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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9277
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Starepravo, Fernando Augusto | pt_BR |
dc.contributor.author | Tasca, Layane Castiglioni | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-05T23:06:26Z | - |
dc.date.available | 2025-09-05T23:06:26Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.citation | TASCA, Layane Castiglioni. Esporte educacional: um olhar a partir dos agentes implementadores de uma política de esporte em Paranavaí- Paraná . 2024. 297 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2024, Maringá, PR. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9277 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Fernando Augusto Starepravo | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2024 | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: O esporte educacional é uma abordagem do esporte que enfatiza o desenvolvimento integral dos indivíduos, especialmente crianças e jovens, através da prática esportiva. Na Política Pública sua definição mantém-se envolvido em controvérsias. Sendo que, uma vez, visto como sinônimo da educação física, como programas e projetos em contraturno no esporte escolar, ou como um conceito aplicado em políticas públicas. Como forma de aprofundar os saberes da manifestação do esporte educacional diante do olhar dos agentes implementadores e sobre como acontece a implementação dessa política no município de Paranavaí- Pr, partindo de uma esfera municipal para uma Federal, formulou-se o objetivo dessa pesquisa. O objetivo foi analisar de que forma o esporte educacional é trabalhado, no município de Paranavaí - Paraná, pelos agentes implementadores de uma política esportiva. A metodologia foi organizada através de uma pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas com o Gestor de Esporte e Lazer do município de Paranavaí e vinte agentes implementadores, sendo três do sexo feminino e dezessete do sexo masculino. Os resultados foram divididos em três categorias: Autonomia dos agentes implementadores; Dificuldades e Aspectos Positivos; e Esporte Educacional. Em relação a autonomia dos agentes, estes possuem autonomia parcial em se tratando dos aspectos relacionados às decisões tomadas nas atividades exercidas no projeto de esporte educacional, uma vez que o edital restringe essa autonomia. Na segunda categoria, que se refere as dificuldades e os aspectos positivos, é possível perceber que os materiais e a estrutura em alguns projetos estão relacionados aos aspectos negativos e a quantidade de atendimentos é um dos aspectos positivos. Na terceira categoria, os agentes implementadores entendem que o esporte educacional pode estar vinculado às outras manifestações esportivas, trabalhado através de um trato pedagógico, desempenhando os aspectos de formação, respeito e valores. Conclui-se que os agentes implementadores percebem a manifestação do esporte educacional inter-relacionado as outras manifestações esportivas, desenvolvendo a manifestação de esporte de rendimento, de lazer e formação | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Educational sport is an approach to sport that emphasizes the integral development of individuals, especially children and young people, through the practice of sport. In Public Policy, its definition remains involved in controversy. Once seen as a synonym for physical education, as after-school programs and projects in school sports, or as a concept applied in public policies. As a way of deepening the knowledge of the manifestation of educational sport in the eyes of implementing agents and about how the implementation of this policy happens in the municipality of Paranavaí-Pr, starting from a municipal sphere to a Federal one, the objective of this research was formulated. The objective was to analyze how educational sport is worked, in the municipality of Paranavaí - Paraná, by agents implementing a sports policy. The methodology was organized through qualitative research with semi-structured interviews with the Sports and Leisure Manager of the municipality of Paranavaí and twenty implementing agents, three of whom were female and seventeen male. The results were divided into three categories: Autonomy of implementing agents; Difficulties and Positive Aspects; and Educational Sports. Regarding the autonomy of the agents, they have partial autonomy when it comes to aspects related to the decisions taken in the activities carried out in the educational sport project, since the notice restricts this autonomy. In the second category, which refers to difficulties and positive aspects, it is possible to see that the materials and structure in some projects are related to negative aspects and the number of services is one of the positive aspects. In the third category, implementing agents understand that educational sport can be linked to other sporting events, worked through a pedagogical approach, carrying out aspects of training, respect and values. It is concluded that implementing agents perceive the manifestation of educational sport as interrelated to other sporting manifestations, developing the manifestation of performance, leisure and training sport | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Esporte educacional | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas - Esporte - Paranavaí (PR) | pt_BR |
dc.subject | Agentes implementadores | pt_BR |
dc.subject.ddc | 796 | pt_BR |
dc.title | Esporte educacional : um olhar a partir dos agentes implementadores de uma política de esporte em Paranavaí- Paraná | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Kravchychyn, Claudio | - |
dc.contributor.referee2 | Arantes, Luciane Cristina | - |
dc.contributor.referee3 | Melo, Marcelo Paula de | - |
dc.contributor.referee4 | Canan, Felipe | - |
dc.publisher.department | Departamento de Educação Física | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL | - |
dc.subject.cnpq1 | Ciências da Saúde | - |
dc.publisher.local | Maringá, PR | - |
dc.description.physical | 297 f. : il. | - |
dc.subject.cnpq2 | Educação Física | - |
dc.publisher.center | Centro de Ciências da Saúde | - |
Aparece nas coleções: | 3.3 Tese - Ciências da Saúde (CCS) |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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