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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9323Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Facci, Marilda Gonçalves Dias, 1962- | pt_BR |
| dc.contributor.author | Vasconcelos, Carolina de Moura de | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-16T14:13:51Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-16T14:13:51Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Carolina de Moura de. Contribuições da psicologia histórico-cultural para o ensino na Educação: os aspectos psicológicos da motricidade infantil. 2025. 276 f. Tese (doutorado em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2025, Maringá, PR. | - |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9323 | - |
| dc.description | Orientador: Prof.ª Dr.ª Marilda Gonçalves Dias Facci | pt_BR |
| dc.description | Tese (doutorado em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2025 | pt_BR |
| dc.description.abstract | RESUMO: Compreendemos que cabe à escola promover a apropriação das riquezas culturais, corporais e intelectuais, mas, como organizar o trabalho com a Educação Física na Educação Infantil de modo a propiciar a aprendizagem de conceitos, de modo articulado com as fases da motricidade? Assim, objetivamos, nesta tese, investigar a aprendizagem do movimento voluntário, como premissa para a formação das faculdades motoras superiores, a partir da organização de atividades de ensino da Educação Física Infantil à luz da Psicologia Histórico-Cultural. O trabalho vincula-se à Linha de Pesquisa Desenvolvimento Humano, Processos Educativos e Psicologia Histórico-Cultural, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A partir de tal questionamento, a tese aqui defendida sustenta que o desenvolvimento das faculdades motoras superiores deve partir da premissa de um processo educativo essencialmente mediado, ou seja, sua realização depende da organização intencional e planejada de atividades de ensino conduzidas pelo professor de Educação Física, especialmente no contexto da Educação Infantil, no qual a sistematização das experiências corporais é fundamental para promover o acesso qualificado à cultura corporal. Nesse contexto, a ação pedagógica propicia à criança a apropriação de signos culturais que, ao serem internalizados, passam a mediar as ações motoras da criança tornando-as crescentemente voluntárias e autocontroladas por motivos. O estudo foi realizado a partir da pesquisa bibliográfica e realização de um experimento didático. Para isso, inicialmente, discorreremos sobre a atividade pedagógica da Educação Física na Educação Infantil, destacando aspectos legais e epistemológicos relacionados ao papel dessa disciplina na escola. Em um segundo momento, objetivamos apreender e aprofundar conceitos centrais da pesquisa, como: periodização do desenvolvimento, atividade, movimentos voluntários e as faculdades motoras superiores. Na sequência, centramos a exposição sobre a realização de um experimento didático, desenvolvido no período de 2022 a 2024, com alunos de 3 a 5 anos, em um Centro Municipal de Educação da rede pública da Prefeitura de Maringá-PR, tendo como objetivo a formação do pensamento conceitual e das faculdades motoras superiores nos alunos da Educação Infantil. O desenvolvimento das faculdades motoras superiores, no contexto da Educação Infantil, ocorre por meio de movimentos voluntários, coordenados e intencionais, como equilibrar, lançar, girar, saltar, e entre outros. Esses movimentos são mobilizados em manifestações da cultura corporal como a ginástica, o esporte, a dança, os jogos, as lutas, o circo, cuja sistematização pedagógica favorece o domínio voluntários desses movimentos, assim como a atribuição de sentido e significados. Os resultados mostraram que as faculdades motoras superiores dependem da natureza da atividade e dos motivos e, também, são desenvolvidas em articulação com as funções psicológicas superiores. Além disso, a intervenção pedagógica junto às crianças de 3 a 5 anos permitiu explicitar que a atividade educativa que mobiliza a constituição de sentindo aos movimentos realizados depende dos motivos, assim como dos processos emocionais que orientam as ações da criança. E, nesse processo, é possibilitada o desenvolvimento das funções psicológicas superiores e do autodomínio da conduta, além da formação de conceitos científicos. Concluímos que há uma visão predominante nos estudos do desenvolvimento da motricidade, com um viés biologicista ou comportamentalista, que desconsidera os determinantes sociais e históricos no processo de formação dos movimentos voluntários. A partir dos estudos de Aleksandr Vladimirovich Zaporozhets, Aleksei Nikolaevich Leontiev, Lev Semionovich Vygotski e Alexander Romanovich Luria, foi possível colocar em pauta uma discussão sobre o desenvolvimento motriz na unidade cognitiva-motora-afetiva. Na segunda parte da pesquisa, por meio de um experimento didático, evidenciamos que a organização intencional da atividade de ensino na Educação Infantil promoveu o surgimento de movimentos voluntários com significações culturais, articulando ação motora e desenvolvimento psíquico. Os resultados indicam que as faculdades motoras superiores se constituem em unidade com as funções psicológicas superiores, e que sua emergência depende da natureza da atividade proposta, dos motivos que a impulsionam e da mediação pedagógica sistemática, reafirmando o papel da Educação Física como campo formativo essencial na infância. | pt_BR |
| dc.description.abstract | ABSTRACT: We understand that it is up to the school to promote the appropriation of cultural, physical, and intellectual riches, but how can we organize the work with Physical Education in Early Childhood Education in order to facilitate the learning of concepts, in an articulated way with the tasks of motor skills? Thus, our objective in this thesis is to investigate the learning of voluntary movement, as a premise for the formation of higher motor faculties, based on the organization of teaching activities in Early Childhood Physical Education. The work is linked to the Research Line Human Development, Educational Processes and Historical-Cultural Psychology, of the Postgraduate Program in Psychology at the State University of Maringá (UEM). Based on this question, the thesis defended here maintains that the development of higher motor faculties, in the educational process, is configured as essentially mediated, that is, its realization depends on the intentional and planned organization of teaching activities conducted by the Physical Education teacher. In this context, pedagogical action allows children to appropriate cultural signs that, when internalized, begin to mediate their actions, making them increasingly voluntary and self-controlled for reasons. The study was carried out based on bibliographical research and a didactic experiment. To this end, we initially discuss the pedagogical activity of Physical Education in Early Childhood Education, highlighting legal and epistemological aspects related to the role of this discipline in school. In a second moment, we aim to understand and deepen central concepts of the research, such as periodization of development, activity, voluntary movements, and higher motor skills. Next, we focus on the realization of a didactic experiment, developed from 2022 to 2024 with students aged 3 to 5, in a Municipal Education Center of the public network of the City Hall of Maringá-PR, with the objective of forming conceptual thinking and higher motor skills in Early Childhood Education students. The development of higher motor faculties occurs through voluntary, coordinated, and intentional movements, mobilized in cultural manifestations such as gymnastics, sports, dance, games, martial arts, and circus activities, whose pedagogical systematization favors voluntary mastery of these movements as well as the attribution of meaning and cultural significance. Furthermore, the pedagogical intervention demonstrated that the educational activity that mobilizes meaning to the performed movements depends on the motives and on the emotional processes guiding the child's actions. In this process, the development of scientific concepts, higher psychological functions, and self-control of behavior is made possible. The results indicate that higher motor faculties are constituted in unity with higher psychological functions, and their emergence depends on the nature of the proposed activity, the motives driving it, and systematic pedagogical mediation, reaffirming the role of Physical Education as an essential formative field in early childhood. We conclude that there is a predominant view in studies on the development of motor skills, with a biological or behavioral bias, which disregards the social and historical determinants in the formation of voluntary movements. Based on the studies of Aleksandr Vladimirovich Zaporozhets, Aleksei Nikolaevich Leontiev, Lev Semionovich Vygotsky, and Alexander Romanovich Luria, it was possible to put on the agenda a discussion on motor development in the cognitive-motor-affective unit. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
| dc.rights | openAccess | - |
| dc.subject | Psicologia histórico-cultural | pt_BR |
| dc.subject | Educação física infantil | pt_BR |
| dc.subject | Pensamento conceitual | pt_BR |
| dc.subject | Atividade pedagógica | pt_BR |
| dc.subject | Motricidade infantil | pt_BR |
| dc.subject.ddc | 150 | pt_BR |
| dc.title | Contribuições da psicologia histórico-cultural para o ensino na Educação : os aspectos psicológicos da motricidade infantil | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Leonardo, Nilza Sanches Tessaro | - |
| dc.contributor.referee2 | Leal, Zaíra Fátima de Rezende Gonzalez | - |
| dc.contributor.referee3 | Martineli, Telma Adriana Pacífico | - |
| dc.contributor.referee4 | Silva, Janaina Cassiano | - |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
| dc.subject.cnpq1 | Ciências Humanas | - |
| dc.publisher.local | Maringá, PR | - |
| dc.description.physical | 276 f. : il. (algumas color.) + apêndice. | - |
| dc.subject.cnpq2 | Psicologia | - |
| dc.publisher.center | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes | - |
| Aparece nas coleções: | 3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| Carolina de Moura de Vasconcelos_2025.pdf | 4,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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