Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9482| Autor(es): | Santana, Alexandra Nunes |
| Orientador: | Jung, Neiva Maria |
| Título: | Diversidade linguística no ensino e na aprendizagem da língua portuguesa na rede estadual paranaense : tensões entre ideologias da linguagem |
| Banca: | Silva, Flávio Brandão da |
| Banca: | Torquato, Cloris Porto |
| Banca: | Pereira, Hélcius Batista |
| Banca: | Inhoti, Aline Almeida |
| Palavras-chave: | Diversidade linguística;Ideologias da linguagem;Mercantilização da linguagem;Material didático;Prática docente |
| Data do documento: | 2025 |
| Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
| Citação: | SANTANA, Alexandra Nunes. Diversidade linguística no ensino e na aprendizagem da língua portuguesa na rede estadual paranaense: tensões entre ideologias da linguagem. 2025. 199 f. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2025, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9482. Acesso em: 12 dez. 2025. |
| Abstract: | Resumo: A invenção da língua como sistema emergiu em paralelo à criação dos Estados-nação. Concebida como uma entidade integral, indissolúvel e fixada no tempo e no espaço por fronteiras, essa visão obrigou os Estados a lidarem constantemente com a 'gestão da diversidade' (GARCEZ & JUNG, 2021). Sua associação com ideologias de padronização e monolinguismo resultou em ações docentes que frequentemente privilegiam um purismo linguístico, desconectado das práticas cotidianas de linguagem. Além disso, o capitalismo recente ressignificou a linguagem, convertendo-a em mercadoria ou em um meio de agregar valor a produtos culturais, evidenciando a crescente ideologia da mercantilização da linguagem. Dentro desse escopo teórico da Sociolinguística Crítica (HELLER; McELHINNY, 2017; HELLER; DUCHÊNE, 2012; FLORES; ROSA, 2015), o objetivo desta Tese é analisar tensões entre ideologias da linguagem (re)produzidas a partir do tratamento dado à diversidade linguística no material didático do RCO+Aulas e na prática pedagógica das docentes. O RCO+Aulas é um módulo de planejamento que está disponível no Livro Registro de Classe Online (LRCO) da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), de língua portuguesa do Ensino Fundamental anos finais e disponibilizado para as/os docentes utilizarem em suas aulas. Quanto à metodologia, esta pesquisa se configura como uma etnografia da linguagem (ANDRÉ, 1995; ERICKSON, 1990; GARCEZ; SCHULZ, 2007; SANTOS; JUNG; SILVA, 2019) que realizou análise dos documentos oficiais e do material didático, observação e gravação de aulas, anotações, entrevista e diário de campo, para poder analisar as tensões entre as ideologias da linguagem no material didático e na prática docente para o ensino e aprendizagem da língua portuguesa no Ensino Fundamental II na rede pública paranaense. O trabalho de campo foi realizado em duas turmas (6º ano e 8º ano) em uma escola urbana, do programa Paraná Integral, no centro da cidade de Ponta Grossa/PR. Como resultados, os dados mostram que: a) estudantes e professora se engajam em trabalhos ideológicos da linguagem que corroboram a diferenciação social entre aprender a falar certo (nós) e quem fala errado (outros), uma vez que os/as alunos/as e a docente citam grupos que situam como falantes de um português diferente e que não é adequado para a escola, como será demonstrado na análise das entrevistas e aulas; b) que estudantes e professora se engajam em uma construção de diversidade como coloquial/informal e formal, sem reconhecer as línguas portuguesas e quem são os falantes dessas línguas; e, c) há concepções divergentes em relação às aulas RCO, pois enquanto a professora elogia a possibilidade de aulas prontas e menciona a falta de um trabalho com a gramática normativa, os/as estudantes gostam das aulas porque não precisam fazer tanta cópia e podem prestar mais atenção na aula. Defendemos, assim, a tese que a diversidade linguística é trabalhada entre mercantilização da linguagem e a padronização. Abstract: The invention of language as a system emerged in parallel with the creation of nation-states. Conceived as an integral, indivisible entity fixed in time and space by borders, this view compelled states to constantly manage 'diversity' (GARCEZ & JUNG, 2021). Its association with ideologies of standardization and monolingualism has often led to teaching practices that privilege linguistic purism, disconnected from everyday language use. Moreover, recent capitalism has redefined language, turning it into a commodity or a means of adding value to cultural products, highlighting the growing ideology of the commodification of language. Within the theoretical scope of Critical Sociolinguistics (HELLER; McELHINNY, 2017; HELLER; DUCHÊNE, 2012; FLORES; ROSA, 2015), the aim of this dissertation is to analyze tensions between language ideologies (re)produced through the treatment of linguistic diversity in the RCO+Aulas teaching material and in teachers' pedagogical practices. RCO+Aulas is a planning module available in the Livro Registro de Classe Online (LRCO) of the Paraná State Department of Education (SEED), designed for Portuguese language teaching in the final years of elementary school and made available for teachers to use in their classes. Methodologically, this research is characterized as a language ethnography (ANDRÉ, 1995; ERICKSON, 1990; GARCEZ; SCHULZ, 2007; SANTOS; JUNG; SILVA, 2019), involving the analysis of official documents and teaching materials, classroom observation and recordings, field notes, interviews, and a field diary, in order to investigate the tensions between language ideologies present in the teaching materials and in classroom practices for the teaching and learning of Portuguese in lower secondary public schools in Paraná. Fieldwork was conducted in two classes (6th and 8th grades) at an urban school within the Paraná Integral program, located in downtown Ponta Grossa, PR. The findings show that: a) students and the teacher engage in ideological work with language that reinforces social differentiation between "speaking correctly" (us) and "speaking incorrectly" (others), as both students and the teacher mention groups identified as speakers of a different kind of Portuguese deemed inappropriate for school, as evidenced in the analysis of interviews and classroom sessions; b) students and the teacher construct diversity in terms of colloquial/informal versus formal, without recognizing the existence of multiple Portuguese varieties or their speakers; and c) there are divergent perceptions regarding the RCO+Aulas lessons: while the teacher praises the availability of ready-made lessons and notes the lack of work with normative grammar, students appreciate the lessons because they involve less copying and allow them to pay more attention in class. Thus, this dissertation argues that linguistic diversity is addressed in the tension between language commodification and standardization. |
| Descrição: | Orientador: Profa. Dra. Neiva Maria Jung. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2025 |
| URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9482 |
| Aparece nas coleções: | 3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| Alexandra Nunes Santana_2025.pdf | 5,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
