Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9327
Autor(es): | Henrique, Eduarda |
Orientador: | Franco, Adriana de Fátima |
Título: | Daniil Borosovich Elkonin e Maria Jesús Izquierdo : articulações a partir da psicologia histórico-cultural |
Banca: | Alves, Álvaro Marcel Palomo |
Banca: | Souza, Terezinha Martins dos Santos |
Palavras-chave: | Psicologia histórico-cultural;Brincadeiras de papéis;Relações de gênero;Educação infantil;Materialismo histórico-dialético |
Data do documento: | 2025 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | HENRIQUE, Eduarda. Daniil Borosovich Elkonin e Maria Jesús Izquierdo: articulações a partir da psicologia histórico-cultural. 2025. 148 f. Dissertação (mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2025, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: O objetivo da dissertação é construir uma articulação entre a teoria do jogo de papéis de Daniil Borosovich Elkonin e as discussões das relações de sexo/gênero a partir de Maria Jesús Izquierdo, a fim de consolidar constructos teóricos para o trabalho com a infância pré-escolar na educação infantil. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica-conceitual, é orientada pelo método materialismo histórico-dialético e fundamentada nos estudos da Psicologia Histórico-Cultural e da socióloga María Jesús Izquierdo. Entendemos como necessário e relevante a pesquisa, pois, para além da escassez de trabalhos que articulem a temática e realizem diálogos entre autores da mesma base teórica, endossamos a importância da relação entre psicologia e educação, com bases na psicologia histórico-cultural, para organização de processos de mediação no espaço escolar que mobilizem o desenvolvimento, a consciência e a personalidade da criança com um ensino organizado e crítico. Ter o conhecimento de como essa transmissão acontece na educação infantil pode ser a base da continuidade e construção de estratégias de educação de meninos e meninas que os possibilite romper o modo de organização da vida e das relações de sexo/gênero dominante aliadas a superação do capitalismo. Na primeira parte, uma revisão bibliográfica foi realizada a fim de mapear, no cenário da pesquisa de pós-graduação brasileira (dissertações e teses), os estudos sobre as brincadeiras de papéis, as relações de gênero e a educação infantil. A revisão foi sistematizada em três partes, abrangendo os estudos acerca do desenvolvimento, das relações de sexo/gênero e da educação infantil, bem como a psicologia histórico-cultural e os estudos das relações de sexo-gênero. Na segunda parte, foi realizada uma retomada dos estudos clássicos da Psicologia Histórico-Cultural desde sua construção até os estudos de Elkonin, com a compreensão das brincadeiras de papeis enquanto atividade-guia do período pré-escolar. Posteriormente, localizamos historicamente a constituição do modo de organização das relações sociais a partir da divisão sexual do trabalho e da aliança entre capitalismo e patriarcado, consolidando a unidade exploração-opressão. Destacamos esse movimento enquanto necessário para se pensar o desenvolvimento humano e as novas relações entre os sexos enquanto uma atividade de caráter processual que planeja a construção de elementos de uma sociedade comunista que deve ser estruturada após ruptura com o capital. A fim consolidar o diálogo entre Izquierdo e Elkonin, elucidamos o sistema sexo-gênero e o desenvolvimento humano, articulando os conceitos presentes na obra da autora e do autor a partir da base materialista histórico-dialética. Concluímos o jogo de papeis tem dupla função, visto que, ao mesmo tempo que a brincadeira pode ser utilizada para reprodução das relações desiguais de sexo/gênero, com o fortalecimento de estereótipos e organização da brincadeira fragmentada, pode também, com organização, ser instrumento de ruptura com o modo de organização da vida a partir da divisão sexual do trabalho. Isso é possível a partir do enriquecimento dos conteúdos das brincadeiras por meio do estabelecimento de relações sociais que tensionam a divisão sexual do trabalho e o modo de organização da vida a partir do capital. Retomamos, por fim, a função social da educação e a necessidade de se organizar espaços educativos, com mediação da brincadeira, que forneçam condições para a criança pensar e questionar o formato das relações que são centralizadas no sistema sexo/gênero, em que não se permite certos tipos de brinquedos, brincadeiras, comportamentos e falas. ABSTRACT: El objetivo de la disertación es construir una articulación entre la teoría del juego de roles de Daniil Borosovich Elkonin y las discusiones sobre las relaciones de sexo/género a partir de María Jesús Izquierdo, con el fin de consolidar constructos teóricos para el trabajo con la infancia preescolar en la educación infantil. La investigación se caracteriza como bibliográfica-conceptual, está orientada por el método del materialismo histórico-dialéctico y está fundamentada en los estudios de la Psicología Histórico-Cultural y de la socióloga María Jesús Izquierdo. Consideramos que esta investigación es necesaria y relevante, ya que, además de la escasez de trabajos que articulen esta temática y promuevan diálogos entre autores con la misma base teórica, respaldamos la importancia de la relación entre psicologia y educación, con base en la psicología histórico-cultural, para la organización de procesos de mediación en el espacio escolar que movilicen el desarrollo, la conciencia y la personalidade del niño mediante una enseñanza organizada y crítica. Tener conocimiento de cómo ocorre esta transmisión en la educación infantil puede ser la base para la continuidad y Construcción de estrategias educativas para niños y niñas que les permitan romper con el modo dominante de organización de la vida y de las relaciones de sexo/género, en alianza con la superación del capitalismo. En la primera parte, se realizó una revisión bibliográfica con el objetivo de mapear, en el escenario de la investigación de posgrado brasileña (disertaciones y tesis), los estudios sobre los juegos de roles, las relaciones de género y la educación infantil. La revisión fue sistematizada en tres partes, abarcando los estudios sobre el desarrollo, las relaciones de sexo/género y la educación infantil, así como la psicología histórico-cultural y los estudios sobre las relaciones de sexo-género. En la segunda parte, se retomaron los estudios clásicos de la Psicología Histórico-Cultural desde su construcción hasta los estúdios de Elkonin, comprendiendo los juegos de roles como la actividad guía del período preescolar. Posteriormente, se ubicó históricamente la constitución del modo de organización de las relaciones sociales a partir de la división sexual del trabajo y de la alianza entre el capitalismo y el patriarcado, consolidando la unidad explotación-opresión. Destacamos este movimento como necesario para pensar el desarrollo humano y las nuevas relaciones entre los sexos como una actividad de carácter procesual que proyecta la construcción de elementos de uma sociedad comunista que debe estructurarse tras la ruptura con el capital. Con el fin de consolidar el diálogo entre Izquierdo y Elkonin, se esclarece el sistema sexo-género y el desarrollo humano, articulando los conceptos presentes en las obras de la autora y del autor a partir de la base materialista histórico-dialéctica. Concluimos que el juego de roles tiene uma doble función, ya que, al mismo tiempo que el juego puede ser utilizado para la reproducción de relaciones desiguales de sexo/género, con el fortalecimiento de estereotipos y uma organización fragmentada del juego, también puede, mediante una organización adecuada, ser un instrumento de ruptura con el modo de organización de la vida basado en la división sexual del trabajo. Esto es posible mediante el enriquecimiento de los contenidos de los juegos a través del establecimiento de relaciones sociales que tensionan la división sexual del trabajo y el modo de organización de la vida basado en el capital. Retomamos, finalmente, la función social de la educación y la necesidad de organizar espacios educativos, con la mediación del juego, que proporcionen condiciones para que el niño o la niña puedan pensar 11 y cuestionar el formato de las relaciones centradas en el sistema sexo/género, en el cual no se permiten ciertos tipos de juguetes, juegos, comportamientos y discursos. |
Descrição: | Orientador: Prof.ª Dr.ª Adriana de Fátima Franco Dissertação (mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2025 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9327 |
Aparece nas coleções: | 9.6 Trabalhos de conclusão de curso de graduação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Eduarda Henrique_2025.pdf | 3,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.