Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9495| Autor(es): | Lima, Aline Gonçalves de |
| Orientador: | Di Raimo, Luciana Cristina Ferreira Dias |
| Título: | A sujeito-mulher em contradição : o enlace do corpo em cenas prototípicas da confissão dor/culpa na série Fleabag |
| Banca: | Coito, Roselene de Fátima |
| Banca: | Ciavolella, Bruno |
| Palavras-chave: | Sentimentos;Mulheres;Fleabag (Série: 2016-2019);Análise do discurso |
| Data do documento: | 2025 |
| Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
| Citação: | LIMA, Aline Gonçalves de. A sujeito-mulher em contradição: o enlace do corpo em cenas prototípicas da confissão dor/culpa na série Fleabag. 2025. 116 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2025, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9495. Acesso em: 11 dez. 2025. |
| Abstract: | Resumo: Nesta pesquisa de mestrado, considerando o aporte teórico-metodológico da Análise de Discurso materialista, busca-se, como objetivo central, compreender o funcionamento discursivo do corpo em gestos da confissão (religiosa, terapêutica, informal) textualizados em cenas prototípicas na série Fleabag (2016-2019). Tendo em vista a relação entre corpo, imagem e contradição, o corpus analítico é constituído a partir de frames (recortes de cenas) da primeira e da segunda temporada da série em questão. Esse objetivo geral desdobra-se nos seguintes objetivos específicos, a saber: (i) analisar a sujeito-mulher (e seu corpo) no gesto de (ex)por a dor em um jogo entre si mesma e outro a partir da mobilização do conceito de paráfrase e efeito metafórico; (ii) discutir as contradições e equivocidades da cena prototípica da confissão/terapia/exposição do dano, a partir das redes de memória evocadas nas tomadas de posição da sujeito-protagonista. Para construir uma análise discursiva, a pesquisa tem como base teórica as seguintes obras: Pêcheux (1990; 1995; 1997; 1998; 1999; 2011); Orlandi (1984; 2001; 2006; 2007; 2012a; 2012b); Lagazzi (2011; 2013; 2014; 2015); Ferreira (2003; 2013); Foucault (1986; 1987; 1994; 1996; 2013); Rancière (2005; 2012; 2009). Em termos de movimento de análise, investiu-se no procedimento parafrástico, tomando-o como modo de atualização do efeito metafórico. Além disso, o gesto analítico acerca das cenas prototípicas de confissão/desabafo, tomadas em diferentes condições de produção, dá consequência à imbricação das diversas materialidades significantes no batimento entre estrutura e acontecimento, levando ao funcionamento da contradição da/na prática da confissão. Compreendendo a imbricação material das cenas como "arranjo contraditório", trabalha-se com pontos de equivocidade constitutivos do gesto de externalização da culpa/dor da personagem, mediante aos desabafos/confissões, em que o sujeito-personagem se culpa, ri de si mesma, fala com o público e mostra arrependimento ou não por suas escolhas e ações. Com efeito, os resultados das análises demonstram que confessar é (des)encontrar com/da a dor, com a culpa, com as angústias/indecisões. Nesse sentido, ao mesmo tempo em que a sujeito-protagonista fala de seu sofrimento, ela também se liberta, alivia-se em meio à dor/ao choro e ao riso/ à piada e, imersa em um efeito pêndulo, volta para a dor/culpa da qual é preciso se desprender e buscar um novo caminho, seja pela via emocional-psíquica, seja por uma nova vida permeada por valores cristãos. Abstract: This master's thesis, grounded in the theoretical-methodological framework of Materialist Discourse Analysis, aims to understand the discursive functioning of the body in gestures of confession (religious, therapeutic, and informal) as textualized in prototypical scenes from the series Fleabag (2016-2019). The study explores the relationship between body, image, and contradiction, with an analytical corpus comprising frames (scene excerpts) from the first and second seasons of the series. Specifically, the research seeks to: (i) examine how the woman-subject (and her body) engages in the gesture of expressing pain, navigating a dynamic between self and other, through the mobilization of the concepts of paraphrase and metaphorical effect; (ii) critically discuss the contradictions and equivocalities inherent in the prototypical scene of confession/therapy/exposure of harm, analyzing the networks of memory evoked in the subject-protagonist's positions. The theoretical foundation of this research draws on the works of Pêcheux (1990, 1995, 1997, 1998, 1999, 2011), Orlandi (1984, 2001, 2006, 2007, 2012a, 2012b), Lagazzi (2011, 2013, 2014, 2015), Ferreira (2003, 2013), Foucault (1986, 1987, 1994, 1996, 2013), and Rancière (2005, 2012, 2009). Methodologically, the research employs a paraphrastic approach, recognizing it as a means of updating or activating metaphorical effects. Moreover, the analytical gesture regarding prototypical scenes of confession/venting, examined across varying conditions of production, brings into focus the imbrication of multiple significant materialities in the tension between structure and event, revealing how contradiction operates within the practice of confession. By conceptualizing the material arrangement of scenes as a "contradictory configuration," this study identifies core equivocalities constitutive of the character's gestures of externalizing guilt or pain. Through confessions or venting, the subject-character grapples with self-blame, humor, audience interaction, and expressions of regret, or the absence thereof, regarding her actions. The analysis reveals that confession functions as a site of (dis)encounter with pain, guilt, and anxiety/indecision. As the subject-protagonist articulates her suffering, she simultaneously experiences relief, oscillating between pain/crying and laughter/jokes. This oscillation, described as a pendulum effect, highlights the ongoing struggle between remaining in a state of guilt and seeking a new path, whether through emotional-psychic resolution or a life reoriented by Christian values. |
| Descrição: | Orientador: Profa. Dra. Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2025 |
| URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9495 |
| Aparece nas coleções: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| Aline Goncalves de Lima_2025.pdf | 2,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
