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Autor(es): Silva, Mariane Rosa Emerenciano da
Orientador: Serafim, Vanda Fortuna
Título: A travessia perigosa : o discurso de Dom Jaime acerca da juventude nos jornais folha do Norte do Paraná e o Diário do Norte do Paraná (Maringá-PR, 1968-1997)
Banca: Couto, Edilece Souza, 1970-
Banca: Evangelista, Luciana de Fátima Marinho
Banca: Dourado, Simone Pereira da Costa
Banca: Gonçalves, José Henrique Rollo
Palavras-chave: História - Maringá (PR);Juventude;Religião;Catolicismo
Data do documento: 2025
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SILVA, Mariane Rosa Emerenciano da. A travessia perigosa: o discurso de Dom Jaime acerca da juventude nos jornais folha do Norte do Paraná e o Diário do Norte do Paraná (Maringá-PR, 1968-1997). 2025. 208 f. Tese (doutorado em História) - Universidade Estadual de Maringá, 2025, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Esta tese teve como objetivo investigar como Dom Jaime articulou a juventude como uma estratégia para a manutenção da tradição católica em um contexto de crescente pluralidade social e declínio do número de fiéis da Igreja. A análise concentrou-se em seus discursos publicados nos jornais Folha do Norte do Paraná (1962-1979) e O Diário do Norte do Paraná (1974-2028), na cidade de Maringá (PR), entre os anos de 1968 e 1997. A abordagem metodológica baseou-se nos estudos de Tania Regina de Luca (2008) e José D'Assunção Barros (2023), que tratam do uso de periódicos como fontes históricas, considerando sua materialidade e a criticidade dos produtores dos textos. A análise do discurso foi fundamentada em Eni Orlandi (2015), que compreende o discurso como uma prática social e um campo de disputas de sentido. Nesse contexto, a juventude foi ansiada pela Igreja como agente de continuidade institucional, o que foi interpretado a partir Michel de Certeau (1982). Dom Jaime atuou como porta-voz da Igreja, construindo discursos que contribuíram para o entendimento da juventude como uma "travessia perigosa", que poderia se abrir ao novo desde que se conservassem os valores tidos como tradicionais. Nesse sentido, partimos do conceito de 'reserva latente', de Karl Mannheim (1954), para compreender a juventude como essa articulação discursiva sobre as potencialidades adormecidas para a adesão a ideias, crenças e hábitos religiosos. Concluiu-se que Dom Jaime delineou perigos à juventude - como a laicidade, a sexualidade e o comunismo - e propôs um ideal normativo, centrado na disciplina e na obediência como fundamentos necessários, pautado em preceitos cristãos, restringindo outras formas de vivência e identidade da juventude
ABSTRACT: This thesis examines how Dom Jaime mobilized youth as a strategic resource for sustaining Catholic tradition within a context of growing social plurality and the declining number of Church adherents. The analysis focuses on his discourses published in the newspapers Folha do Norte do Paraná (1962-1979) and O Diário do Norte do Paraná (1974- 2028), in the city of Maringá (PR), between 1968 and 1997. The methodological approach draws on the work of Tania Regina de Luca (2008) and José D'Assunção Barros (2023), which address the use of periodicals as historical sources, considering both their materiality and the critical agency of their authors. Discourse analysis follows Eni Orlandi (2015), who conceives discourse as a social practice and a contested field of meaning. Within this framework, the Church sought to position youth as an agent of institutional continuity, a perspective here interpreted through Michel de Certeau (1982). Acting as the Church's spokesperson, Dom Jaime crafted discourses that framed youth as a 'dangerous crossing'-open to novelty Only insofar as traditional values were preserved. To further interpret this construction, the study engages Karl Mannheim's concept of "latent reserve" (1954), understanding youth as a discursive locus of dormant potentialities for adherence to religious ideas, beliefs, and practices. The findings indicate that Dom Jaime delineated specific threats to youth-such as secularism, sexuality, and communism-while advancing a normative ideal grounded in discipline and obedience as essential foundations of Christian life, thereby restricting alternative forms of youth experience and identity
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Vanda Fortuna Serafim
Tese (doutorado em História) - Universidade Estadual de Maringá, 2025
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9492
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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