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Autor(es): Zampirolli, Ana Caroline
Orientador: Kato, Lílian Akemi
Título: O conceito de número na educação infantil : a mobilização de discursos em atividades de modelagem matemática
Palavras-chave: Modelagem matemática;Educação infantil;Conceito de número;Gestos;Discursos
Data do documento: 2025
Abstract: RESUMO: O conceito de número permeia toda a vivência acadêmica dos estudantes, desde a Educação Infantil. Estudos têm mostrado que, comumente, o ensino elementar desse conceito preza pela realização da contagem de forma mecânica, com foco na sequência numérica e reconhecimento dos símbolos sem instituir as relações que podem ser estabelecidas com eles, além de suas utilidades e aplicações no cotidiano. Com base em referenciais sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de número, bem como assumindo a hipótese de que as crianças se expressam por meio de seu discurso e a mudança desse discurso em sala de aula pode revelar sobre suas aprendizagens matemáticas, emergiu o seguinte questionamento: "Que discursos envolvendo o conceito de número são mobilizados por crianças no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática?". Diante disso, estabelecemos como objetivo geral desta pesquisa "analisar a mobilização de discursos, por crianças da Educação Infantil, no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática envolvendo o conceito de número". Na busca por respostas para tal pergunta norteadora, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, em que elaboramos e desenvolvemos três atividades de Modelagem Matemática em duas turmas de Educação Infantil, com crianças entre 4 anos e 5 anos e onze meses de idade, em um centro municipal de Educação Infantil público, em Maringá - Paraná. A coleta de dados ocorreu por meio de gravação em áudio e vídeo de todo o desenvolvimento das atividades, bem como por registros fotográficos, anotações em diário de campo e entrevistas com as crianças. Como elas ainda não dominavam a escrita, fizeram desenhos para responder os problemas propostos. A análise dos dados, está pautada no discurso mobilizado pelas crianças e, em manifestação de mudança desses discursos, em que evidenciamos, por meio de seus gestos, desenhos e falas suas compreensões tidas em relação ao conceito de número, no decorrer das etapas do desenvolvimento das atividades de Modelagem Matemática. Concluímos que, as atividades de Modelagem Matemática propiciaram a mobilização e mudança de discursos pelas crianças envolvendo o conceito de número, em sua forma multifacetada, ultrapassando a ideia de contagem e reconhecimento dos números, para uma interpretação e compreensão do conceito de número em suas diversas formas.
ABSTRACT: The concept of number permeates the entire academic experience of students, starting in Early Childhood Education. Studies show that, commonly, elementary teaching of this concept values counting mechanically, focusing on numerical sequence and recognition of symbols without establishing the relationships that can be applied to them, in addition to their utilities and applications in everyday life. Based on references on the teaching and learning of the concept of number, as well as assuming the hypotheses that children express themselves through their discourse and that changing this discourse in the classroom can reveal about their learning of Mathematics, the following question emerged: "What discourses involving the concept of number are mobilized by children in the development of Mathematical Modeling activities?". In view of this, we established as the general objective of this research "to analyze the mobilization of discourses, by Early Childhood Education children, in the development of Mathematical Modeling activities involving the concept of number". In the search for answers to this guiding question, we conducted a qualitative study in which we designed and developed three Mathematical Modeling activities in two Early Childhood Education classes with children between 4 years and 5 years and 11 months of age, at a public municipal Early Childhood Education center in Maringá, Paraná. Data collection was carried out through audio and video recordings of the entire development of the activities, as well as through photographic records, notes in a field diary and interviews with the children. Since they had not yet mastered writing, they made drawings to answer the proposed problems. Data analysis is based on the discourse mobilized by the children and, in manifestation of change in these discourses, in which we evidenced, through their gestures, drawings and speeches, their understandings regarding the concept of number, throughout the stages of development of the Mathematical Modeling activities. We concluded that the Mathematical Modeling activities provided the mobilization and change of discourses by the children involved in the concept of number, in its multifaceted form, going beyond the idea of counting and recognizing numbers, to an interpretation and understanding of the concept of number in its various forms.
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Lilian Akemi Kato
Tese (doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2025
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9428
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

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