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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9539Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Moscheta, Murilo dos Santos | pt_BR |
| dc.contributor.author | Spada, Isabel Sekua | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-12-16T14:35:30Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-16T14:35:30Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.citation | SPADA, Isabel Sekua. A relação entre discursos e narrativas em um processo de terapia de sessão única narrativa: aspectos técnicos e éticos. 2025. 145 f. Dissertação (mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2025, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9539. Acesso em: 16 dez. 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9539 | - |
| dc.description | Orientador: Prof. Dr. Murilo dos Santos Moscheta | pt_BR |
| dc.description | Dissertação (mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2025 | pt_BR |
| dc.description.abstract | RESUMO: Os desafios econômicos e as pressões sociais contemporâneas têm transformado significativamente a experiência de transição para a vida adulta, resultando em preocupantes índices de saúde mental entre os jovens no Brasil. Este cenário motivou a presente pesquisa, que se concentra em compreender como a Terapia de Sessão Única Narrativa (TSUN) pode representar uma abordagem potencialmente eficaz para atender às necessidades dessa população, especialmente considerando a sobrecarga do Sistema Único de Saúde brasileiro. A Terapia Narrativa é caracterizada por ser uma prática colaborativa e respeitosa, fundamentada no construcionismo social, que valoriza as histórias individuais e a expertise das pessoas sobre suas próprias vidas. Utilizando estratégias conversacionais, essa abordagem examina histórias pessoais previamente não acessadas, ressignificando eventos através de mudanças nas narrativas individuais e na compreensão de suas relações com as estruturas dos discursos sociais, partindo do princípio de que os problemas são construídos nos contextos sociais, e não no interior dos indivíduos. Assim, promove a externalização e ressignificação não apenas como estratégia terapêutica, mas também como uma atitude política de contracultura em relação às práticas patologizantes. O objetivo deste trabalho consiste em analisar a relação entre discurso e narrativa, bem como as mudanças promovidas pela Terapia de Sessão Única Narrativa em jovens adultos. Busca-se identificar os recursos técnicos e teóricos e seus impactos éticos. Para tanto, foram selecionados e analisados com base na literatura, três atendimentos realizados entre 2018 e 2019 na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Os participantes, estudantes de pós-graduação com idades de 29, 27 e 25 anos, de ambos os sexos, autorizaram a gravação das sessões e o uso das transcrições para esta pesquisa. O estudo visa identificar os discursos sociais presentes nas narrativas individuais de cada cliente, os recursos conversacionais que permitiram sua exposição e os fatores éticos da exposição desses discursos. Além disso, analisa as narrativas individuais apresentadas nas sessões, proporcionando a identificação das mudanças ocorridas, discutindo teoricamente os recursos técnicos que possibilitaram essas transformações e a dimensão ética dessas estratégias terapêuticas. Como resultado, este trabalho evidencia que a TSUN representa uma abordagem poderosa diante dos discursos sociais e pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas mais adequadas à realidade dos jovens adultos brasileiros, considerando suas vivências únicas e os desafios impostos pela contemporaneidade. | pt_BR |
| dc.description.abstract | ABSTRACT: Economic challenges and contemporary social pressures have significantly transformed the experience of transitioning into adulthood, resulting in concerning mental health rates among young people in Brazil. This scenario motivated the present research, focusing on understanding how Single Session Therapy Narrative (SSTN) can be a potentially effective approach to meet the needs of this population, especially considering the overload of the Brazilian Unified Health System. Narrative Therapy is characterized as a collaborative and respectful practice grounded in social constructionism, valuing individuals' stories and their expertise about their own lives. By employing conversational strategies, this approach examines previously unexplored personal stories, reframing events through changes in individual narratives and understanding their relationship with social discourse structures, based on the principle that problems are constructed within social contexts rather than within individuals. Thus, it promotes externalization and reframing not only as a therapeutic strategy but also as a political counterculture stance against pathologizing practices. The objective of this work is to analyze the relationship between discourse and narrative, as well as the changes promoted by Single Session Therapy Narrative in young adults. It seeks to identify the technical and theoretical resources and their ethical impacts. To achieve this, three therapy sessions conducted between 2018 and 2019 at the School of Philosophy, Sciences and Letters of Ribeirão Preto at the University of São Paulo (FFCLRP-USP) were selected and analyzed based on the literature. Participants, postgraduate students aged 29, 27, and 25, from both sexes, authorized the recording of the sessions and the use of the transcripts for this research. The study aims to identify the social discourses present in each client's individual narratives, the conversational resources that enabled their expression, and the ethical factors of exposing these discourses. Furthermore, it analyzes the individual narratives presented in the sessions, allowing for the identification of changes, theoretically discussing the technical resources that enabled these transformations and the ethical dimension of these therapeutic strategies. As a result, this work demonstrates that SSTN is a powerful approach in the face of social discourses and can contribute to the development of therapeutic strategies more suited to the reality of Brazilian young adults, considering their unique experiences and the challenges posed by contemporary times. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.subject | Terapia narrativa | pt_BR |
| dc.subject | Construcionismo social | pt_BR |
| dc.subject | Terapias breves | pt_BR |
| dc.subject | Terapia de sessão única | pt_BR |
| dc.subject.ddc | 158.1 | pt_BR |
| dc.title | A relação entre discursos e narrativas em um processo de terapia de sessão única narrativa : aspectos técnicos e éticos | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Azevedo, Adriana Barin de | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Souza, Laura Vilela e | pt_BR |
| dc.publisher.department | Departamento de Psicologia | - |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
| dc.subject.cnpq1 | Ciências Humanas | pt_BR |
| dc.publisher.local | Maringá, PR | pt_BR |
| dc.description.physical | 145 f. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq2 | Psicologia | pt_BR |
| dc.publisher.center | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes | - |
| Aparece nas coleções: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) | |
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| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| Isabel Sekua Spada_2025.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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