Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9536
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNovelli, Josimayrept_BR
dc.contributor.authorSilva, Michelle Perin dapt_BR
dc.date.accessioned2025-12-15T13:29:08Z-
dc.date.available2025-12-15T13:29:08Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Michelle Perin da. Plataforma inglês Paraná: concepções e experiências de professores do PIBID e da residência pedagógica . 2025. 150 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2025, Maringá, PR.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9536-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Josimayre Novellipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2025pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A integração de tecnologias digitais no ensino de línguas tem sido amplamente debatida no meio acadêmico e nos contextos educacionais contemporâneos. No Estado do Paraná, a Plataforma Inglês Paraná foi implementada com o objetivo de auxiliar a aprendizagem da língua inglesa. No entanto, sua efetividade depende de fatores como infraestrutura escolar, formação docente e alinhamento curricular. Observa-se que não houve formação docente adequada sobre a fundamentação teórica que embasa as atividades da Plataforma, sugerindo uma lacuna na formação continuada para seu uso pedagógico. Além disso, dificuldades como inadequação dos conteúdos à faixa etária e aos interesses dos estudantes, falta de engajamento e precariedade dos equipamentos são desafios recorrentes na sua implementação. Diante desse cenário, esta pesquisa tem como propósito analisar as concepções dos professores sobre a Plataforma Inglês Paraná considerando seus desafios, potencialidades e vivências dos professores perante a integração tecnológica. Para isso, fundamenta-se esse estudo em autores como Prensky (2001), Buckingham (2007), Moran (2007), Buzato (2009), Jenkins (2009), Menezes (2019), dentre outros que discutem a relação entre tecnologia, ensino e aprendizagem no contexto da cibercultura e da plataformização da educação. Metodologicamente, a pesquisa adota um estudo de caso qualitativo, de epistemologia interpretativista e método analítico indutivo-dedutivo. Os participantes são professores de inglês que atuaram no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBID) e Residência Pedagógica no Edital de 2022-Capes, em parceria com as universidades públicas paranaenses. Os resultados, oriundos da análise de questionários via Google Forms, indicam que, embora a Plataforma apresenta potencial para o desenvolvimento de competências linguísticas e digitais, sua obrigatoriedade reduz a autonomia docente e dificulta sua exploração criativa. Além disso, a ausência de uma abordagem interativa e desafiadora nos exercícios compromete o engajamento dos estudantes. A precariedade da infraestrutura tecnológica e a falta de formação continuada emergem como fatores determinantes para a limitação do uso da Plataforma no ensino de inglês. Conclui-se que a efetiva integração da Plataforma ao ensino de inglês requer investimentos na formação docente, alinhamento curricular e infraestrutura tecnológica adequada, garantindo que as tecnologias digitais sejam utilizadas de forma crítica, criativa e significativa no processo de ensino e aprendizagem do referido idiomapt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The integration of digital technologies in language teaching has been widely debated in the academic environment and contemporary educational contexts. In the State of Paraná, Platform was implemented to support English language learning. However, its effectiveness depends on factors such as school infrastructure, teacher training, and curricular alignment. There appears to have been insufficient or inadequate teacher training, with educators unaware of the theoretical foundations underlying the platform's activities, suggesting a gap in continuous professional development for its pedagogical use. Additionally, challenges such as the mismatch between content and students' age groups and interests, lack of engagement, and inadequate equipment are recurrent issues in its implementation. Given this scenario, this research aims to analyze teachers' perceptions of the Platform, considering its challenges, potentialities, and teachers' experiences with technological integration. To this end, the study is based on authors such as Prensky (2001), Buckingham (2007), Moran (2007), Buzato (2009), Jenkins (2009), Menezes (2019), among others, who discuss the relationship between technology, teaching, and learning within the context of cyberculture and the platformization of education. Methodologically, the research adopts a qualitative case study, following an interpretivist epistemology and an inductive- deductive analytical approach. The participants are English teachers who took part in the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (Pibid) and Residência Pedagógica programs under the 2022 CAPES Call, in partnership with public universities in Paraná. The results, based on questionnaire analysis via Google Forms, indicate that although the platform has the potential to develop linguistic and digital competencies, its mandatory use reduces teacher autonomy and limits its creative exploration. Furthermore, the lack of an interactive and challenging approach in the exercises compromises student engagement. The precariousness of technological infrastructure and the lack of continuous training emerge as key factors limiting the platform's use in English teaching. It is concluded that the effective integration of the platform into English teaching requires investment in teacher training, curricular alignment, and adequate technological infrastructure, ensuring that digital technologies are used critically, creatively, and meaningfully in the teaching and learning process of the languagept_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesa - Paraná (Estado)pt_BR
dc.subjectFormação docente - Ensino de línguaspt_BR
dc.subjectTecnologias digitais - Ensino de línguaspt_BR
dc.subjectPlataformização da educaçãopt_BR
dc.subject.ddc420.7pt_BR
dc.titlePlataforma inglês Paraná : concepções e experiências de professores do PIBID e da residência pedagógicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Annie Rose dospt_BR
dc.contributor.referee2Mulik, Kátia Bruginskipt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras-
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical150 f.pt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Michelle Perin da Silva_2025.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.