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Autor(es): Devico, Célia Regina Lessa Aleixo
Orientador: Novelli, Josimayre
Título: A avaliação na formação docente em língua inglesa no curso de letras de uma universidade pública paranaense
Banca: Jung, Neiva Maria
Banca: Furtoso, Viviane Aparecida Bagio
Banca: Batista, Estogildo Gledson
Banca: Camargo, Gladys P. Q. Pereira de
Palavras-chave: Avaliação;Letras (Curso) - Avaliação;Língua inglesa - Ensino superior;Formação docente;Universidade pública - Paraná (Estado)
Data do documento: 2025
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: DEVICO, Célia Regina Lessa Aleixo. A avaliação na formação docente em língua inglesa no curso de letras de uma universidade pública paranaense. 2025. 330 f. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2025, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9491. Acesso em: 12 dez. 2025.
Abstract: Resumo: Este estudo teve por objetivo investigar as experiências, os conceitos e as atitudes sobre avaliação em um curso de Letras, habilitação única-inglês, de uma universidade pública paranaense. Situada na área da Linguística Aplicada, no campo da formação do docente de línguas, caracterizada como de natureza qualitativa e epistemologia interpretativista e construcionista social (Lincoln; Guba, 2000; Schwandt, 2006), esta pesquisa parte da premissa da basilar da avaliação como elemento indissociável do processo de ensino e aprendizagem (Scaramucci, 2006; Furtoso, 2011; Silva; Furtoso, 2017; Batista, 2022, dentre outros) devendo, portanto, integrar a formação inicial do docente de língua inglesa. Os dados da pesquisa foram gerados a partir de uma análise documental de duas diretrizes curriculares do Ministério da Educação e Cultura, do Projeto Pedagógico do Curso de Letras, dos programas (ementas) e critérios de avaliação de dezoito disciplinas de língua inglesa (LI), e de um estudo de caso envolvendo 62 discentes e 11 docentes atuantes no curso. Os discentes responderam a um questionário que investigou suas representações sobre o conceito de avaliação, a avaliação vivenciada no curso e sua formação para avaliar. A geração de dados junto aos docentes deu-se por sua participação em grupos focais, guiados por questões norteadoras sobre avaliação em suas disciplinas, a formação para a avaliação no contexto investigado e o papel dos documentos que regem o curso em seu trabalho com a avaliação. Os dados foram analisados de forma indutivo-dedutiva pelo levantamento de categorias analíticas (Lüdke; André, 1986; Creswell, 2007; Gomes, 2015). As análises foram subsidiadas por autores que discutem: (i) conceito de avaliação e suas funções (Furtoso, 2011; Green, 2018; Boas; Nobre, 2020; Batista, 2021, Luckesi, 2021; 2022, dentre outros); (ii) questões conceituais sobre avaliação (McNamara, 2004; Hattie; Timperley, 2007; Bachman; Damböck, 2017; Hamp-Lyons, 2017; Quevedo-Camargo; Scaramucci, 2018; Vogt; Froehlich, 2018; Saito, 2021; Quevedo-Camargo, 2021; 2023; 2024, dentre outros); (iii) formação do docente de LI para a avaliação na contemporaneidade (Duboc, 2015; Shohamy, 2019; Fernandes, 2021; Haus, 2024, dentre outros). Dentre os resultados, destacam-se: a avaliação como um dos tópicos em uma única disciplina do curso; a prevalência do instrumento prova no documento 'critérios de avaliação'; a necessidade de objetivos e critérios avaliativos claros e compartilhados; oportunidades de discussão sobre a avaliação em disciplinas e atividades extracurriculares. A partir desses resultados foram propostos os seguintes encaminhamentos: 1. alterações/inclusões em programas (ementas) e critérios de avaliação de algumas disciplinas; 2. propostas curriculares (criação de uma disciplina optativa) e extracurriculares que promovam o letramento em avaliação. Diante da constatação de que a avaliação em LI é abordada de forma bastante pontual e específica no curso e, dada a configuração periférica desse componente, defende-se a tese de que a formação em/para avaliação se configure de forma transversal e sistematizada no currículo do curso de Letras, em mais disciplinas e em atividades extracurriculares.
Abstract: The aim of this study was to investigate the experiences, concepts and attitudes towards assessment in a Language Arts undergraduate programme, at a public university in the state of Paraná. This research, in the scope of Applied Linguistics and the field of language teacher education, is qualitative in nature and interpretivist and social constructionist in its epistemology (Lincoln; Guba, 2000; Schwandt, 2006). Assessment is assumed here as an indissociable element of the teaching and learning process (Scaramucci, 2006; Furtoso, 2011; Silva; Furtoso, 2017; Batista, 2022, among others) and as such it should be part of pre-service English teacher education. The data was generated from documentary analysis, of two curriculum guidelines by the Brazilian Ministry of Education and Culture, the Language Arts undergraduate programme Pedagogical Project, and the programmes (syllabuses) and assessment criteria of eighteen English language courses, and also from a case study involving 62 students and 11 professors from the programme. The students answered a questionnaire that investigated their representations of the concept of assessment, the assessment experienced throughout the courses, and the qualification for assessment provided by the programme. Data was also generated from professors' participation in focal groups, in which they discussed assessment carried out in their courses, pre-service teacher education for assessment in the Language Arts Programme and the role of the documents that regulate the programme in their work with assessment. Data analysis was based on the inductive-deductive method, by the identification of analytical categories (Lüdke; André, 1986; Creswell, 2007; Gomes, 2015). The analyses were supported by authors who discuss: (i) the concept of assessment and its functions (Furtoso, 2011; Green, 2018; Boas; Nobre, 2020; Luckesi, 2021; 2022; Batista, 2021, among others); (ii) conceptual questions about assessment (McNamara, 2004; Hattie; Timperley, 2007; Bachman; Damböck, 2017; Hamp-Lyons, 2017; Quevedo-Camargo; Scaramucci, 2018; Vogt; Froehlich, 2018; Saito, 2021; Quevedo-Camargo, 2021;2023; 2024, among others); iii) English teacher education (for assessment) in contemporaneity (Duboc, 2015; Shohamy, 2019; Fernandes, 2021; Haus, 2024, among others). Some of the results indicate: assessment as one of the topics in only one course, among the 18 courses analysed; tests are the instruments that prevail in the document 'assessment criteria'; the need for clearer and more shared assessment objectives and criteria and for more opportunities to discuss assessment in courses and extracurricular activities. Based on these results, the following proposals were suggested: 1. changes/inclusions in the syllabus and assessment criteria of some courses; 2. curricular (creation of an elective course) and extracurricular proposals aiming at teacher education in/for assessment. Considering that assessment in English is dealt with in a very specific way in that context, and given the peripheral configuration of this component, this PhD thesis argues that teacher education in/for assessment should be promoted in a transversal and systematized way in the curriculum of the Language Arts undergraduate programme, in more courses and in extracurricular activities.
Descrição: Orientador: Profa. Dra. Josymayre Novelli
Coorientador: Profa. Dra. Luciana Cabrini Simões Calvo.
Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2025
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9491
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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