Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9480| Autor(es): | Martins, Cassia Peres |
| Orientador: | Coito, Roselene de Fátima |
| Título: | A escrita de si na construção da (des)dobra do texto e do corpo em El nombre, de Griselda Gambaro |
| Banca: | Furtado, Bruna Plath |
| Banca: | Gomes, Sidmar Silveira |
| Banca: | Moreira, Rafael Andrade |
| Banca: | Silva, Edson Santos |
| Palavras-chave: | Escrita de si;Teatro - Montagem;Teatro - Movimentos de dobra;Gambaro, Griselda, 1928-. El nombre - Dramartugia argentina |
| Data do documento: | 2025 |
| Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
| Citação: | MARTINS, Cassia Peres. A escrita de si na construção da (des)dobra do texto e do corpo em El nombre, de Griselda Gambaro. 2025. 137 f. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2025, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9480. Acesso em: 8 dez. 2025. |
| Abstract: | Resumo: Tomando como objeto a peça teatral "El nombre", escrita pela dramaturga argentina Griselda Gambaro, em 1974, baseado no pensamento foucaultiano, bem como em teorias literárias e dramatúrgicas, o presente trabalho pretende discutir os movimentos da escrita de si na dobra do texto teatral. A partir da análise de pelo menos três registros de apresentações da performance da peça, montada pela Pictória Cia de Teatro, que atua junto à Escola Municipal de Artes, de Marechal Cândido Rondon - PR, pretende-se entender as condições de produção e sua relação com a escrita de si. Tendo em vista que as condições de produção nos dias atuais são outras, já que a escrita da peça se dá no período que antecede a ditadura argentina, temos como pergunta de pesquisa a seguinte problematização: Como a escrita de si se dá na construção da dobra e desdobra em "El nombre"? Diante disso, nosso objetivo geral parte da proposição de Foucault de que o teatro é um espaço heterotópico, onde as mais diversas narrativas são postas e expostas no palco; onde se é possível imaginar e criar, neste espaço, as mais diversas histórias. Nessa heterotopia, desdobramos os seguintes objetivos específicos: a)refletir sobre a maneira que se dão as relações de poder com a escrita de si nesta peça; b)evidenciar como ocorre o processo de subjetivação do corpo da personagem no texto escrito; c) evidenciar como ocorre o processo de subjetivação do corpo na cena. Tendo em vista que a dramaturgia feminina é pouco divulgada nos meios acadêmicos, a presente pesquisa se justifica por chamar a atenção para uma prática teatral que traz para o palco a peça "El nombre", de Griselda Gambaro, dramaturga argentina, em contexto social brasileiro, ao tempo em que marca produções artísticas e literárias produzidas na América Latina. Outrossim, espera-se evidenciar, nos modos do fazer teatral de Gambaro, um procedimento singular que a coloca, por meio de seus personagens, mais especificamente Maria, em um lugar de entremeios. O primeiro capítulo destaca aspectos históricos do teatro argentino e a importância da dramaturga e de sua obra para a história do teatro argentino contemporâneo, dedicando-se às características da obra de Gambaro, bem como seus personagens, revelando um projeto de "escrita de si", constituído a partir da autoria, conforme o pensamento foucaultiano. No segundo capítulo, destacamos o teatro como heterotopia, conforme Foucault, e o corpo da personagem Maria de "El nombre", bem como o corpo da atriz, como utopia. No terceiro capítulo, nos dedicamos à analise de três registros da concretização cênica, realizados em diferentes datas, bem como de uma filmagem realizada em auditório fechado, sem a presença da plateia. Evidenciamos a "escrita de si" nas dobras do texto dramatúrgico, além de constatarmos que o suporte teatral tem a sua disposição elementos como figurino, iluminação e músicas, que visualmente e sonoramente produzem movimentos de dobra, constituindo uma tessitura plissada para o espetáculo Abstract: This paper takes the 1974 play "El nombre", written by Argentinian playwright Griselda Gambaro, as its object. Grounded in Foucauldian thought and literary and dramaturgical theories, the paper aims to discuss self-writing movements within the theatrical text. Through an analysis of at least three performances of the play by the Pictória Cia de Teatro at the Municipal School of Arts in Marechal Cândido Rondon, Paraná, Brazil, we seek to understand the production conditions and their relationship with self-writing. Considering that the production conditions today are different since the play is set before the Argentinian dictatorship, the research question is: How does self-writing occur in the folding and unfolding of "El nombre"? Our general objective is based on Foucault's proposition that theater is a heterotopic space where diverse narratives are presented and exposed; a space where diverse stories can be imagined and created. In this heterotopia, we have the following specific objectives: a) reflect on how power relations occur with the writing of the self in this play, b) show how the process of subjectivation of the character's body occurs in the written text, c) show how the process of subjectivation of the body occurs on stage. This research is justified by drawing attention to a theatrical practice that brings the Argentinian play "El nombre", by Griselda Gambaro, to the stage in a Brazilian social context. At the same time, it highlights artistic and literary productions in Latin America. Furthermore, we aim to showcase a distinctive procedure in Gambaro's theatrical methods that positions her, particularly through the character Maria, in a state of in-betweenness. The first chapter discusses historical aspects of Argentinian theater and the importance of Gambaro and her work in the history of contemporary Argentinian theater. It focuses on the characteristics of her work and characters, revealing a project of "self-writing" according to Foucauldian thought. The second chapter highlights theater as a heterotopia according to Foucault and the body of the character Maria in "El nombre", as well as the body of the actress, as a utopia. The third chapter analyzes three stage performance recordings made on different dates, as well as a film shot in an empty auditorium. We highlight the "self-writing" within the dramaturgical text, in addition to noting that the theatrical support has at its disposal elements such as costumes, lighting and music, which visually and sonically produce folding movements, constituting a pleated fabric for the show |
| Descrição: | Orientador: Profa. Dra. Roselene de Fátima Coito Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2025 |
| URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9480 |
| Aparece nas coleções: | 3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| Cassia Peres Martins_2025.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
