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Autor(es): Silva, Rafael Machado da
Orientador: Proença, Marcelo Carlos de
Título: Educação estatística em um 5° ano do ensino fundamental : um estudo via resolução de problemas
Banca: Guimarães, Gilda Lisbôa
Banca: Moraes, João Carlos Pereira de
Banca: Barroso, Mariana Moran
Banca: Batista, Michel Corci
Palavras-chave: Educaçao matemática - Ensino fundamental - Anos iniciais;Matemática - Estudo e ensino;Educaçao estatística - Ensino fundamental - Anos iniciais;Letramento estatístico
Data do documento: 2025
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SILVA, Rafael Machado da. Educação estatística em um 5° ano do ensino fundamental: um estudo via resolução de problemas. 2025. 116 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2025, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O presente estudo, de natureza qualitativa, possui como questão de pesquisa: Que compreensões alunos de um 5° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental demonstram sobre organização, síntese e apresentação de dados, ao resolverem situações de Estatística no contexto do Ensino via Resolução de Problemas? Objetivamos, portanto, analisar as possíveis dificuldades dos alunos na organização, síntese e apresentação de dados, bem como analisar e apresentar as compreensões dos alunos acerca de organização, síntese e apresentação de dados. Para tanto, foi elaborada e implementada uma proposta de ensino em uma turma de 20 alunos do 5° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola pública do Estado do Paraná. Para a elaboração da proposta e suas análises, utilizamos base teórica os pressupostos teóricos do Ensino via Resolução de Problemas, baseado em quatro etapas de organização do ensino, bem como os conceitos da Educação Estatística. Os resultados evidenciam dificuldades iniciais: a) com a aplicação dos conceitos de organização, pois a maneira que os dados estavam dispostos na situação apresentada gerou dificuldades; b) na síntese, os alunos demonstraram ter hábito de resumir quantidades a números; c) e, na apresentação, eles sabem ler gráficos, porém não sabem olhar para os dados e transformá-los em gráfico. Ao longo da implementação das demais etapas da proposta de ensino, essas dificuldades foram se mostrando superadas com um avanço na compreensão e aplicação desses conceitos estatísticos pelos alunos, sobretudo sua utilização para resolver as situações. A dificuldade de lidar com grandes volumes de dados já é destacada na literatura, e vimos que os alunos de nosso estudo, a princípio, também apresentaram essas dificuldades, mas com seus conhecimentos prévios e a devida orientação do professor, ao longo da proposta, o conteúdo foi se estruturando. Sobre a habilidade de organização, os alunos compreenderam que os dados precisam ter uma organização, uma estrutura clara de como os dados estão dispostos, ou como organizar de acordo com o que representam os dados; a demonstração da habilidade de síntese foi aprimorada, ao longo das etapas, evoluindo de um simples agrupamento e culminado na transnumeração; quanto à apresentação, vimos que a leitura e interpretação de gráficos não foram um obstáculo. Assim, em nossas considerações, podemos dizer que a proposta baseada no Ensino via Resolução de Problemas, apoiada nas quatro etapas de organização de ensino, auxiliou na aprendizagem dos alunos, alinhada com os pressupostos teóricos da Educação Estatística, o que contribuiu para que os alunos se sentissem parte integrante do processo de ensino e aprendizagem
ABSTRACT: This qualitative study is guided by the following research question: What understandings do 5th-grade students in the early years of elementary education demonstrate regarding the organization, synthesis, and presentation of data when solving statistical problems in the context of Problem-Based Learning?The objective is to analyze the students' potential difficulties in organizing, synthesizing, and presenting data, as well as to identify and describe their understandings of these concepts. To achieve this, a teaching proposal was designed and implemented with a group of 20 students from the 5th grade of a public elementary school in the state of Paraná, Brazil.The design and analysis of the proposal were based on theoretical assumptions of Problem-Based Learning, structured around four stages of instructional organization, and on key principles of Statistical Education. The results revealed initial difficulties: (a) in organizing data, as the arrangement of information in the proposed tasks caused confusion; (b) in synthesizing data, as students tended to summarize quantities merely as numbers; and (c) in data presentation, as students were able to read graphs but struggled to convert data into graphical form.As the instructional stages progressed, these difficulties were gradually overcome. Students showed increased understanding and improved application of statistical concepts, especially when used to solve the proposed problems. The literature highlights the challenge of working with large volumes of data, which was also observed among the participants at the beginning of the study. However, supported by prior knowledge and proper teacher guidance, students were able to build and consolidate their understanding throughout the process. Regarding data organization, students understood the need for structured arrangements and clarity in representation. Their ability to synthesize data improved, evolving from basic grouping to transnumeration. In terms of data presentation, interpreting and reading graphs did not represent a significant obstacle. Thus, it is concluded that the teaching proposal based on Problem-Based Learning, supported by the four stages of instructional organization, contributed to students' learning. It aligned with the theoretical principles of Statistical Education and helped students become active participants in the teaching and learning process
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Marcelo Carlos de Proença
Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2025
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9236
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

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