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Autor(es): Favreto, Elemar Kleber
Orientador: Silva, Josie Agatha Parrilha da
Título: Renovação epistemológica e tecnociência : diretrizes para uma educação disruptiva em ciências da natureza na UERR
Banca: Silva, Josias Ferreira da
Banca: Batista, Michel Corci
Banca: Gardelli, Daniel
Banca: Bastos Filho, Jenner Barreto
Palavras-chave: Epistemologia;Ciências da natureza;Tecnociência;Currículo - Ensino de ciências;Ciências - Estudo e ensino
Data do documento: 2025
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: FAVRETO, Elemar Kleber. Renovação epistemológica e tecnociência: diretrizes para uma educação disruptiva em ciências da natureza na UERR. 2025. 177 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2025, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A Tecnociência, que emergiu como um movimento de renovação epistemológica na segunda metade do século XX, provocou uma transformação profunda na inter-relação entre Ciência, Tecnologia, Política, Mercado e outros aspectos da vida social contemporânea. No entanto, o Ensino de Ciências no século XXI ainda não conseguiu assimilar completamente essa transformação, permanecendo vinculado a uma epistemologia dogmática e fragmentada, profundamente enraizada nas tradições cartesianas e positivistas do século XX. Essa limitação dificulta, em muitos aspectos, a compreensão da complexidade inerente ao mundo atual. Diante desse cenário, a presente tese, estruturada no formato multipaper, propõe-se a investigar o seguinte problema: Como incorporar o pensamento complexo ao movimento de renovação epistemológica inaugurado pela Tecnociência, de modo a orientar uma mudança significativa na formação de professores de ciências, resultando em uma transformação disruptiva no curso de Ciências da Natureza da Universidade Estadual de Roraima? O objetivo geral da pesquisa é: Desenvolver diretrizes epistemológicas que integrem o pensamento complexo ao movimento de renovação epistemológica inaugurado pela Tecnociência e que orientem uma transformação disruptiva na formação de professores de ciências, com foco na implementação de mudanças significativas no curso de Ciências da Natureza da Universidade Estadual de Roraima. Metodologicamente, cada capítulo da tese segue uma abordagem própria, utilizando diferentes trajetos metodológicos, como pesquisa bibliográfica, levantamento de estado da arte e estudo de caso. Todos os estudos realizados nesta tese são guiados por uma abordagem qualitativa, que serve como fio condutor da investigação. O eixo central de argumentação, que conecta os diferentes textos produzidos, transita em torno da tese de que a necessária renovação epistemológica na educação científica pode ser fomentada através de nove diretrizes epistemológicas propostas, que buscam formar professores de ciências mais alinhados com as demandas contemporâneas, principalmente com as ideias de complexidade e Tecnociência. A tese está estruturada em quatro capítulos/artigos. O primeiro capítulo analisa o impacto dos movimentos de renovação epistemológica na construção e validação do conhecimento científico, destacando a importância da Tecnociência no diálogo sobre a complexidade do século XXI. O segundo capítulo explora as percepções sobre a inter-relação entre as renovações epistemológicas e o desenvolvimento de novos processos epistêmicos no Ensino de Ciências, por meio de uma revisão do estado da arte. O terceiro capítulo busca desenvolver diretrizes epistemológicas que integrem o pensamento complexo e a Tecnociência, com o objetivo de melhorar a formação de professores de ciências e promover uma visão crítica do conhecimento tecnocientífico. O quarto capítulo apresenta um estudo de caso do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Estadual de Roraima, focando na abordagem inter e transdisciplinar adotada e integrando as diretrizes epistemológicas desenvolvidas na pesquisa. Os resultados indicam que as diretrizes epistemológicas propostas podem conduzir o Ensino Superior a uma educação científica disruptiva, capaz de transcender a lógica linear e fragmentada, promovendo uma compreensão profunda dos fenômenos complexos, especialmente da Tecnociência. A inter e a transdisciplinaridade são fundamentais para essa transformação, proporcionando uma visão integrada e contextualizada dos problemas e desafios atuais
ABSTRACT: Technoscience, which emerged as an epistemological renewal movement in the second half of the 20th century, has brought about a profound transformation in the interrelationships between Science, Technology, Politics, the Market, and other aspects of contemporary social life. However, Science Education in the 21st century has not yet fully assimilated this transformation, remaining tied to a dogmatic and fragmented epistemology deeply rooted in the Cartesian and positivist traditions of the 20th century. This limitation hinders, in many ways, the understanding of the complexity inherent in today's world. Given this context, this thesis, structured in a multipaper format, seeks to investigate the following problem: How can complex thinking be incorporated into the epistemological renewal movement initiated by Technoscience to guide a significant change in the training of Science teachers, resulting in a transformative shift in the Natural Sciences program at the State University of Roraima? The main objective of this research is to develop epistemological guidelines that integrate complex thinking into the epistemological renewal movement initiated by Technoscience, thereby guiding a transformative shift in the training of Science teachers and leading to significant changes in the Natural Sciences program at the State University of Roraima. Methodologically, each chapter of the thesis employs its own approach, utilizing various methodological paths, such as bibliographic research, state-of-the-art surveys, and case studies. All studies conducted in this thesis follow a qualitative approach, which serves as the guiding thread of the investigation. The central axis of the argumentation that connects the various texts produced in this thesis revolves around the assertion that the necessary epistemological renewal in science education can be fostered through nine proposed epistemological guidelines. These guidelines aim to train Science teachers in alignment with contemporary demands, particularly in relation to the ideas of complexity and Technoscience. The thesis is structured into four chapters/articles. The first chapter analyzes the impact of epistemological renewal movements on the construction and validation of scientific knowledge, emphasizing the importance of Technoscience in the discourse on the complexity of the 21st century. The second chapter explores perceptions of the relationship between epistemological renewals and the development of new epistemic processes in Science Education through a review of the state of the art. The third chapter develops epistemological guidelines that integrate complex thinking and Technoscience, with the aim of improving Science teacher training and promoting a critical view of Technoscientific knowledge. The fourth chapter presents a case study of the Natural Sciences Degree Program at the State University of Roraima, focusing on the interdisciplinary and transdisciplinary approach adopted, and integrating the epistemological guidelines developed in the research. The results indicate that the proposed epistemological guidelines have the potential to lead Higher Education toward a disruptive form of science education, one that transcends linear and fragmented approaches and fosters a deeper understanding of complex phenomena, particularly Technoscience. Interdisciplinarity and transdisciplinarity are fundamental to this transformation, providing an integrated and contextualized perspective on current problems and challenges
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Josie Agatha Parrilha da Silva
Coorientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2025
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9224
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

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