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dc.contributor.advisorBatista, Michel Corcipt_BR
dc.contributor.authorVieira, Taisy Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2025-09-03T15:13:49Z-
dc.date.available2025-09-03T15:13:49Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.citationVIEIRA, Taisy Fernandes. Um estudo da astronomia na 1ª série do ensino médio paranaense após a implementação da BNCC. 2025. 134 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2025, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9241-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Michel Corci Batistapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2025pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A tese em questão aborda o ensino de Astronomia no Ensino Médio, situando-se no contexto das recentes mudanças curriculares promovidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil, ou seja, esse estudo se insere em um cenário educacional em transformação, em que a Astronomia é integrada ao currículo de Física, exigindo novos olhares, novas abordagens pedagógicas e o desvencilhar de um sistema plataformizado imposto aos professores no estado do Paraná. A tese busca compreender como essas mudanças são refletidas na prática docente e quais são as dificuldades enfrentadas pelos professores na implementação desses conteúdos. Nessa perspectiva o objetivo desta tese constitui-se em compreender os aspectos que norteiam o ensino de Astronomia na 1ª série do Ensino Médio paranaense, bem como as contribuições de uma proposta didática para o ensino da Astronomia, fundamentada na perspectiva epistemológica de Robert Gagné, implementada na 1ª série do Ensino Médio de uma instituição pública da região centro-oeste do estado do Paraná. A pesquisa é dividida em cinco etapas, e adota uma abordagem qualitativa do tipo descritiva em suas quatro primeiras etapas sendo essas realizadas por meio da análise documental, tendo como corpus Teses e Dissertações que apresentaram nos títulos ou nas palavras-chave os termos "Astronomia" e "Ensino Médio", bem como os documentos oficiais federais e estaduais que regem o ensino de Astronomia no Ensino Médio. A quinta e última etapa constituiu-se da implementação de uma proposta didática de Astronomia na 1ª série do Ensino Médio em dois momentos distintos (em 2021, durante a pandemia, implementada na modalidade online e, em 2023 implementada na modalidade presencial), essa se constitui como uma pesquisa de campo translacional do tipo observação participante, tendo como corpus de análise questionários e diário de campo, permitindo uma abordagem quantitativa. Os referenciais para a interpretação dos dados das quatro primeiras etapas da pesquisa pautaram-se na análise de conteúdo e nas fases analíticas para interpretação de dados qualitativos, já para a quinta etapa utilizou-se da estatística descritiva para interpretar os dados. Os resultados indicam que, embora a Astronomia seja reconhecida como um componente importante do currículo de Física, sua implementação enfrenta desafios significativos, como a falta de formação específica dos professores e recursos didáticos adequados. As práticas pedagógicas variam amplamente, com alguns educadores adotando abordagens inovadoras, enquanto outros permanecem presos a métodos tradicionais. A pesquisa também destaca a necessidade de maior apoio institucional e formação continuada para os professores, a fim de garantir uma educação científica de qualidade. Pode-se dizer que os achados dessa tese contribuem para o entendimento das práticas de ensino de Astronomia no Ensino Médio, oferecendo insights valiosos para a melhoria das políticas educacionais e da formação docente. Como perspectiva para trabalhos futuros pode-se implementar a proposta didática avaliada nesta tese na formação continuada dos professores de Física, a fim de incentivar a reflexão crítica sobre a prática docente e promover a autonomia dos professores na escolha de metodologias que atendam às necessidades específicas de seus alunos, se libertando das plataformas que só permitem uma racionalidade técnicapt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This thesis addresses the teaching of astronomy in high school, situated in the context of recent curricular changes promoted by the National Common Curricular Base (BNCC) in Brazil. In other words, this study is part of a changing educational scenario, in which Astronomy is integrated into the Physics curriculum, requiring new perspectives, new pedagogical approaches and the breaking away from a platformized system imposed on teachers in the state of Paraná. The thesis seeks to understand how these changes are reflected in teaching practice and what are the difficulties faced by teachers in implementing these contents. From this perspective, the objective of this thesis is to understand the aspects that guide the teaching of Astronomy in the 1st year of high school in Paraná, as well as the contributions of a didactic proposal for the teaching of Astronomy, based on the epistemological perspective of Robert Gagné, implemented in the 1st year of high school in a public institution in the central-west region of the state of Paraná. The research is divided into five stages and adopts a qualitative descriptive approach in its first four stages, which are carried out through documentary analysis, having as corpus Theses and Dissertations that presented in the titles or keywords the terms "Astronomy" and "High School", as well as the official federal and state documents that govern the teaching of Astronomy in High School. The fifth and final stage consisted of the implementation of a didactic proposal for Astronomy in the 1st year of High School in a public institution in the central-west region of the state of Paraná at two different times (in 2021, during the pandemic, implemented online and, in 2023, implemented in person). This constitutes a translational field research of the participant observation type, having as corpus of analysis questionnaires and field diary, allowing a quantitative approach. The references for interpreting the data from the first four stages of the research were based on content analysis and analytical phases for interpreting qualitative data. For the fifth stage, descriptive statistics were used to interpret the data. The results indicate that, although Astronomy is recognized as an important component of the Physics curriculum, its implementation faces significant challenges, such as the lack of specific teacher training and adequate teaching resources. Pedagogical practices vary widely, with some educators adopting innovative approaches, while others remain stuck in traditional methods. The research also highlights the need for greater institutional support and continued training for teachers in order to ensure quality science education. It can be said that the findings of this thesis contribute to the understanding of Astronomy teaching practices in high school, offering valuable insights for improving educational policies and teacher training. As a perspective for future work, the didactic proposal evaluated in this thesis can be implemented in the continuing education of Physics teachers, in order to encourage critical reflection on teaching practice and promote teachers' autonomy in choosing methodologies that meet the specific needs of their students, freeing themselves from platforms that only allow technical rationalitypt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação em astronomiapt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectProposta didáticapt_BR
dc.subjectParaná (Estado). Secretaria de Educaçãopt_BR
dc.subject.ddc520.7pt_BR
dc.titleUm estudo da astronomia na 1ª série do ensino médio paranaense após a implementação da BNCCpt_BR
dc.title.alternativeA study of astronomy in the 1st grade of high school in Parana after the implementation of the BNCCpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Santos, Oscar Rodrigues dos-
dc.contributor.referee2Gomes, Ederson Carlos-
dc.contributor.referee3Fusinato, Polonia Altoé-
dc.contributor.referee4Neves, Marcos Cesar Danhoni, 1963--
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática-
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical134 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Matemática-
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

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