Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9541
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCortez, Clarice Zamonaropt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Keila Mara Fraga Ramos dept_BR
dc.date.accessioned2025-12-17T12:05:08Z-
dc.date.available2025-12-17T12:05:08Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Keila Mara Fraga Ramos de. A mulher satirizada: discurso, poder e desigualdade no cancioneiro geral de Garcia de Resende. 2025. 150 f. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2025, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9541. Acesso em: 17 dez. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9541-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Clarice Zamonaro Cortezpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2025pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Esta tese investiga as representações femininas na poesia satírica do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, publicado em 1516, considerado tanto um documento literário quanto histórico da cultura palaciana quinhentista. Garcia de Resende perpassou a corte de três reis e assim compilou um grande número de poemas e variados autores e temas diversos, para esse estudo foram selecionados para o corpus um conjunto de dez poemas, pertencentes ao conjunto satírico em suas vertentes burlesca, erótica e grotesca, que oferecem um terreno privilegiado para observar os modos como o feminino é tematizado e disciplinado sob o olhar masculino. Temos como objetivo central compreender de que forma o riso, longe de assumir uma função libertadora, opera como dispositivo simbólico de regulação social, reforçando modelos de conduta e valores associados à honra e ao prestígio. A justificativa do trabalho reside no fato de que o Cancioneiro Geral espelha tensões de uma sociedade em transição entre as tradições medievais e os ideais humanistas, tornando-se espaço fundamental para analisar os mecanismos literários de normatização de comportamentos femininos. A metodologia adotada conjuga análise literária, escansão métrica e interpretação, articuladas a referenciais de teóricos diversos como: Bakhtin (1987), com a noção de riso grotesco e do corpo carnavalizado; Bourdieu (1998), com o conceito de dominação simbólica; Foucault (1976), ao pensar o discurso como forma de poder; e Bataille (2016), ao evidenciar a tensão entre erotismo e violênciapt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Cette thèse examine les représentations féminines dans la poésie satirique du Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, publié en 1516, considéré à la fois comme un document littéraire et historique de la culture palatine du XVI? siècle. Garcia de Resende fréquenta la cour de trois rois et compila ainsi un grand nombre de poèmes issus de divers auteurs et thèmes variés. Pour cette étude, un corpus de dix poèmes a été sélectionné, appartenant à l'ensemble satirique dans ses aspects burlesque, érotique et grotesque, offrant un terrain privilégié pour observer les manières dont le féminin est thématisé et discipliné sous le regard masculin. L'objectif principal est de comprendre de quelle manière le rire, loin d'assumer une fonction libératrice, agit comme un dispositif symbolique de régulation sociale, renforçant les modèles de conduite et les valeurs associées à l'honneur et au prestige. La justification de ce travail réside dans le fait que le Cancioneiro Geral reflète les tensions d'une société en transition entre les traditions médiévales et les idéaux humanistes, devenant ainsi un espace essentiel pour analyser les mécanismes littéraires de normalisation des comportements féminins. La méthodologie adoptée combine analyse littéraire, scansion métrique et interprétation, articulées à des références théoriques diverses telles que: Bakhtine (1987), avec la notion de rire grotesque et du corps carnavalisé; Bourdieu (1998), avec le concept de domination symbolique; Foucault (1976), en concevant le discours comme une forme de pouvoir; et Bataille (2016), en mettant en évidence la tension entre érotisme et violencept_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCancioneiro geralpt_BR
dc.subjectSátirapt_BR
dc.subjectLiteratura portuguesapt_BR
dc.subjectFigura femininapt_BR
dc.subjectResende, Garcia de, ca. 1470-1536pt_BR
dc.subject.ddc869.1pt_BR
dc.titleA mulher satirizada : discurso, poder e desigualdade no cancioneiro geral de Garcia de Resendept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Geraldo Augustopt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Márcia Maria de Melopt_BR
dc.contributor.referee3Tofalini, Luzia Aparecida Berloffapt_BR
dc.contributor.referee4Borges, Maria do Carmo Faustinopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras-
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical150 f.pt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes-
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Keila Mara Fraga Ramos de Oliveira_2025.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.