Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9218
Autor(es): Rodrigues, Rosinei
Orientador: Ortêncio Filho, Henrique, 1977-
Título: Ambiente e qualidade de vida : uma proposta de integração nas aulas de ciências
Banca: Vidotti, Ana Paula
Banca: Batista, Michel Corci
Palavras-chave: Ensino de ciências;Paisagem - Saúde;Natureza;Bem-estar;Atividades à campo
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: RODRIGUES, Rosinei. Ambiente e qualidade de vida: uma proposta de integração nas aulas de ciências. 2019. 88 f. Dissertação (mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2019 , Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A escola tem se tornado um rico espaço de formação, e dessa forma é possível por meio do Ensino de Ciências estimular um novo estilo de vida, com práticas de bem-estar com o foco direcionado ao "Ambiente e Qualidade de Vida". Assim, o estudo teve como objetivo investigar as concepções dos alunos sobre Ambiente e Qualidade de Vida, por meio entrevistas semiestruturadas inicial e final, aulas teórico-práticas dentro e fora do espaço escolar, com os alunos de um oitavo ano, do Ensino Fundamental anos finais, de um colégio público do Município de Goioerê no Noroeste do Paraná. Os dados foram fundamentados por meio de revisão bibliográfica. A pesquisa foi dividida em quatro capítulos, sobre questões ligadas ao Ambiente e Qualidade de Vida, numa proposta de integração nas aulas de Ciências. O trabalho foi desenvolvido com 18 alunos, por meio de pesquisa qualitativa participante, levando em consideração os seguintes aspectos: as aulas de Ciências, meio ambiente e a qualidade de vida dos estudantes, o ambiente natural e o diálogo com o corpo, as práticas de bem-estar, vida saudável e ambiente saudável, práticas cotidianas dos estudantes em prol da qualidade de vida e conservação ambiental. Posteriormente, foram realizadas oficinas teórico-práticas numa Sequência Didática, sobre os conteúdos curriculares propostos, dentro e fora do espaço escolar. Após as oficinas, nova entrevista foi promovida a fim de comparar as concepções dos alunos, antes e depois da aplicação teórico-prática, com o mesmo teor e com os mesmos alunos que já haviam participado. De acordo com os resultados e o conhecimento do senso comum presente nas respostas de alguns alunos, como por exemplo, quando foi perguntado se interagem com o meio? Em algumas respostas entendeu-se que interagir é quando cuida do meio, confirmando assim as concepções que o aluno traz do seu cotidiano. Após a aplicação das oficinas teórico-práticas e da entrevista semiestruturada final, observou-se que os alunos agregaram o conhecimento elaborado, quando a resposta para a mesma pergunta, foi que, interagir com o meio é estar em contato com a natureza, praticar esportes e respirar ar puro e andar descalço. As respostas em geral estavam em concordância com a pergunta, o que colaborou para que ficasse comprovado o processo ensino aprendizagem nas aulas de Ciências, atingindo os objetivos propostos nesta pesquisa que é a apropriação dos alunos sobre as concepções de Ambiente e Qualidade de Vida, e os resultados foram alcançados. Acredita-se que a Sequência Didática sobre a mesma temática pode ser inserida no Plano de Trabalho Docente da disciplina de Ciências
ABSTRACT: The school has become a rich space for training, and thus it is possible through Science Teaching to stimulate a new way of life, with wellness practices focused on the "Environment and Quality of Life". The purpose of this study was to investigate students' conceptions about Environment and Quality of Life, through initial and final semistructured interviews, theoretical and practical classes inside and outside the school, with eighth grade students, elementary school years final, of a public school in the Municipality of Goioerê in the Northwest of Paraná. The data were based on bibliographic review. The research was divided in four chapters, on issues related to the Environment and Quality of Life, in a proposal of integration in the classes of Sciences. The work was developed with 18 students, through a participatory qualitative research, taking into consideration the following aspects: Science classes, environment and students' quality of life, the natural environment and the dialogue with the body, the practices of well-being, healthy living and healthy environment, students' daily practices for quality of life and environmental conservation. Subsequently, theoretical-practical workshops were conducted in a Didactic Sequence, about the curricular contents proposed, inside and outside the school space. After the workshops, a new interview was conducted in order to compare the students' conceptions, before and after the theoretical-practical application, with the same content and with the same students who had already participated. According to the results and knowledge of common sense present in the responses of some students, such as when asked if they interact with the environment? In some answers it was understood that interacting is when he takes care of the environment, thus confirming the student's conceptions of his daily life. After the application of the theoretical-practical workshops and the final semistructured interview, it was observed that the students added the knowledge elaborated, when the answer to the same question was that, to interact with the environment is to be in contact with nature, to practice sports and breathe fresh air and walk barefoot. The answers were generally in agreement with the question, which helped to prove the learning teaching process in the science classes, reaching the objectives proposed in this research that is the appropriation of students about the concepts of Environment and Quality of Life, and the results were achieved. It is believed that the Didactic Sequence on the same theme can be inserted in the Teaching Work Plan of the Science discipline
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Henrique Ortêncio Filho
Dissertação (mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9218
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Rosinei Rodrigues_2019.pdf3,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.