Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9353Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Souza, Cássia Virgínia Coelho de, 1958- | pt_BR |
| dc.contributor.author | Sposito, Ana Paula Martos Simão | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-15T13:40:39Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-15T13:40:39Z | - |
| dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
| dc.identifier.citation | SPOSITO, Ana Paula Martos Simão. A educação musical na abordagem pedagógica de Maria Montessori . 2023. 201 f. Dissertação (mestrado em Música) - Universidade Estadual de Maringá, 2023., Maringá, PR. | - |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9353 | - |
| dc.description | Orientador: Prof.ª Dr.ª Cássia Virgínia Coelho de Souza | pt_BR |
| dc.description | Dissertação (mestrado em Música) - Universidade Estadual de Maringá, 2023. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo: Partindo da necessidade e do anseio em conhecer sobre a educação musical proposta por Maria Montessori, esta pesquisa teve por objetivo geral compreender como a prática da educação musical está presente na abordagem pedagógica Montessori, diante dos objetivos específicos: compreender as principais características da pedagogia Montessori; analisar os dados coletados sobre o ensino da música em obras de Maria Montessori; identificar os materiais concretos desenvolvidos por Maria Montessori destinados ao ensino musical; compreender as possíveis relações entre o ensino da música delineado por Montessori e as perspectivas da educação musical no contexto atual. Dentro de um contexto educacional humanizador, a proposta pedagógica de Montessori é guiada por autores que igualmente defendem uma educação, e educação musical, respeitosa e libertadora, tais como: Freire (1996, 2013, 2016); Pacheco (2019); Alves (2012), Kater (2004), Joly; Severino (2016), Bowman (2020), Galon (2021), Simões (2020), preconizando a autonomia e o desenvolvimento humano de forma integral. O percurso metodológico corresponde à pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, a partir das obras de Maria Montessori e análise do material obtido, propondo flexibilidade das análises como apontado por Lima e Mioto (2007). apreciação dos dados foi realizada conforme as categorias de análise: educação humanizadora e a abordagem pedagógica Montessori; educação musical na abordagem pedagógica de Maria Montessori; as funções do educador musical Montessori e suas relações com a responsabilidade humanizadora; ambiente musicalmente preparado; relações entre a educação musical em Montessori e a educação musical na contemporaneidade. Baseada nos estudos de Montessori em diferentes áreas de conhecimento, e em suas observações ao longo de sua caminhada, Maria Montessori e sua consultora musical, Anna Maria Maccheroni, desenvolveram um currículo para a educação musical respeitando as necessidades de aprendizagem das crianças, livres para agir na sala Montessori, em prol da independência e autonomia infantil; currículo este que dialoga com demais áreas de conhecimento, igualmente valorizadas pela pesquisadora italiana. Com o propósito de reunir informações e conhecimentos acerca do tema, espera-se que este trabalho possa trazer contribuições para a área da educação musical, reafirmando a necessidade de que tenhamos maiores discussões e a propagação da educação musical proposta por Maria Montessori. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Abstract: Based on the need and desire to know the music education proposed by Maria Montessori, this research had the general objective of understanding how the practice of music education is present in the Montessori pedagogical approach, in view of the specific objectives: to understand the main characteristics of Montessori pedagogy; to analyse the data collected on the teaching of music in the works of Maria Montessori; identify the concrete materials developed by Maria Montessori intended for music teaching; understand the possible relationships between the teaching of music outlined by Montessori and the perspectives of music education in the current context. Within a context of humanizing education, Montessori's pedagogical proposal is guided here by the thinking of authors who also defend an education – musical education – that is respectful and liberating, such as: Freire (1996, 2013, 2016); Pacheco (2019); Alves (2012) Kater (2004), Joly; Severino (2016), Bowman (2020), Galon (2021), Simões (2020), defending autonomy and human development in an integral way. The methodological approach corresponds to the bibliographical research, with a qualitative approach, from the works of Maria Montessori's works and analysis of the material found, proposing flexibility of analysis as pointed out by Lima and Mioto (2007). The analysis of the data was carried out according to the categories of analysis: humanizing education and the Montessori pedagogical approach; music education in the pedagogical approach of Maria Montessori; the functions of the Montessori music educator and their relationships with humanizing responsibility; musically prepared environment; relationships between music education in Montessori and music education in contemporary times. Based on Montessori studies in different areas of knowledge, and on her observations along her journey, Maria Montessori and her musical consultant, Anna Maria Maccheroni, developed a curriculum for music education respecting the learning needs of children, free to act in the Montessori room, in favor of children's independence and autonomy; curriculum that dialogues with other areas of knowledge, equally valued by the Italian researcher. With the purpose of gathering information and knowledge about the subjetc, it is hoped that this work can bring contributions to the field of music education, reaffirming the need for greater discussions and the spread of music education proposed by Maria Montessori. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
| dc.rights | openAccess | - |
| dc.subject | Abordagem pedagógica musical | pt_BR |
| dc.subject | Educação musical humanizadora | pt_BR |
| dc.subject | Educação musical | pt_BR |
| dc.subject | Montessori, Maria, 1870-1952 - Método de educação | pt_BR |
| dc.subject.ddc | 780.7 | pt_BR |
| dc.title | A educação musical na abordagem pedagógica de Maria Montessori | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Loth, Vania Aparecida Malagutti da Silva | - |
| dc.contributor.referee2 | Jolly, Ilza Zenker Leme | - |
| dc.publisher.department | Departamento de Música e Artes Cênicas | - |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | - |
| dc.subject.cnpq1 | Linguística, Letras e Artes | - |
| dc.publisher.local | Maringá | - |
| dc.description.physical | 201 f. : il. color., figs. | - |
| dc.subject.cnpq2 | Música | - |
| dc.publisher.center | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes | - |
| Aparece nas coleções: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| Ana Paula Martos Simao Sposito_2023.pdf | 47,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
