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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHernandez, Fernanda Diniz de Melopt_BR
dc.contributor.authorAlberti, Marcelo Augusto de Oliveirapt_BR
dc.contributor.otherAragão, Gleiciane da Silvapt_BR
dc.contributor.otherMartins, Rodrigopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringá. Departamento de Matemática. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional PROFMATpt_BR
dc.date.accessioned2025-08-26T11:51:00Z-
dc.date.available2025-08-26T11:51:00Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9242-
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Fernanda Diniz de Melo Hernandezpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional PROFMAT, 2025pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação investiga a matemática subjacente ao jogo dos três montes, um truque de cartas tradicional, demonstrando como conceitos matemáticos fundamentais podem ser utilizados para explicar seu funcionamento. O trabalho apresenta três abordagens distintas para analisar o comportamento das cartas: através de funções compostas, função maior inteiro e logaritmos. Demonstra-se que, após três iterações, uma carta escolhida entre 21 cartas sempre converge para a posição central, independentemente de sua posição inicial. O estudo estabelece uma relação entre o número de cartas e o número mínimo de iterações necessárias para identificar a carta escolhida, expressa pela fórmula dlog3 ne. Além da análise matemática, o trabalho propõe uma abordagem pedagógica utilizando o jogo como ferramenta didática, oferecendo uma alternativa lúdica e interativa para o ensino de conceitos matemáticos complexos no ensino médio. Esta pesquisa contribui para o campo da educação matemática ao estabelecer conexões entre a matemática teórica e suas aplicações práticas, promovendo uma aprendizagem mais significativa e envolvente.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation investigates the mathematics behind the three piles game, a traditional card trick, demonstrating how fundamental mathematical concepts can be used to explain its operation. The work presents three distinct approaches to analyze the behavior of cards: through composite functions, greatest integer function, and logarithms. It demonstrates that after three iterations, a card chosen from 21 cards always converges to the central position, regardless of its initial position. The study establishes a relationship between the number of cards and the minimum number of iterations required to identify the chosen card, expressed by the formula dlog3 ne. Beyond mathematical analysis, the work proposes a pedagogical approach using the game as a didactic tool, offering a playful and interactive alternative for teaching complex mathematical concepts in high school. This research contributes to the field of mathematics education by establishing connections between theoretical mathematics and its practical applications, promoting more meaningful and engaging learning.pt_BR
dc.format.extentiv, 51 f. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectJogo dos três montespt_BR
dc.subjectFunções compostaspt_BR
dc.subjectLogaritmospt_BR
dc.subjectMatemática discretapt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectJogos - Matemáticapt_BR
dc.subject.ddc510.7pt_BR
dc.titleA matemática da mágica do jogo dos três montespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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