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Autor(es): Albonetti, Jessica Thaís Bessani
Título: Letramento em saúde no cuidado farmacêutico de pessoas com hipotireoidismo
Banca: Costa, Marco Antônio
Banca: Meirelles, Viviani Camboin
Palavras-chave: Letramento em Saúde;Hipotireoidismo;Cooperação e adesão ao tratamento;Sistema Único de Saúde (Brasil)
Data do documento: 2025
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: ALBONETTI, Jessica Thaís Bessani. Letramento em saúde no cuidado farmacêutico de pessoas com hipotireoidismo. 2025. 63 f. Dissertação (mestrado em Assistência Farmacêutica) - Universidade Estadual de Maringá, 2025, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O hipotireoidismo é uma disfunção endócrina prevalente, caracterizada pela produção insuficiente de hormônios tireoidianos, afetando significativamente a qualidade de vida dos indivíduos. No Sistema Único de Saúde (SUS), a assistência a essas pessoas requer abordagens integradas que promovam o uso racional de medicamentos e o fortalecimento do letramento em saúde para a autonomia das pessoas. Nesse contexto, o cuidado farmacêutico na Atenção Primária à Saúde desempenha papel essencial, contribuindo para o autocuidado e o manejo adequado da doença, sobretudo quando apoiado pelo letramento em saúde que oportuniza maior engajamento da pessoa em seu tratamento. Nesse contexto, a presente pesquisa ancorou-se na seguinte questão de estudo: qual o conteúdo e formato de um material educativo baseado no letramento em saúde para pessoas em tratamento medicamentoso para hipitireoidismo? Objetivo: Construir e validar um material educativo baseado no Letramento em Saúde como cuidado farmacêutico das pessoas com hipotireoidismo com a finalidade de melhorar a adesão ao tratamento. Metodologia: Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico. A pesquisa foi realizada em duas etapas: (1) construção material educativo, baseado no letramento em saúde a partir de revisão integrativa da literatura e dados coletados durante a assistência farmacêutica em uma UBS no Município do noroeste do estado do Paraná-Brasil e (2) validação do conteúdo do material por especialistas, utilizando o instrumento Avaliação de Materiais Educativos Impressos com foco no Letramento em Saúde para o Brasil. A primeira etapa da construção do manual se deu por uma revisão integrativa que buscou compreender o estado da arte relativo ao cuidado farmacêutico em pessoas com hipotireoidismo para subsidiar o conteúdo que faria parte do material elaborado. Para isso, recorreu-se às bases PubMed, BVS e SciELO, utilizando descritores combinados com operadores booleanos e utilizando descritores combinados com operadores booleanos e orientada com a estratégia de busca orientada pela definição dos seguintes elementos: o perfil do paciente ou problema de saúde investigado, a intervenção proposta, a possibilidade de comparação (quando aplicável) e os principais desfechos esperados, com o objetivo de responder à seguinte pergunta: "A educação, orientação ou fornecimento de informações em saúde é um componente essencial da atenção farmacêutica no cuidado a indivíduos com hipotireoidismo?" Na sequência da etapa de construção do material, coletaram-se informações dos usuários de medicamentos para hipotireoidismo durante a assistência farmacêutica para compreender as principais dúvidas, possíveis erros na administração e necessidades educativas que ajudariam no uso dos medicamentos e no tratamento. Essas informações foram complementadas com outras disponíveis no prontuário eletrônico acessado durante a assistência farmacêutica, por meio de roteiro elaborado pela pesquisadora. De posse das informações obtidas pela revisão e pelos dados coletados, extraiu-se os conteúdos necessários para o material educativo. A pesquisa, então, avançou para a elaboração do material educativo propriamente dito, guiado pelo instrumento Avaliação de Materiais Educativos Impressos com foco no Letramento em Saúde para o Brasil. Na sequência, a etapa dois do estudo permitiu a validação do material educativo, cujo processo foi realizado por juízes especialistas e um usuário, com avaliação por meio do instrumento Avaliação de Materiais Educativos Impressos com foco no Letramento em Saúde 5 para o Brasil. O estudo resultou em um material educativo acessível, cientificamente embasado e culturalmente adequado, com potencial para promover o autocuidado e a adesão ao tratamento farmacológico. Resultados e Discussão: Na revisão integrativa, dos 60 artigos identificados, apenas 4 atenderam aos critérios de inclusão. Esses estudos abordavam as principais informações/orientações/foco de educação em saúde para pessoas que fazem uso de medicamentos para hipotireoidismo e sua análise permitiu inferir que é relevante considerar na assistência farmacêutica: os efeitos adversos, as restrições alérgicas, a terapia personalizada e as limitações na ingestão do medicamento por via oral. Apesar da literatura apontar para assuntos importantes como dificuldades para ingerir o medicamento, efeitos adversos e alergias, não foi dado ênfase aos mesmos no material por não terem sido observadas essas situações junto aos participantes. De qualquer forma, estão implicitamente incluídos nas demais temáticas do material. Quanto ao levantamento de dados das pessoas com hipotireoidismo, a maioria era idoso, com escolaridade limitada ao ensino fundamental, com atividade laboral e renda familiar de até três salários-mínimos. Além disso, a maioria relatou não ter recebido orientações claras sobre a levotiroxina. Apesar da maioria relatar uso diário do medicamento, houve quem mencionou esquecimentos. A presença de polifarmácia foi identificada na maioria. As dificuldades relatadas incluem também o acesso irregular ao medicamento na unidade de saúde e a dependência de cuidadores para a administração, o que ressalta a importância de estratégias educacionais ampliadas. Embora a revisão integrativa tenha subsidiado o embasamento teórico, o conteúdo do manual foi construído prioritariamente a partir das informações obtidas com os usuários de medicamentos para hipotireoidismo. Após sua elaboração, a validação por juízes foi realizada com o objetivo de avaliar a clareza, relevância, organização e adequação do conteúdo ao público-alvo, assegurando que o material estivesse em conformidade com os princípios do letramento em saúde e cumprisse sua finalidade educativa. O Índice de Validade de Conteúdo (IVC) global total alcançado foi de 0,88, sendo o material considerado aceitável. Todos os elementos avaliados alcançaram escores satisfatórios, demonstrando adequação do material ao que se propôs. Considerações Finais: Considera-se que o fortalecimento do papel educativo do farmacêutico é essencial para otimizar os resultados terapêuticos, promover a segurança do paciente e qualificar a atenção à saúde. Investir em ações educativas pautadas no letramento em saúde contribui para uma prática clínica mais integrada e centrada nas reais necessidades dos usuários
ABSTRACT: Hypothyroidism is a prevalent endocrine disorder characterized by insuficiente thyroid hormone production, significantly affecting individuals' quality of life. In the Unified Health System (SUS), care for these individuals requires integrated approaches that promote the rational use of medications and strengthen health literacy for personal autonomy. In this context, pharmaceutical care in Primary Health Care plays an essential role, contributing to self-care and appropriate disease management, especially when supported by health literacy, which enables greater patient engagement in their treatment. In this context, this research was anchored in the following study question: What should be the content and format of an educational material based on health literacy for people undergoing medication treatment for hypothyroidism? Objective: To develop and validate an educational material based on health literacy as pharmaceutical care for people with hypothyroidism, aiming to improve treatment adherence. Methodology: This is a methodological development study. The research was conducted in two stages: (1) development of educational materials based on health literacy through an integrative literature review and data collected during pharmaceutical care at a primary care unit in a municipality in the northwest of the state of Paraná, Brazil; and (2) validation of the material's content by experts using the "Evaluation of Printed Educational Materials with a Focus on Health Literacy for Brazil" instrument. The first stage of the manual's development consisted of na integrative review that sought to understand the state of the art regarding pharmaceutical care for people with hypothyroidism to support the content that would be part of the developed material. To this end, the PubMed, BVS, and SciELO databases were searched, using descriptors combined with Boolean operators and guided by a search strategy guided by the definition of the following elements: the profile of the patient or health problem investigated, the proposed intervention, the possibility of comparison (when applicable), and the main expected outcomes. The search strategy aimed to answer the following question: "Is education, guidance, or provision of health information an essential component of pharmaceutical care for individuals with hypothyroidism?" Following the material development stage, information was collected from users of hypothyroidism medications during pharmaceutical care to understand their main questions, possible administration errors, and educational needs that would assist with medication use and treatment. This information was supplemented with other information available in the electronic medical record accessed during pharmaceutical care, using a script developed by the researcher.Using the information obtained through the review and the data collected, the necessary content for the educational material was extracted. The research then 7 progressed to developing the educational material itself, guided by the "Evaluation of Printed Educational Materials with a Focus on Health Literacy for Brazil" instrument. Subsequently, the second stage of the study allowed for the validation of the educational material, a process conducted by expert judges and a user, with evaluation using the "Evaluation of Printed Educational Materials with a Focus on Health Literacy for Brazil" instrument. The study resulted in accessible, scientifically based, and culturally appropriate educational material with the potential to promote self-care and adherence to pharmacological treatment.. Results and Discussion: In the integrative review, of the 60 articles identified, only four met the inclusion criteria. These studies addressed the main information, guidance, and focus of health education for people taking medications for hypothyroidism, and their analysis allowed us to infer that it is important to consider in pharmaceutical care: adverse effects, allergic restrictions, personalized therapy, and limitations in oral medication intake. Although the literature points to importante topics such as difficulties in taking the medication, adverse effects, and allergies, these were not emphasized in the material because these situations were not observed with the participants. In any case, they are implicitly included in the other topics of the material. Regarding the data collection of people with hypothyroidism, the majority were elderly, with education limited to elementary school, active in the workforce, and with a family income of up to three minimum wages. Furthermore, most reported not having received clear guidance about levothyroxine. Although most reported daily use of the medication, some reported forgetting to take it. Polypharmacy was identified in the majority. Reported challenges also include irregular access to medication in the healthcare facility and dependence on caregivers for administration, highlighting the importance of expanded educational strategies. Although the integrative review provided the theoretical basis, the manual's content was developed primarily based on information obtained from users of hypothyroidism medications. After its development, peer validation was performed to assess the clarity, relevance, organization, and suitability of the content for the target audience, ensuring that the material aligned with the principles of health literacy and fulfilled its educational purpose. The overall Content Validity Index (CVI) achieved was 0.88, making the material acceptable. All elements evaluated achieved satisfactory scores, demonstrating the material's suitability for its intended purpose. Final Considerations: Strengthening the pharmacist's educational role is considered essential to optimize therapeutic outcomes, promote patient safety, and improve healthcare quality. Investing in educational initiatives based on health literacy contributes to more integrated clinical practice focused on the real needs of users
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera
Dissertação (mestrado em Assistência Farmacêutica) - Universidade Estadual de Maringá, 2025
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9319
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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