reform of the new high school, allowing for the establishment of relationships with existing work and the implications and perceptions collected from teachers present in the classroom.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectFísica - Estudo e ensino - Ensino médiopt_BR
dc.subjectProfessores de física - Paraná (Estado)pt_BR
dc.subjectFísica - Ensino Médio - Currículopt_BR
dc.subject.ddc530.07pt_BR
dc.titlePercepções de professores de física da rede pública paranaense sobre a implementação da disciplina de física no novo ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Nesi, Elisangela Rovaris-
dc.contributor.referee2Gomes, Luciano Carvalhais-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática-
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical124 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Matemática-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Luana Goncalves_2025.pdf4,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.